TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão Escolar

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        9

3 CONHECER A ATUÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Esse trabalho de Estágio em Gestão Escolar tem como principal objetivo proporcionar a importância da atividade acadêmica do curso de Pedagogia, analisar a parte organizacional e compreender a estrutura escolar. Para eu conseguir redigir este trabalho realizei pesquisas sobre escolas através de leituras de livros, vídeos e pelas as pesquisas observei que a gestão democrática é desenvolvida pelo o diálogo com a comunidade, funcionários, pais, alunos e professores, para que as questões de a escola serem resolvidas com troca de ideias, e que os resultados positivos e desejados só acontecem através de um trabalho em equipe.

A minha aprendizagem foi engrandecedora para a minha formação acadêmica, por meio do estágio o pedagogo identifica a vivencia que abrange a gestão escolar e seus obstáculos e diferenças.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Conforme os pesquisadores, podemos compreender as diversas possibilidades de representação que o profissional formado no campo da pedagogia pode desempenhar. O professor era divulgado como o profissional que estava presente somente em escolas atuando como educador, mas atualmente ele pode operar em muitas áreas que envolva a educação, podendo acontecer ela formal ou não. A educação se faz presente em muitos campos, anteriormente o pedagogo era observado como sendo exclusivamente aquele que alfabetizava crianças, seu papel essencial era ensinar a ler e a escrever. Dessa maneira o seu trabalho terminava ali, no instante em que o aluno adentrava no mundo das letras. A área de representação do Pedagogo é muito vasta, sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo. Este profissional está praticamente dimensionado a interagir sempre em espaços escolares assumindo a classe regular de ensino como professor das primeiras séries iniciais, a coordenação pedagógica, a supervisão educacional, a orientação e direção. Fora da escola o pedagogo pode atuar em empresas, na área social e hospitalar. Historicamente a formação de professores/pedagogos no Brasil, esteve vinculada a preparação de profissionais para atuarem dentro da escola com o processo de ensino e aprendizagem, porém ao decorrer dos anos esse profissional foi percebendo que sua atuação poderia ir além dos muros da escola. Aonde existe educação e aprendizagem ali poderá operar um profissional da pedagogia.

Extrapolando os muros da escola, a pedagogia tem aumentado seu campo de ação para outras instituições sociais (também em ongs, igrejas, penitenciarias, conselhos tutelares, postos de saúde etc.). Na atualidade o profissional da educação deve existir um agente transformador e incentivador ampliando o conhecimento teórico e prático, relacionando a realidade em que os sujeitos estão envolvidos com as aprendizagens teóricas.

No Brasil a partir de a chegada dos Jesuítas a educação passou por vários processos de mudança até os dias atuais. Podemos referir situações importantes na educação brasileira conforme a Reforma Pombalina, a fundação do Ministério da Educação, a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova e a Lei de Diretrizes de bases, que discutia a influência da educação de professores e profissionais da área. Até 1969 a formação era dividida em bacharelado e licenciatura, mas em 1968 houve uma reforma universitária que unificou as formações e o curso passou a ter a durabilidade de 4 anos, o que favoreceu a competência dos profissionais que puderam ter no curso a teoria e a prática incluídas.
O intuito do curso de pedagogia passou a instruir profissionais capacitados para desempenhar à docência de forma mais abrangente, o pedagogo se tornou o profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão escolar.

Para Pimenta, podemos assegurar que a educação abrange diversas modalidades, vai além dos espaços escolares, aonde existem transmissão e assimilação de conhecimento a educação está evidente. Segundo Libâneo a pedagogia é um campo que envolve conhecimento cientifico e formação e construção da humanidade.


  1. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

 1. Qual a função do Regimento no ambiente escolar?

 2.Quais aspectos são comtemplados em um Regimento escolar?

O Regimento Escolar tem como principal objetivo regulamentar o desempenho pedagógico e administrativo das instituições de ensino, indicando o desenvolvimento da atividade a ser elaborada no ambiente escolar. O Regimento Escolar é uma lei interna porque regulamenta o funcionamento da instituição de ensino, que é criado de acordo com a necessidade da realidade da instituição. Essa lei garante o interesse comum no cumprimento dos objetivos sociais da escola.

Os aspectos que devem ser contemplados em um regimento escolar são:

-As informações no que se refere a escola e de que maneira atua (quais são os níveis de ensino, em que turnos operam, qual a carga horaria dos períodos, quantos se processarão os dias letivos e etc.);

-A presença de projetos essenciais, entre outras referências;

-São reponsabilidades da direção do corpo docente e dos demais funcionários, da mesma forma dos educandos e de seus responsáveis, assim como as adequadas correções para possíveis desobediências;

-Finalidades da escola;

-Os fundamentos em relação ao sistema de avaliação da instituição de ensino;

-O texto precisa acompanhar a legislação do País, estado e o município, pode ser corrigido e modificado no momento em que for preciso;

3 CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA

1.Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.

2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.

Para o diretor se atribui a parte administrativa e pedagógica da escola, por esse motivo ele tem muitas obrigações como está sempre em contato com a comunidade local, alunos, familiares e professores, em geral intervindo de modo igualitário sempre com sensatez e responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (227.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com