TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho unopar

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O ato de planejar faz parte do ser humano, nas várias instâncias da vida, seja pessoal ou profissional, partindo deste conceito, o planejamento é extremamente importante para o professor, pois, como entrar em uma sala de aula, sem antes ter uma idéia planejada, um plano de aula a ser seguido.

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão.

Assim, o olhar para a própria trajetória profissional, onde o mesmo pode perceber suas falhas, saber o que ainda falta aprender, como pode modificar suas formas de avaliar e assumir o desafio de ser melhor a cada dia.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Mais do que formular mentalmente as idéias de uma aula, o professor necessita de um registro para que consiga verificar os caminhos por onde percorreu ou não. Com uma boa elaboração, o professor antecipa suas metas, bem como as possíveis dúvidas dos alunos para efetuar uma boa avaliação.

A professora entrevistada possui 33 anos, graduada em Letras / Espanhol com Pós em Psicomotricidade e TGD, atuando como docente a 9 anos com uma jornada de 40 horas semanais, atuando com alunos do ensino fundamental séries finais e ensino médio.

A mesma relata que é evidente que algumas colocações inusitadas dos alunos poderão surgir e o professor lidará com o improviso. Isto não representa qualquer prejuízo à aula, pelo contrário, poderá identificar novos interesses dentro do tema proposto, automaticamente, maior visibilidade do tema pelo professor, novas aulas, maior criatividade. Enfim, uma aula focada aperfeiçoa a eficácia do processo de aprendizagem.

Para a docente ensinar é um processo de transmissão de conhecimento, de várias técnicas e padrões que podem ser passadas aos indivíduos. Podendo com elas identificar novos interesses dentro dos temas propostos, obtendo uma visibilidade do interesse dos alunos, propondo com isso novas aulas.

Seu método de ensino é com aulas descontraídas, despertando o interesse de cada um individualmente, relatando que aulas diferentes não representam qualquer prejuízo aos alunos e a seu aprendizado, pelo contrário, com isso o aluno poderá se descobrir.

Com um grande conhecimento, fala o que considera em o que é aprender: aprender é entender algo que não se entendia antes. Aprender a aprender é descobrir qual a melhor maneira de fazer isso. Qual a melhor maneira de entendermos alguma coisa? Depende da coisa. Aprender matemática é diferente de se aprender português, que é diferente de se aprender história ou ler um livro com uma história e enredo para a prova. Pouca gente sabe disso e estuda da mesma forma para todos. A grande maioria dos estudantes não sabe a diferença entre esses processos e o que é pior, nem sabem que existem diferenças entre eles. Diferenciar aprender e aprender a aprender é fundamental para entendermos o processo da nossa aprendizagem. Aprender é um processo espontâneo e aprender a aprender é descobrir qual a melhor estratégia para que possamos realizar o processo de entender o que não entendíamos antes.

. Enfim, uma aula focada aperfeiçoa a eficácia do processo de aprendizagem. Todo processo de aprendizagem culmina em sua avaliação e podemos nomear três modalidades a diagnóstica, formativa e somativa.

Assim, devemos considerar alguns pontos na realização do planejamento, como a realidade, o contexto em que está inserido, quem é o aluno, de onde vem, como é a sua vida, o nível sócio-econômico-cultural, as condições maturacionais, características essenciais de sua faixa etária, o nível de desenvolvimento e seus pré-requisitos para que o aluno esteja direcionado aos seus interesses e necessidades; a escola e suas condições reais: materiais didáticos, quadra esportiva, laboratório, recursos didáticos, bibliotecas, salas de informática e outros. Pois de nada adianta planejar um plano de curso, se a realidade da escola é outra, tudo tem que ser conforme a realidade da escola, e de seus alunos.

O plano de aula é articulado ao plano de curso e ao projeto político pedagógico, o plano de aula é a proposta a ser trabalhada para uma aula, ou de um grupo de aulas, o plano de aula é a concretização do ato de planejar.

Na estrutura do plano de aula deve conter alguns elementos necessários em sua execução como: dados de identificação, cronograma, objetivos específicos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos, avaliação, referencias em anexo. É importante se trabalhar em grupos na sala de aula, garantindo um relacionamento interpessoal, tendo assim aprendizagens significativas. Este modelo não é engessado, podendo sim ser mais elaborado.

A avaliação escolar é, antes de tudo, um processo contínuo que tem como objetivo permitir ao professor e à escola acompanhar o desempenho do aluno. A avaliação é tem uma importância fundamental, pois garante ao professor o norteamento de suas atividades em sala de aula. Sem uma avaliação escolar bem planejada e bem desenvolvida o professor desenvolve suas atividades às cegas, apenas na intuição e o aluno não tem parâmetros seguros para orientar seu comportamento, seus estudos e toda sua vida escolar os modelos de avaliação do processo ensino-aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com