TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  29/5/2021  •  Monografia  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO LIMEIRA

CURSO PEDAGOGIA

ÉRICA MORAES DA SILVA

CULTURA E ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Limeira-SP

ÉRICA MORAES DA SILVA

CULTURA E ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

 Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas de educação e artes, letramentos e alfabetização, literatura infantojuvenil, ludicidade e educação, práticas pedagógicas em pedagogia: práticas e alfabetização e letramento.

Limeira-SP

2020


Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO        5

2.1 A LITERATURA INFANTIL        6

2.2 O LUDICO NO PAPLE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO        7

2.3 CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA A ESCOLHA DE TEXTOS: ENSINO FUNDAMENTAL        9

2.3 CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA A ESCOLHA DE MÚSICAS: ENSINO FUNDAMENTAL        9

2.4 PROPOSTA DIDÁTICA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ”

 (Paulo Freire)

1 INTRODUÇÃO

O objetivo dessa monografia é destacar a importância da arte e da ludicidade na ação pedagógica, e qual seu papel para melhorar o desenvolvimento das crianças. Muitas pessoas fazem da arte sua principal fonte de renda, outras a exercem apenas como um hobbie, e tem aqueles que preferem não a utilizar. E independente de suas escolhas existe uma coisa que os unem, a arte, e o ensino da arte na educação pode ser um fator primordial para tal feito.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais do ministério da educação, para o ensino da arte nos anos iniciais do ensino fundamental aprender a arte envolve fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Assim o aluno ampliaria a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a mais importe, a imaginação.  

“A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. ”

A arte é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam aprender a ler e escrever, tornando-se evidente o quanto a arte pode ser uma grande aliada no processo de aquisição a alfabetização e letramento.

O primeiro contato que a criança tem com a literatura é quando ela ouve historias, cantigas, músicas cantadas pelos adultos, e através disso ela interpreta e imagina o que está ouvindo. A cultura é um elemento totalmente presente na vida do ser humano, todo indivíduo possui cultura, uma vez que todos somos criadores e propagadores de diversas culturas. BOURDIEU (19...) afirmou que “A cultura é o conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última [...] uma não pode ser pensada sem a outra” baseado nessa concepção, cultura é um processo que nutre todo o processo educacional e seu papel é de suma importância para a formação de um indivíduo crítico e socializado, o que torna a inclusão da cultura no currículo escolar imprescritível.

2 CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO

A partir do seu nascimento, antes mesmo de aprender a falar, andar ou entender e dar significados as emoções o ser humano é incluído em uma cultura, e quando adulto muitos dos seus atos serão determinados pela influência que essa cultura causa no mesmo.

"Nós não somos apenas arquetipicamente iguais, mas também histórica, cultural e etnicamente diferentes. História, cultura e etnicidade são circunstâncias que condicionam a natureza humana e nos diferenciam"(Adams, 1997:49).

Nessa perspectiva, pode-se dizer que somos culturalmente condicionados, fazendo parte de um coletivo que mantem a cultura e a arte influentes tanto sobre os conteúdos subjetivos, quanto sobre aqueles que compartilhamos no campo social, nos tornado criadores e propagadores da cultura, de forma que a manifestamos de diversas maneiras.

"muitos, se não a maioria, dos fatores coletivos são especificamente culturais ou estereotípicos" (Adams, 1997:40).

 

Candau (2003) afirma que “cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação envolvendo um processo de criar e recriar”. Ou seja, a cultura é indispensável na vida das pessoas, e não existe pessoa que não a detém, tornando-se indicador e multiplicador de uma.

Candau (2003, pág. 160) declara ainda que:

A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural. Portanto, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados.

Assim, percebemos que a escola é uma instituição cultural que se relacionam e constituem um papel significativo no processo de aprendizagem, utilizando-se da arte que é a forma como o homem expressa seus sentimentos, convicções e pensamentos. Podendo ser estendida como uma habilidade que resulta em obras com valor estético social, utilizada como expressão de alguma ideia ou sentimento. Na visão contemporânea, podem ser classificadas de diversas formas: a pintura, a escrita, a escultura, a música, a fotografia, o teatro, a dança, o cinema, a literatura etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com