TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE EDUCAÇÃO COMPARADA

Por:   •  18/10/2015  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)

Comparar os diferentes sistemas nacionais de ensino,é a área interdisciplinar, um campo de investigação científica,que se propõe a pesquisar os sistemas educacionais em âmbito nacional ou internacional é um campo complexo e amplo de diversas disciplinas que dialogam entre si, e, para tanto, requer conhecimentos advindos de diversas áreas do saber.Consiste em analisar as causas e forças implicadas nos sistemas educativos,por meio das comparações são analisadas soluções,erros aspectos a partir da confrontação entre os países e regiões.

A educação comparada possibilita o conhecimento de realidades educacionais diferentes, considerando a importância da experiência de outros contextos busca examinar dois ou mais elementos ao mesmo tempo, a fim de buscar semelhanças e diferenças, mas sem que isto gere uma categorização ou classificação.

https://portal.metodista.br/pedagogia/modulos

2. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.

A importância do contexto da globalização dos estudos comparados que se configuram como uma área de estudos progressiva.

A educação comparada é uma área do conhecimento e destaca sua relevância para a compreensão do que vem acontecendo no campo da educação em tempos atuais.

A primeiras pesquisas realizadas serviram para que os diferentes países pudessem copiar uns dos outros o que existia de bom e, ao mesmo tempo, evitar os erros.

Assim, a partir do século XIX, diversos países da Europa, os Estados Unidos e,inclusive,o Brasil encarregaram educadores de empreender viagens para realizar estudos a respeito da educação em outros países.

Foi então que no século XX, ocorreu a sistematização desse novo campo de estudo,seus objetivos já eram definidos, campos de ação, procedimentos e métodos de investigação mais seguros e objetivos, ele adquiriu status de ciência.

O trabalho comparativo teve um papel importante na organização dos sistema educativos nacionais com isso, forneciam aos governos informações que orientavam a tomada de decisões políticas, e por causa disso contribuía para a melhoria dos sistemas de ensino.

As intensas críticas às teorias da modernização, do capital humano e do desenvolvimento dependente fez com que entre as décadas de 80 e 90, a educação comparada sofresse uma perda progressiva de prestígio.

O Brasil também sofreu esse declínio que foi acompanhado pela escassez da produção científica e pela exclusão progressiva da disciplina Educação Comparada dos cursos de graduação e pós-graduação em educação.

Porém, no Brasil foi preciso ter um movimento de resgate desse campo de estudos, na década de 90 ocorreu um processo de revalorização da educação comparada em nível internacional.

Roger Dale, defende a ideia de uma “Agenda Globalmente estruturada para a Educação”, segundo esse autor, as agendas nacionais para a educação, que até recentemente eram determinadas em nível nacional, passam a ser elaboradas de acordo com as agendas definidas pela economia global.

Para Roger Dale a globalização afeta os sistemas educativos nacionais, o autor utiliza os argumentos de que “a globalização é um conjunto de dispositivos político-econômicos

para a organização da economia global

Segundo Madeira (2008, p. 7),existem ainda os que apontam para uma globalização ou internacionalização parcial da educação.

3-De acordo com a autora Suely Bonitatibus, explique as dimensões da Educação Comparada.

Os estudos comparados se trata de um relevante campo de estudo, um instrumento importante de conhecimento e de análise de nossa realidade educativa.

DIMENSÃO TEMPORAL: a pesquisa dos sistemas educacionais num

tempo histórico fixo (modo sincrônico) ou em movimento (modo diacrônico)onde a investigação ocorre num tempo histórico fixo ou em movimento e a comparação pode ser ao mesmo tempo através do tempo.

DIMENSÃO ESPACIAL: Pode ser Intra ou Internacional, é possível a pesquisa com o Estado -nação como unidade de investigação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com