TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutoria, eis a questão

Por:   •  13/3/2018  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense - UFF

Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância

ALINE LIMA PINHEIRO

GRUPO: 3

TUTORIA, EIS A QUESTÃO!

PARAUAPEBAS

2018

TUTORIA, EIS A QUESTÃO!

 

Aluno: ALINE LIMA PINHEIRO

Polo: PARAUAPEBAS

Grupo: 3

Tutor: ELAINE DUARTE REZENDE

Tutoria, eis a questão!

É importante observar, que a EAD pressupõe um sistema de transmissão e estratégias pedagógicas adequadas às diferentes tecnologias utilizadas. A estratégia didática da Educação a Distância, de acordo com Brande (1993) significa a escolha dos métodos e meios instrucionais estruturados para produzir um aprendizado efetivo. A maneira como o tutor e o aluno se comunicam e interagem dependerá do modelo de aprendizado a ser usado. O autor revela ainda três fatores indispensáveis para que a Educação a Distância aconteça:

  • o modelo de aprendizagem
  • infra-estrutura tecnológica
  • infra-estrutura física propiciada pelo setor.

A cerca dos determinantes, no que concerne o trabalho do tutor, muito se fala, questiona.  E em muitas instituições, o papel do tutor se resume em realizar o acompanhamento do aluno no ambiente virtual. Já ao professor, cabe algumas atividades, como a produção de materiais, correções, tirar dúvidas “in loco”, planejar, entre outras atividades.

Porém, o tutor é um professor, a diferença é que um tem turmas virtuais e o outro presenciais/físicas. Assim sendo os mesmo devem participar as atividades de planejamento e de execução de sua atividade docente. Assim como o professor o tutor é a pessoa mais próxima do aluno.

Segundo Mercado & Silva (2010) apud Pesce (2008):

"Na docência on-line, as principais implicações dos desenhos didáticos costumam centrar-se nas ações de tutoria e avaliação. Pensar na natureza singular da docência on-line e na sua relação com o desenho didático implica abordar temas como as especificidades do meio, notadamente as formas de comunicação a partir de três determinantes circunstanciais, as interações no ambiente de rede, a temporalidade inerente à aprendizagem em tais ambientes e os processos de acompanhamento e avaliação de aprendizagem".

Assim, podemos compreender que para que um curso EAD seja uma realidade, é preciso muito planejamento, organização e uma equipe por trás de tudo isso, de forma que possam desenvolver, acompanhar e analisar se esses alunos estão de fato aprendendo.

E quando pensamos nessa avaliação, em como medir o aprendizado de um aluno de EAD, é como montar um quebra cabeça de mil peças. No inicio, qualquer peça serve e do meio para fim, as peças já são selecionadas com rigor. E o tutor na hora é mencionado, pensado, pois ele é quem promove a interação dos alunos. Seguindo essa linha de raciocínio, lembramos da polidocência, Mill et al. (2010), diz, que se trata de um trabalho, uma organização onde pessoas envolvidas com a EAD sejam elas na elaboração de material didático, acompanhamentos dos estudantes ou com o uso de termos técnicos ou tecnológicos, estão ligadas para promover a aprendizagem. Ora, então, o tutor é o elo que liga a instituição ao aluno. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com