TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de artes e musicas

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A música é uma das linguagens mais antigas da humanidade fazendo parte do contexto educacional e cultural. Está presente na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de auxiliar no processo de aprendizagem, proporcionando um crescimento saudável.

É uma ferramenta que abrange o trabalho com vários conteúdos como: observar, discutir, comparar, descobrir semelhanças e diferenças, sendo pontos importantes na Educação Infantil. A linguagem musical explora possibilidades de aprendizado para que a criança possa apreciar, experimentar, vivenciar e construir. 

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que,esta faz parte do social cultural da sociedade, estando desta maneira presente antes mesmo da alfabetização. Assim, compreende-se que a relação com a música, se inicia no ventre materno seguindo no decorrer da sua infância.

Nesta fase, sua integração ocorre nas brincadeiras infantis, que são utilizadas como forma de expressão, estabelecer regras, as relações sociais, diversão ao mesmo tempo em que proporciona alegria durante o aprendizado.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI): explica que:

“O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês, e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva, os adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, reconhecendo o fascínio que tais músicas exercem” (BRASIL, 1998. p.51).

Conteúdo

Na história da Educação do Brasil, cuidar das crianças surge como uma ideia pouco relevante na sociedade, permanecendo desta maneira por muitos anos. Algumas mudanças ocorreram gradualmente, porém como forma de manter a organização e a ordem dentro da sala de aula. E, como explica Loureiro (2003 apud GODOI, 2011) “para a escola, o que importava era utilizar o canto como forma de controle e integração dos alunos, desse modo, pouca ênfase era dada aos aspectos musicais na perspectiva pedagógica”.

As leis e normas que regulamentava a Educação Infantil apresentam-se de maneira clara como ocorria o ensino infantil, apenas com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com a instituição da lei nº 9.394, se contemplaria o ensino de artes no seu Art. 26, da seguinte forma: “componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma que promova desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, 1996).

Com isso a música passaria a fazer parte do quadro do ensino infantil, e surgia a construção de novas metodologias (GODOI, 2011). A música possibilita o trabalho de atividades como a imitação, o faz-de-conta, entre tantas outras. Atividades que fazem parte da rotina das crianças principalmente nos primeiros anos, despertando a criatividade.

Seu trabalho deve ser estabelecido a partir de uma rotina, como por exemplo, ao menos três vezes seguidas e vários dias durante a semana, para que aprendam os movimentos e descobrindo os gestos, que são formados de imitações conforme vão ouvindo. Desta maneira, o professor pode trabalhar a música para ensinar, e desenvolver o convívio social, explorando seu desenvolvimento nas diferentes etapas de sua formação pessoal e social, construindo sua identidade e autonomia.

Com isso, as crianças se divertem, imitam e muitas vezes fixam o olhar, e até tentam imitar os movimentos das músicas, percebe-se também o interesse das crianças que são exploradas em vídeos clipes, que utilizam de animais para compor a ludicidade.

Reforçamos que este instrumento quando utilizado sobre fundamentos pedagógicos, proporciona o aprendizado lúdico, podendo ser explorando também a produção de silêncios e sons. Apresentar brincadeiras cantadas, com canções rítmicas,trabalhar com instrumentos musicais que podem ser criados pelas próprias crianças com auxílio dos professores, enfatizar a comunicação corporal, o reconhecimento do corpo, diferentes sensações e ritmos que o corpo produz.

Os benefícios da música para as crianças

Por que a música é tão importante ao desenvolvimento da criança?

A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

É um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. As crianças começam a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações.

A música como estímulos para as crianças

A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a musicalidade as encanta, dando lhes segurança emocional, confiança, porque se sentem compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.

Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música, influenciadas por canções infantis, que empregam sílabas rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar. Com isso, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra, auxiliando em seu desenvolvimento de aprendizado.

Sendo, também benéfica para a concentração, melhorando sua capacidade de aprendizado, uma vez que, contribuiu para a assimilação em diferentes áreas disciplinares. A expressão corporal é uma forma também que a música permite trabalhar, adotando movimentos corporais aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos.

Música do Cocoricó: Vitamina de Tutti-Frutti(música de Hélio Ziskind)

vitamina,tutti-frutti.

Uapadirubauapapa,

Uapadirubauapapa.

Vamos pessoal

Todo dia a gente tem

Tem

Tem que levantar.

Dá uma espreguiçada,

Aaaaaaaaaaaa,

Dá uma chacoalhada,

Brbrbrbrrrrrr.

E vamo lá si do ré mi fá

Toma café yeah yeah,

Café café yeah yeah.

Comer come rcomer,

Comer é muito bom.

E pra ficar com muque forte é recomendado a

Vitamina,

Animada,

Como é que é?

Suco de laranja,

Com pedaço de banana,

De maçã,

De mamão,

De manga,

De morango,

Abacaxixixi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com