TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo sustentável

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Tema.: Canto Gregoriano

Colégio El-Shaday

NOME: William Silva Santana Série:6C

Professora: Márcia Conceição Porto

O canto Gregoriano é uma manifestação musical antiga do ocidente, que tem raízes nos cantos das antigas sinagogas, vem desde os tempos de Jesus Cristo.

Os Judeus convertidos que foram os primeiros discípulos de cristo e continuaram a cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento como estavam acostumados.

O canto Gregoriano teve seu período de formação entre os séculos VII e VIII, nesse período foram feitas as mais lindas composições e nos séculos IX, X e XI ,início da idade média começa com a decadência do Canto Gregoriano.

O nome Canto Gregoriano foi dado em homenagem ao Papa Gregório Magno (540-604), o Papa fez uma coletânea de peças que foram publicadas em 2 livros : O Antifonário, conjunto de melodias referentes as horas canônicas e o Gradual Romano, que contém os cantos da santa missa.

O Papa também iniciou a “Schola  Cantorum” que  deu grande desenvolvimento ao Canto Gregoriano .

No século XIX Dom Mocquereau, teve a iniciativa, o Mosteiro de São Pedro de Solesmes, na França, virou o canto centro de Canto Gregoriano e seus Monges deram início a um trabalho de estudos de manuscritos antigos ou Paleografia, de Canto Gregoriano e também de recuperação dos sinais escritos no século VIII e IX.

Logo em seguida surge a Semiologia Gregoriana, que é a interpretação dos sinais, tornando assim mais autentica a interpretação do canto gregoriano, Dom Eugene  Cardine ,OBS se sobressaiu nesse trabalho .

No início do século XX, o então Papa Pio X, pede aos seus monges beneditinos para que fizessem uma edição moderna a luz dos manuscritos , a partir daí surge então a Edição Vaticana, depois em 1985 foi lançada em uma outra edição que foi chamada “Gradualle Triplex” (Gradual Tríplice) com as 3 notações do Canto Gregoriano que são:

A Vaticana, a de Laon (França) e a de Saint Gaal (Suíça).

A prática do Canto Gregoriano ficou restrita aos mosteiros e grupos de admiradores e pessoas que gostavam da beleza dessa “Palavra Cantada”.

Em 1965 após a realização do concílio VaticanoII época que o latim deixou de ser a língua oficial da liturgia da igreja.

Em 1994 o Canto Gregoriano “renasceu” a EMI lançou em cd, um disco que os monges do Mosteiro Santos Domingo SILOS, haviam gravado há mais de 20 anos no norte da Espanha, o disco na época foi campeão de vendas, com 5 milhões de cópias.

Características do Canto Gregoriano

O Canto Gregoriano também é conhecido como canto chão.

As melodias são cantadas em Uníssono (monódico),rigorosamente Homofônico, não há predominância de vozes, de ritmo livre, sem compasso, baseado apenas na acentuação e no fraseado, cantado a capella ou seja sem ser acompanhado por instrumentos musicais.

As letras do Canto Gregoriano são em latim, quase todas foram tiradas dos textos e salmos bíblicos  

Introdução

Esse trabalho contém informações sobre a história do Canto Gregoriano,  suas principais características e fatos que marcaram o Canto Gregoriano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (255.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com