TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MARA SILVIA CARVALHO VIEIRA  – RA: 163847

A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

CORGUINHO/MS

ABRIL 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MARA SILVIA CARVALHO VIEIRA  – RA: 163847

A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Apresentado como critério parcial de aprovação da unidade temática de Estágio Supervisionado – Gestão Educacional sob a orientação da sob a orientação da Professora interativa Milene Bartolomei e da professora local Leila Rocha, no 7° Semestre do Curso de Pedagogia do Centro Educacional à Distância CEAD - Anhanguera - UNIDERP.

CORGUINHO/MS

ABRIL 2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO        04

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA        05

3. A GESTÃO DA ESCOLA        07

    3.1 PROBLEMAS, LACUNAS E ASPECTOS POSITIVOS DA GESTÃO DESENVOLVIDA NA ESCOLA.        09

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

ANEXOS        12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Relatório de Estágio Supervisionado: Gestão.

É uma exigência do processo avaliativo do curso de Pedagogia.

Podemos avaliar que a gestão é compreendida como a coordenação dos esforços individuais e coletivos, defendido por uma política de ação e inspirado por uma filosofia orientadora e por todos compartilhada.

E tem como objetivo exercitar-me na capacidade de aprendizagem, mostrar desafios enfrentados e as dificuldades a serem superadas, no processo de ensino e aprendizagem, a vivência concreta dos conhecimentos adquiridos previamente na teoria.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA

 

A APAE situada a Rua Senador Feijó, s/n, Bairro Santa Fé, município de Rio Negro-MS, inscrita no CNPJ 01.660.770/0001-23 é mantedora do CEDERN – Centro de Educação Especial de Rio Negro, que tem como objetivo atender pessoas com Deficiência Mental, associado ou não a outras deficiências, proporcionando-lhes condições para exercícios da cidadania e interação na sociedade.

Missão da Escola: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Diagnóstico: o Centro de Educação Especial de Rio Negro destina-se ao atendimento pedagógico especializado de Deficiência Mental leve, associada a distúrbio de comportamento e/ou deficiência mental moderada a severa e outra deficiência físicas, auditivas (alunos com deficiência auditiva na Educação Infantil), pois, o município e o estado não possuem esse tipo de atendimento, visuais, paralisia cerebrais, Síndrome de Down, todas associadas à deficiência mental, com ressalva ao atendimento de pacientes oriundos do setor de Psiquiatria, Autismo e Psicose, ficando este a cargo da equipe técnica a definição do tipo de atendimento ou encaminhamento e atendimentos com atraso significativos em seu desenvolvimento. Atendemos desde recém-nascidos até adultos e idosos nas deficiências citadas anteriormente.

Objetivo: prestar atendimento educacional integrado às pessoas com necessidades educativas especiais, trabalhando o ritmo e o potencial de cada um, visando seus desenvolvimentos globais incluindo-o ao ensino regular, a sociedade preparando-o para o trabalho e ou sobreviver em pleno exercício da cidadania. A escola oferece três programas de atendimentos: Educação Infantil; Educação Precoce (0 a 3 anos); Pré-Escola (04 a 06 anos); Ensino Fundamental; 1° e 2° Ano do Ciclo I (06 a 14 anos); Educação Profissional (acima de 15 anos); Programas Pedagógicos Específicos (Oficinas); Terapeuta Protegida; Competência de Vida.

Princípios Norteadores: o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se mais no despertar no novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.

A linha de trabalho da escola destina-se a Pedagogia Renovada, embasada nas teorias de Piaget, Vygostsky e outros interacionistas.

Organização Escolar: 

  • Direção;
  • Coordenação;
  • Professor;
  • Auxiliar de sala;
  • Merendeira;
  • Auxiliar de serviços gerais;
  • Motorista;

Da equipe técnica interdisciplinar:

  • Psicóloga;
  • Fisioterapeuta;
  • Terapeuta Ocupacional;
  • Fonoaudióloga.

Recursos Humanos: para fazer parte do quadro funcional do Centro de Educação Especial de Rio Negro, o candidato deverá inicialmente se submeter a uma avaliação onde serão verificados critérios específicos a cada função. Sendo considerado apto, será encaminhado para entrevista com a direção do Centro de Educação Especial de Rio Negro.

Avaliação: deve ser entendida como um meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento do aluno e a ampliação de seus conhecimentos.

A observação e o registro se constituem nos principais instrumentos que o professor dispõe para apoiar sua pratica de observar as formas de expressões das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades.

Desta forma, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. A avaliação deve permitir o acompanhamento, as conquistas, as dificuldades e as possibilidades ao longo do processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com