TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de descrição de peixe

Por:   •  19/5/2015  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

É difícil imaginar, mas os primeiros computadores não possuíam tela, a entrada dos dados era realizada por cartões perfurados e a exibição dos processos realizados resultava em inúmeras paginas impressas.

 [pic 1]

Teleimpressor militar

Eram computadores que ocupavam salas inteiras e muitos cabos interligados, o custo de um computador era muito alto e difícil de operação, assim a ideia de torna-lo doméstico era considerada loucura.

O domínio  da tecnologia televisa permitiu a utilização na computação. Denomina-se de teleimpressor, os primeiros monitores para computador, na qual as antigas impressões foram substituídas por uma televisão.

Dai surgiu o primeiro monitor o: Fósforo Verde (P1) (1970)

[pic 2]Apesar de apenas poder exibir uma cor, o monitor de fósforo verde tinha algumas vantagens sobre os monitores atuais: ele não causava reflexo e era muito menos cansativo de olhar por várias horas. Sem falar no charme da famosa tela verde.

O monitor funcionava através de uma corrente elétrica que excitava o fósforo presente no monitor, fazendo-o brilhar. Como o fósforo levava alguns décimos de segundo para se apagar totalmente, uma das características do monitor verde que os usuários vão lembrar é que o quando o cursor piscava, ele ia apagando "lentamente", ao invés de simplesmente desaparecer em um instante.

No final da década de 1970 apareceram os primeiros modelos compactos que poderiam ser utilizados em conjunto com máquinas da época (como a Apple II e algumas peças criadas pela IBM).

Foi nesse período que surgiram os monitores CRT (tubo) de fósforo verde, como a IBM 5151, lançado no ano de 1981. Os monitores de fósforo verde só podiam reproduzir uma cor (o verde, em várias tonalidades) e sofriam com o chamado “efeito fantasma”. Esse efeito era percebido quando os caracteres de texto eram trocados rapidamente ou quando havia rolagem na tela.

Dai surgi as placas de vídeos coloridas, que servia nada mais nada menos para dar mais cores para os monitores. As primeiras placas de vídeo coloridas que surgiram no mercado trouxeram três padrões de vídeo para os consumidores. Lançado em 1981, o padrão CGA (Color Graphics Adapter) permitiu que algumas poucas cores chegassem às telas. No total, 4 cores principais e até 16 tonalidades podiam ser projetadas nas telas (dependendo da diminuição das resoluções para isso). 

[pic 3] Três anos mais tarde, a mesma empresa anunciou a produção de placas EGA (Enhanced Graphics Adapter), que permitiam até 64 cores na tela. Assim como a geração anterior, o padrão EGA também foi criado para aumentar as vendas e consolidar o IBM PC como principal computador pessoal dos Estados Unidos.

[pic 4]

Em 1987, a IBM criou o seu último padrão exclusivo, o VGA.  Garantindo resoluções de até 800 x 600 pixels, foi o primeiro a permitir que até 256 cores estivessem carregadas. O conector criado para o sistema foi reaproveitado dois anos mais tarde, quando o consórcio VESA (Video Electronics Standards Association) desenvolveu o SVGA.

[pic 5]

Padrão SVGA[pic 6]

O cinescópio, mais conhecido como monitor CRT (cathode ray tube – tubo de raios catódicos), é uma tecnologia que está perdendo espaço na indústria de computadores. Os seus substitutos apresentam imensa melhoria na qualidade de imagem e não possuem quantidade tão grande de metais pesados em sua composição. As tendências são animadoras, mas o que fazer com os antigos "trambolhos" quando se quer adquirir um LCD?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (421.9 Kb)   docx (402.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com