TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de artes

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

                                                               [pic 1]

                                   

                  ANHANGUERA – UNIDERP

                 Pólo Senhor do Bonfim-Ba

                 Licenciatura em Pedagogia

                Componente Curricular: Arte, Criatividade e Recreação

                       Discente: Isabela da Silva Santos, RA 7759683799

                                        Naiara Silva de Jesus, RA 8140757641

                      Título da Atividade: Relatório que consiste na seqüência de registros reflexivos a partir do processo de ensino e a aprendizagem na prática docente.

                          Tutor a Distância: Lucilene Sandrini

                      SENHOR DO BONFIM-BA 24/09/2015

                             

                           Tempos de Educação Artística na Escola  

                                                                                                                                                        [pic 2]         [pic 3]

NAIARA:

Em meus tempos de escola tinha aulas de Educação Artística onde a professora nos dava o material e tínhamos que usar nossa criatividade para fazermos nossa arte. Recordo-me de meu primeiro trabalho que foi fazer um gatinho de lã. No final fiquei feliz com o resultado, pois nunca tinha feito coisa igual antes, tirei nota 10. Como mostra na foto acima, levei para casa e coloquei na minha cama onde está até hoje.

As aulas de educação artística eram divertidas, porque sempre fazíamos coisas diferentes, utilizávamos materiais diversos como argila, barbantes, jornais, garrafas e vários outros. “Minha professora era muito prestativa e nos deixava a vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, sempre elogiava mesmo não estando um trabalho perfeito, às vezes dava algum palpite, mas sem interferir em nossas criações.” “Meus tempos de educação artística na escola eram muito bons, recordo- me muito bem de uma aula de artes que a professora nos deu revistas, e pediu que os alunos rasgassem bem pequeno, pois iríamos colar em um vidro de maionese tinha muitas atividades de pintar com desenhos xerocados, mas fiquei encantada com a arte de colar o papel picado no vidro nunca me esqueci. A professora nós auxiliava com os desenhos, lembro-me de um dia que a professora colocou um vaso de flores em cima de uma mesa perto do quadro e pediu que desenhássemos da maneira que conseguíssemos ver não podia se levantar tínhamos que desenhar do lugar em que estávamos.” “Eu me recordo de uma aula em todos os alunos iriam aprender a fazer cestas de jornais achei bem legal, pois geralmente todas as aulas eram iguais onde o aluno produzia algum desenho ou pintava alguma atividade impressa.” “Quando criança aprendi a representar desenhos que a professora já entrega pronto, e as cores eram pré-definidas para não pintar o desenho diferente do esperado pela professora. Não era estimulada a criatividade, o material usado naquele tempo para cobrir desenhos (feijão, palha de arroz, etc.) e outros comuns do nosso dia-dia. O educador da atualidade deve estimular a criatividade, e não criar mero reprodutores de informação.”

IZABELLA:                                                                                                        

As minhas lembranças de Artes que, aliás, em minha época era ainda chamada de Educação Artística, são muito boas. Lembro-me da minha professora até hoje, uma senhora que se chamava Flávia era calma e serena, se envolvia com os alunos, e era uma conhecedora da arte e sabia passar isso aos alunos, tinha muita didática.

Quando criança a aula que eu mais gostava era a de Educação Artística, na verdade eu ficava torcendo para chegar à sexta feira que era o dia da aula, fazia tudo no maior prazer.

Lembro-me que no dia que eu mais caprichei desenhando um ovo de páscoa lindo, a  professor a me falou que estava maravilhoso,lindo! fiquei radiante com o elogio.

As minhas lembranças de Artes que, aliás, em minha época era ainda chamada de Educação Artística, são muito boas. Lembro-me da minha professora até hoje, uma senhora que se chamava Flávia era calma e serena, se envolvia com os alunos, e era uma conhecedora da arte e sabia passar isso aos alunos, tinha muita didática. De todas as artes que fazíamos a que mais gostei e guardo até hoje é um lindo porta retrato feito com canudinhos feitos de jornal.

O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

Sim, pois todos tinham aceitavam as idéias do professor, entretanto tínhamos liberdade de expressão.

Com base nos relatos autobiográficos, qual parecia ser o objetivo das atividades artísticas nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?

Cumprir carga horária. Sim.

Como professores, que alternativas o grupo poderia propor para a utilização de recursos artísticos na sala de aula que proporcionem o pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade?

Nessa disciplina, sabemos que muitos alunos e até mesmo pais acham desnecessária, mas ela é de grande valia para o desenvolvimento cognitivo do sujeito.

          Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

A educação é transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com mundo. A partir de trabalhada Arte Contemporânea nas escolas, tornam favoráveis diversas possibilidades de ensino, pois incita a curiosidade do aluno, causa debates e investigação, o que ocasiona mais conhecimento de uma realidade mais real. Ouvimos falar de mudança na educação, temos comparado o ensino de antigamente com o de hoje, mais se analisarmos bem poucas coisa de fato mudou as escolas estão vivendo praticamente da mesma forma. Temos que entender a necessidade e perceber esse processo que será ponto fundamental para uma percepção mais ampla de um mundo tão moderno. Analisar criticamente nossas ações e condutas cotidianas em uma escola possibilita ampliar nossa visão e buscar a construção de uma nova visão, que transpassem os limites do tradicional e que possam ousar na construção da criatividade de cada criança. Aprender Arte envolve situações nas quais o aluno possa estar atento tanto lugar de quem produz, como no que tenha oportunidade de ler e interpretar o mundo, atribuindo significados para o seu processo de fazer e de outros produtores também. O ensino da arte deve conduzir, sobretudo, à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado. Possibilitando o acesso ao conhecimento, sobre os saberes específicos das Arte, gerando assim a compreensão dos diferentes estilos, com formas de representação do mundo presente linguagens artísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com