TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  1.712 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE HISTÓRIA

Leia com atenção as aulas 03, 04 e 05, para responder os seguintes questionamentos:

No Período medieval, os mosteiros foram às primeiras instituições de ensino nos quais os monges eram professores.  Quais foram os legados deixados por eles à educação, muitos ainda presentes em nossos dias?

        O estudo nos mosteiros ocupava um papel predominante. São Bento (480-547). Fundador da ordem dos beneditinos determinou também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco horas de leitura por dia. Desse regime de trabalho imposto pelos monges surgiram diversos benefícios para educação: surgimento das escolas para preparação dos jovens aceitos para vida monástica; cópia e conservação dos livros; o estudo da literatura; formação de ambiente favorável ao estudo e á reflexão.

      Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino na época. Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a multiplicação dos livros, as bibliotecas para conservação do saber, enfim, os mosteiros preparavam os únicos sábios e estudiosos.

       Um dos trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foi, sem dúvida, a cópia dos manuscritos. Sem esse trabalho a maior parte das obras do passado não teria chegado até nós. Deve-se aos monges, também, a condensação do saber da época nas Sete Artes Liberais, que incluíam o trivium (Gramática, Dialética, Retórica) e o quadrivium (Gramática, Geometria, Música e Astronomia). O trivium e o quadrivium unidos constituíam o septivium.

  1. Os gregos eram politicamente organizados em Cidade – Estado. Cite os períodos da educação grega, descreva qual era o conceito grego de homem e resumidamente o legado para a contemporaneidade.

     Os períodos da educação grega são o antigo período grego que divido em: 1° Idade Homénica que continha os germes de todo o desenvolvimento subsequente numa organização institucional específica, nem método ou controle. Era uma educação que consistia essencialmente num treino de atividades práticas e definidas, com ou nenhum lugar para instrução e o 2° Período histórico que compreende os tipos espartanos atenienses primitivos. Em todos eles o fator dominante acha se no aspecto social e institucional, de preferencia ao aspecto individualista. E o novo período grego que compreende primeiro, o período de transição em ideias    educacionais, religiosas e morais, durante e após a Idade de Péricles. É este o período, durante o qual, se desenvolve o novo pensamento filosófico e foram formuladas as novas práticas educacionais.

     O conceito grego de homem, de personalidade completamente desenvolvida, era tão amplo quanto o nosso. Foram os gregos os primeiros formular o conceito da liberdade política no Estado e através dele. Deles é a ideia de que a educação é a preparação para cidadania. Aos gregos devemos o primeiro esforço para assegurar o desenvolvimento intelectual da personalidade. O amor pelo saber encontrou neles os primeiros adeptos; eles, os primeiros a tentar, audazmente, o estudo da natureza, do homem e do sobrenatural. Com os gregos, em primeiro lugar, o saber deixou de ser o servo da teologia, enquanto a pesquisa não mais privilégio especial do sacerdócio. Foram os gregos os primeiros a cumprir a missão de aplicar a inteligência a todas as fases da vida; foram eles que primeiro lutaram por viver de acordo com razão. Eles, antes que outros formularam o conceito do homem como sendo, primariamente, um ser racional. Como ensinou Sócrates, o dever de cada indivíduo era conhecer a si próprio.     Consequentemente, os gregos chegaram também ao conceito moral de personalidade, cada indivíduo encontrava na sua natureza racional o direito de determinar os próprios fins na vida; e, em sua natureza moral, o conceito desses fins achava- se traçado por seu próprio ser. Pela realização da sua própria natureza, cada um executaria as coisas pelas quais a vida vale a pena ser vivida; a ciência, a arte, filosofia, a religião, são meios para esse fim, e devem ser realizados subordinando-se a ele.

        Como legado para a humanidade podemos concluir que a educação formal, propriamente dita, teve inicio na Grécia antiga, e é possível indicar alguns traços característicos da cultura grega que proporcionaram o desenvolvimento do ensino, tipo: o descobrimento do valor humano, do homem em si, da personalidade, independentemente de toda autoridade religiosa; o reconhecimento da razão, da inteligência crítica, libertada de dogmas; a criação, do Estado, da organização política. A criação da liberdade individual e a politica dentro da lei e do Estado; a invenção da poesia épica, da história, da literatura dramática, da filosofia e das ciências físicas; o reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual; a educação pública a consideração da educação humana em sua integridade física, intelectual, ética e estética. A educação é um produto humano e histórico e podemos perceber a educação atual como parte do desenvolvimento histórico. Paidéia é, talvez, entre todas, a maior e mais original criação cultural do gênio e do espírito grego e que ainda hoje é pertinente à educação do homem atual. É modelo a ser seguido por aqueles que entenderem a educação como prática da liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com