TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE CRÍTICA QUANTITATIVA NA ORGANIZAÇÃO DO INSTITUTO SOCIOEDUCATIVO DO ESTADO DO ACRE – COM ÊNFASE NO APRIMORAMENTO DA LIDERANÇA NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  2/8/2017  •  Monografia  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

UMA ANÁLISE CRÍTICA QUANTITATIVA NA ORGANIZAÇÃO DO INSTITUTO SOCIOEDUCATIVO DO ESTADO DO ACRE – COM ÊNFASE NO APRIMORAMENTO DA LIDERANÇA NA GESTÃO PÚBLICA

Antônio Marcio de Lima Torres

Irineu Amaro Vitorino

José Soares Gomes

RESUMO:

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre, tem apresentado um trabalho significativo tanto na Esfera Administrativa como na Esfera Social, por ser um órgão público de fundamental importância na administração atual, bem como permanecendo como parte da defesa dos civis em que está inserido. O mesmo foi criado pela LEI N° 2.111, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2008, pelo então governador do Estado do Acre, Arnóbio Marques de Almeida Júnior. Partindo dessa premissa realiza-se um estudo com o intuito de aprimorar as relações internas existentes no mesmo, tomando como princípio elementar a Liderança como forma de desenvolvimento de um trabalho excepcional para as exigências que são determinadas, diante desse fato foi realizado uma pesquisa bibliográfica na sede do mesmo, de forma que pode-se afirmar quanto a multiplicidade dos serviços realizados dentre os quais muitos são os desafios de gerir um órgão com muitas especificidades, tais como o trabalho realizado com menores infratores em conflito com a lei, promover a disciplina no intuito de renovar a concepção e a convivência em sociedade dos presidiários, sendo que a gestão administrativa além desses serviços desenvolve relações com outros setores públicos, como a do poder judiciário, promovendo o cumprimento das leis, e realizando os monitoramentos entre outros serviços realizados. Nesse aspecto o estudo realizado tornou de extrema importância para a formação acadêmica devido ao intenso contato obtido com o cotidiano do órgão, analisando entre vários fatos como se pode promover uma liderança de forma a promover o trabalho de forma eficaz e excelente.

Palavras Chaves: Organização no processo de liderança e organização de pessoas do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre.

ABSTRACT:

The Socio-Educational Institute of the State of Acre has presented significant work in both the Administrative and Social Spheres, as it is a public organ of fundamental importance in the current administration, as well as remaining as part of the defense of the civilians in which it is inserted. The same was created by LEI N. 2.111, of December 31, 2008, by the then governor of the State of Acre, Arnóbio Marques de Almeida Júnior. Based on this premise, a study is carried out with the aim of improving the internal relations existing in it, taking as an elementary principle the Leadership as a way of developing an exceptional work for the requirements that are determined, in front of this fact a bibliographical research was carried out in the The multiplicity of services performed, among which many are the challenges of managing a body with many specificities, such as working with minor offenders in conflict with the law, promoting In order to renew the conception and coexistence of prisoners' society. Administrative management, besides these services, develops relationships with other public sectors, such as the judiciary, promoting compliance with laws, and conducting monitoring among other services performed. In this aspect, the stage reached became of extreme importance for the academic formation due to the intense contact obtained with the daily life of the organ, analyzing among several facts how to promote a leadership in order to promote the work in an effective and excellent way.

Keywords: Organization in the process of leadership and organization of people of the Socio-educational Institute of the State of Acre.

        

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade promover a organização pessoal em setores públicos, orientando e criando de forma simples, afim de atender as diversidades que a administração pública possui, focando em aspectos marcantes e também definindo claramente os objetivos a serem atingidos, adotando assim, uma atitude positiva dentro da instituição estudada, como por exemplo: a coletividade, a impessoalidade, o respeito, a legitimidade nos atos, entre outros fatores que determinam o funcionamento adequado do órgão estudado.

Dessa forma observaremos que na instituição pesquisada, existe um conjunto de leis que determinam suas atitudes e decisões, utilizando-se de um código de conduta que orienta os servidores no exercício de suas tarefas, tais como nos atos administrativos usados no Instituto Socioeducativo.

Além desse aspecto, apresenta-se com base em uma pesquisa bibliográfica as definições de diversos autores que sistematizam a compreensão do que é e como pode ser desempenhada a liderança em organizações públicas, de forma que nos possibilitará um melhor entendimento desse fator nos cotidianos dos órgãos.

Para concluir este estudo proporciona-se um cenário onde de fato compreenderemos as formas de trabalhar com liderança, como sendo algo inovador e motivador ao Sistema Público Administrativo, voltado ao Instituto Socioeducativo do Estado do Acre.

2. CARACTERIZANDO O CAMPO DE ESTUDO

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre foi criado pela LEI N° 2.111 de 31/12/2008, possuindo a sigla “ISE”, como sendo uma entidade autárquica estadual, dotada de personalidade jurídica de direito público interno, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social, possibilitando de forma eficaz o cumprimento no que se refere à Constituição Federal e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, relativo à execução de medidas socioeducativas. O mesmo possui sede em Rio Branco, com abrangência em todo o território estadual.

Dentro suas principais competências está a prevenção da reincidência de prática de ato infracional por adolescentes egressos no Sistema Socioeducativo, promovendo assim o acompanhamento destes em execução de medidas de internação e semi-liberdade.

O instituto é composto por uma Administração Superior, onde estrutura-se por Presidente e corregedoria, onde entre os quais, assessoram o Governador do Estado nos assuntos relacionados ao adolescente autor de ato infracional, e também por elaborar e propor alterações no Regimento Interno do Instituto, submetendo-as à aprovação do atual governo, além de muitas outras atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com