TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho corrigido

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 10

O ENSINO DE CIÊNCIAS: “O OLHAR DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA SUA REALIDADE LOCAL.”

ELAINE REINALDO BARROS[1];

RICARDO DE OLIVEIRA TAVARES[2].

 

RESUMO

A escola é o espaço no qual as diferentes culturas se encontram e muitas vezes se chocam, e buscam atingir o ideal de formar cidadãos comprometidos em melhorar a qualidade de vida da humanidade, através de práticas coerentes que são vistas e vivenciadas na sala de aula, ou mesmo no contexto escolar. O objetivo geral é mostrar a importância na formação docente no desempenho da profissão na sala de aula. A pesquisa constitui-se de um estudo bibliográfico e pesquisa de campo com abordagens qualitativas através de observações e questionário. O estudo foi realizado em uma          escola localizada na cidade de Massapê. Sabe-se que é fundamental proporcionar espaços para o diálogo e a reflexão constantes na busca por este aprendizado, sempre focando nas dificuldades não como obstáculos, mas como incentivo para melhorar cada vez a arte de ensinar e aprender A tarefa educativa é extremamente complexa. O ato de ensinar requer a existência de condições adequadas para que o educador possa conceber e desenvolver o seu trabalho pedagógico.

PALAVRAS CHAVES: Formação; educador; educando; escola

INTRODUÇÃO

A escola é o espaço no qual as diferentes culturas se encontram e muitas vezes se chocam, e buscam atingir o ideal de formar cidadãos comprometidos em melhorar a qualidade de vida da humanidade, através de práticas coerentes que são vistas e vivenciadas na sala de aula, ou mesmo no contexto escolar.

A educação do ser humano, precisa ser uma contínua reconstrução das experiências pessoais. Assim  é fundamental  lembrar que esse tipo de reconstrução é caracterizada pela observação, e também a prática do dia-a-dia de nossa existência.

Percebe-se que a formação de professores tem sido um dos temas que mais tem rendido discussão na área da educação, constituindo-se numa linha de pesquisa recorrente em diversos programas. Inúmeros estudos têm surgido com o intuito de investigar a relação entre a prática pedagógica e a teoria que sustenta o trabalho docente.  Essa preocupação surge de algo que preocupa constantemente os profissionais da educação: a possível ocorrência de uma prática separada da teoria.

No entanto, Perrenoud (2000, p. 82) diz que “A ‘revolução das competências’ só acontecerá se, durante sua formação profissional os futuros docentes experimentarem-na pessoalmente” . Essa afirmação nos remete a um profundo questionamento sobre o processo de formação de professores, como disciplina recorrente na ampla maioria das licenciaturas, pode proporcionar para superar essa dicotomia entre a prática e a teoria. Assim, o conhecimento das teorias, que normalmente são abordadas na disciplina, torna-se um pré-requisito essencial para que o processo de ensino dos professores esteja condizente com a teoria de aprendizagem que dizem/desejam professar.

A disciplina de Ciências é uma disciplina forte  que vem sendo estudada ao longo dos anos, e com o passar do mesmo ela ficou ainda mais importante, com o avanço da tecnologia da informação, razão pela qual há uma dedicação maior dos professores em repassar essa disciplina. A disciplina deve, sobretudo, capacitar os alunos ao exercício pleno da vida cidadã. 

            Quando a intuição se torna a principal ferramenta de trabalho, o ensino perde sua função de incrementar a aprendizagem acabando por gerar uma reprodução da informação o que se verificou na escola que foi objeto de estudo.

OBJETIVOS

        O objetivo geral é mostrar a importância na formação docente no desempenho da profissão na sala de aula.

        Objetivos específicos: Analisar o uso de metodologias inovadoras na sala de Vivenciar as diversas oportunidades de crescimento dentro do contexto escolar;

 Melhorar o índice de aprendizagem nos alunos;        

DESENVOLVIMENTO:

A educação do ser humano, precisa ser uma contínua reconstrução das experiências pessoais. Assim  é fundamental  lembrar que esse tipo de reconstrução é caracterizada pela observação, e também a prática do dia-a-dia de nossa existência.

A educação do individuo é profundamente influenciada pelo meio onde vive e pelo meio onde habita, com isso trabalha e se desenvolve através de seus vários grupos de referência: a escola, o trabalho, o clube, a igreja, etc.

A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, experiências e vivência de valores. Nela, os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana. Ela possui um papel ambicioso no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, já que os indivíduos e poderes públicos considerarão a busca do conhecimento como um fim em si mesmo. Assim, espera-se muito dos professores, muito lhes será exigido, pois boa parte desta realização depende deles. A contribuição dos professores aos jovens os faz encarar o futuro com confiança e até a construí-lo por si mesmos, de maneira determinada e responsável.

Sabe-se que há, atualmente, uma grande preocupação com o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, isso tem levado a uma ênfase na necessidade de renovação metodológica, favorecendo assim o surgimento de novas propostas de ensino e como devem ser desenvolvidas a partir de novas técnicas.

A noção de que a profissão de professor  é só para quem tem um dom e está disposto a um sacrifício grande, está distante da idéia de que essa é uma carreira  como qualquer outra, em que o essencial é estudar sempre e acima de tudo se dedicar, ampliando os conhecimentos aprendidos na formação inicial e mergulhando nas didáticas específicas de cada disciplina, em que irar atuar.

 Nessa dedicação é preciso que haja uma busca incansável de conhecimento, pois a cada aula se ensina e se aprende também.

Todos os profissionais da escola são importantes para a realização dos objetivos da sala de aula. Os professores são os responsáveis pela didática e pela educação dos alunos, ou seja concretizar os princípios político-pedagógicos.

O professor é um agente de mudança, que favorece a compreensão mútua e a tolerância. Os nacionalismos mesquinhos devem dar lugar ao universalismo, os preconceitos éticos e culturais à tolerância, compreensão e pluralismo, o totalitarismo à democracia e o mundo dividido tecnologicamente a um mundo tecnologicamente unido. Assim, pode-se entender que são enormes as responsabilidades do professor, a quem cabem formar o caráter e o espírito das novas gerações.(NÓVOA, 1997, p. 14)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com