TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E À ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 13

“CULTURA E À ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR”

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em além de aumentar nosso conhecimento sobre o tema abordado, transmitir esse conhecimento adquirido através das pesquisas realizadas com o objetivo de entender um pouco mais sobre a literatura infantil no ambiente escolar, bem como os cuidados necessários para escolher os textos e músicas para se trabalhar nos anos iniciais. Veremos como a literatura é fundamental na formação do aluno, desde que seja estimulada tanto em casa como no ambiente escolar. Isso porque nem sempre há estímulos no ambiente familiar, o que facilita para que os livros sejam esquecidos, abrindo espaço claro para o vasto leque de atividades tecnológicas e brincadeiras que não englobam o mundo da literatura.

Essa falta de leitura nos indivíduos enquanto mais jovem se reflete em adultos que mesmo após passar pela escola, decorrendo os anos iniciais até a formatura no ensino médio, chega ao ensino superior com sérios problemas para ler e interpretar textos, sendo difícil solucionar essa defasagem durante o curso.

Nos anos iniciais a leitura deve ser uma atividade frequente afinal como diria Abramovich (1997, p. 18): “Contar histórias é uma arte... e tão linda!!! É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... Ela é uso simples e harmônico da voz”. Arte essa que estimula a imaginação da criança além de despertar o senso de reflexão e criatividade.

É necessário se atentar na escolha do texto assim como da música para as atividades realizadas. Assim como a literatura a música é fundamental no ambiente escolar, aflora a sensibilidade, a criatividade. Já nascemos com os estímulos da música, dos sons é natural do ser humano. Iremos nos aprofundar no assunto e veremos como a música também tem um importante papel na criação de um ser humano crítico e reflexivo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA

A literatura infantil contribui para a formação da criança tendo em vista que essas leituras influenciam em seu modo de se comportar através de suas interpretações. Além do mais, os textos escolhidos de acordo com os gostos literários de cada criança irão estimular sua criatividade, fator fundamental para o desenvolvimento da criança, auxiliando na busca de soluções para problemas ao longo da vida.

Hoje em dia é fácil ouvir professores reclamarem do desinteresse dos alunos pelos livros. Não é difícil entender o motivo do desinteresse, já que temos vários fatores que contribuem para isso, como por exemplo, os eletrônicos, TV, rádio, cinema, internet, vídeo game, outros preferem ler revistas, sem contar com as várias atividades frequentes hoje em dia, como jogar bola com os amigos, brincar de boneca com as amigas. Os livros acabam sendo esquecidos, sendo lembrados apenas quando não há outra atividade em mente.

Essa falta de interesse pelos livros também pode ser uma consequência de falta de exemplo no âmbito familiar, os filhos se espelham nos pais, nos irmãos mais velhos e se esse não for um hábito cultivado dentro de casa, a inserção desse gosto por assim dizer no ambiente escolar se torna ainda mais importante. Como resultado dessa aversão aos livros, temos alunos que mesmo após anos de escolarização, chegam aos cursos superiores com um baixo repertório de leituras, devido à falta de hábito de ler, não possuem competência ao menos para opinar sobre um texto lido, sendo improvável sanar a deficiência durante o curso, esse cenário serve de ponto de partida para a conscientização dos futuros professores quanto à importância da leitura frequente para dar conta do trabalho com literatura.

Deste modo, é de responsabilidade dos cursos preparatórios de professores, formar docentes preparados para atuar em salas de aula realizando um bom trabalho com a literatura infantil. Os pais e professores são responsáveis em aproximar a criança aos livros, tendo em mente que para formar leitores, eles também precisam ter o hábito de ler. Em sala de aula geralmente a leitura é utilizada para fins pedagógicos e moralizantes. Apesar de a maioria dos professores conhecerem a função da literatura, não desenvolvem atividades criativas a fim de estimular o potencial crítico do leitor, quase sempre recaindo em atividades desestimulantes, usando o texto para ensinar gramática e ou memorização, contribuindo para que as crianças se afastem dos livros.

Abramovich (1997 p. 148) me parece que a preocupação básica seria formar leitores porosos, inquietos, críticos, perspicazes, capazes de receber tudo o que uma boa história traz, ou que saibam por que não usufruíram aquele conto... Literatura é arte, literatura é prazer... que a escola encampe esse lado. É apreciar e isso inclui criticar... se ler for mais uma lição de casa, a gente bem sabe no que é que dá... Cobrança nunca foi passaporte ou aval para a vontade, descoberta ou o crescimento de ninguém...

A escolha dos textos a serem trabalhados deve ser bem pensada pelo professor de acordo com a faixa etária dos educandos, Abramovich (1997) critica a postura dos docentes quanto à escolha de uma única obra para ser trabalhada durante o mês por toda a turma, como cada ser vivo é único e tem seus próprios gostos, dificilmente aquela obra irá agradar a todos.

Abramovich (1997, p. 141) por que não adotar e propor a leitura de tantos livros no mês ou no bimestre conforme a escolha de cada aluno, em função de seus parâmetros, vontades, buscas, aflições, desse período? O professor deve fazer da leitura uma atividade frequente durante o ano letivo da educação infantil. Pode-se usar dessa arte e criar o cantinho da leitura onde haja contação de histórias pelo professor ou realizado por alguma criança para os demais alunos, as crianças que ainda não sabem ler podem criar suas próprias histórias através das gravuras, estimulando sua criatividade.

O docente pode utilizar a leitura para instigar diálogos sobre os personagens, o enredo, as temáticas, afinal cada aluno possui sua própria interpretação. Momentos onde as próprias crianças façam suas próprias escolhas, manuseando e folheando os livros, o professor pode inclusive interagir com cada aluno a respeito de sua escolha, desta forma ele passa a conhecer as preferências dos docentes e tornar a atividade mais prazerosa. A literatura pode ser inserida no meio escolar de várias formas, por meio de teatro, internet, musical, contação de história como foi citado, com a finalidade de verificar seus conhecimentos prévios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com