TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de história da educação conclusão

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 2

 

     

Conclusão

Ao decidir colonizar as terras brasileiras, o rei de Portugal D. João III, teve de enfrentar problemas: escolher um bom produto para comercializar, conseguir dinheiro e decidir qual seria a mão de obra empregada na produção.

O produto escolhido foi o açúcar (cana), havia boas razões para esta escolha, o açúcar alcançava altos preços na Europa, o solo e o clima do litoral nordestino eram favoráveis ao cultivo da cana. Já o dinheiro aplicado nos engenhos foi emprestado por banqueiros, holandeses, italianos e políticos.

Quanto á mão de obra, inicialmente utilizou-se a dos índios. Os colonizadores chamavam os povos de indígenas de “bárbaros”. Com isto justificavam a guerra contra eles. Durante todo o século         XVI, eles foram maioria nos engenhos nordestinos. No início do século XVII, o uso da mão de obra indígena entrou em declínio, com as guerras contra colonizadores e fugas para o sertão.

Mais o motivo principal de senhores de engenho preferirem o africano ao índio foi a alta lucratividade do tráfico atlântico, o comércio de africanos dava lucro aos comerciantes portugueses e brasileiros e ao governo de Portugal que recebi os impostos.  Muito africanos trazidos para o brasil nos séculos XVI e XVII eram bantos, eles tinham uma grande habilidade sobre a metalurgia do ferro, eles cativaram criações de gado e os portugueses conheciam a habilidade dos escravos na produção do açúcar.

No Brasil colonial, além de açúcar era produzido tabaco, algodão, couro, cacau. A relações entre colônia e a metrópole eram reguladas pelo pacto colonial, ou seja, o Brasil colonial só podia vender para a sua metrópole. No século de XVII, o sonho do enriquecimento aqui no Brasil levou milhares de pessoas a se mudarem para regiões mineradoras, no Brasil como vimos o ouro das minas foi descoberto, por isto, para algumas pessoas, grande parte do ouro extraído do Brasil contribuiu para o enriquecimento da Inglaterra.

Em 1799, Napoleão Bonaparte assumiu o poder por meio de um golpe e com isto ele contou com a ajuda de políticos e burgueses na época. O golpe de 18 Brumário. Napoleão governou a França por quase quinze anos. Seu governo foi dividido em dois grandes períodos, o consulado e o período império.

O primeiro reinado no Brasil foi 1822, D. Pedro I governou como imperador até 1831.  O império do café começou aqui no Brasil também por volta do século XVIII, os escravos começaram a receber pelo seu trabalho, 1840 o café ganhou os mercado do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com