TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória da história da didática como campo de pedagogia

Seminário: Trajetória da história da didática como campo de pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o plano de ensino, você terá a noção do vai estudar. Nesse sentido a primeira atividade você deve:

a) fazer uma pesquisa e descrever sobre a trajetória história da didática como um campo da Pedagogia.

R: A didática foi dividida e pensada antes de ser uma das disciplinas do campo pedagógico. Na longa fase de didática difusa ensinava-se intuitivamente ou seguindo-se a prática vigente.

Século XVII: Surgimento da didática

Um campo de estudos reencontrada na vida histórica da didática surge de uma crise e constitui um marco revolucionário e doutrinário no campo da educação.

A didática surge graças a opção de dois educadores, Ratíquia e Comênia, provenientes da Europa Central, Comênia escreveu a Didática Magna (3), instituindo a nova disciplina como “arte de ensinar tudo a todos”.

Dessa ambição participa Ratíquia e ambos acreditam ter encontrado um método para cumprir aqueles desígnios, não existem fronteiras, na obra do século XVII, entre educação e ensino.

Conheçam seus ensinos- diz Rousseau

Rousseau é o autor da segunda grande revolução didática, sua obra dá origem a um novo conceito de infância. Rousseau dá um passo além de suas doutrinas e transforma o método num procedimento natural, sem pressa e sem livros.

A prática das idéias de Rousseau no aspecto metodologia encontra-se , em princípios e não em regras.

b) Identificar as mudanças ao longo do tempo.

Para identificar e exemplificar as mudanças vou utilizar como exemplo o EAD. Na sociedade contemporânea, o ensino à distância – EAD – surge como uma das formas mais abrangentes e universais de formação e especialização profissional, capaz de atender a todos aqueles que procuram manter-se atualizados em relação às permanentes mudanças na ordem econômica mundial. Nesta nova sociedade, tanto as mudanças sociais quanto as tecnologias de informação e comunicação vêm se desenvolvendo em ritmo acelerado , criando, juntamente com novos estilos de vida, novas formas de ver o mundo e de consumir, novas maneiras de ensinar e aprender. Somando-se a isso, o acelerado desenvolvimento tecnológico e científico deste mundo globalizado tem direcionado a busca de novos caminhos, novas estratégias e soluções para o ensino e aprendizagem permanente.”

Com a onda tecnológica, antes tão assustadora, passa a ser elemento ativo do processo de ensino e aprendizagem nos dias de hoje. Podemos ver esta nova assimilação da tecnologia pela educação através das novas medidas adotadas, não apenas no Ensino Superior, mas também, no Ensino Básico e Médio, pelos governos estaduais e federais.

C) fazer uma análise sobre o momento atual, considerando as formas de ensino seja nas escolas, academias , projetos sociais.

R: Analisando a questão proposta, estamos vivendo o momento da tecnologia e as formas de ensino estão cada vez mais voltadas para um conceito de que quem se atualiza pode orientar melhor. O ensino de uma forma geral é condizente com aquilo que o local pode proporcionar de aparatos para tal aprendizado, seja no exemplo de um projeto social, se ele te oferece um espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com