TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: LETRAS

NOME

DANIELE CRISTINA ALVES DA CRUZ SOUSA

FABIANA PERPÉTUA DELPINO LIMA CLARO

NÁDIA APARECIDA CORNETO

PAULO SÉRGIO LIMA SOUSA

ROSA MARIA JANUÁRIO SUCENA

RA

5015632469

3193954855

8510518551

8510518573

2588683793

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Semântica

Língua Inglesa IV

Literatura Brasileira

Competências Profissionais

Educação de Jovens e Adultos

Literaturas de Língua Inglesa

 Tutora EAD: Suze Borda

Jundiaí/SP

11/2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: LETRAS

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Semântica

Língua Inglesa IV

Literatura Brasileira

Competências Profissionais

Educação de Jovens e Adultos

                               Literaturas de Língua Inglesa

Tutora EAD: Suze Borda

Trabalho desenvolvido para o Curso de Letras disciplinas norteadoras: Semântica, Língua Inglesa IV, Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos, Competências Profissionais, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional sob orientação do (a) tutora EAD Suze Borda.

                                        Jundiaí/SP

                                                             10/2018


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        1;2

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3; 4 e5

3 – PROPOSTA INTERVENTIVA        5; 6; 7; 8; 9; 10; 11 e 12

4 – CONCLUSÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

        

        


 1 - INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos visa propiciar a alfabetização dos educandos, de modo que, possibilite ao modelo educacional ações pedagógicas satisfatórias que atendam às necessidades de pessoas com defassagem educacional,  tanto no campo de igualdade de  oportunidades, na participação social e  no mercado de trabalho. Observa-se que na educação de jovens e adultos (EJA) a leitura é um campo que esta insuficiente, por isso, o objetivo deste trabalho é a inserção da leitura de qualidade para esse público, desejando melhorar a assíduidade dos educandos na pratica de leitura.

Para Silva (2000), o ato de ler é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e, consequentemente, de experiência nas sociedades onde a escrita é necessária. A leitura é de suma importância na vida do indivíduo, enriquece o vocabulário e facilita a comunicação. Portanto, esse contato com os livros deve ser de maneira prazerosa, visando o despertar para o gosto e o compromisso com a leitura.

Nesse sentido, o corpo docente, precisa despertar e fomentar os educandos para a prática da leitura não somente em sala de aula, mas muito além dos livros didáticos. Favorecendo o acesso a diversos materiais de leitura os educandos absorverão os benefícios dos diferentes gêneros textuais, beneficiando o leitor na oralidade e compreensão do que leem.

O processo de alfabetização significa ler e escrever no sentindo de decodificar letras e formar palavras. Portanto, o letramento, é o domínio competente da leitura e da escrita. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fulcral a construção de ensino/aprendizagem, considerando a formação do aluno como cidadão, incentivando-o e educando-o para uma prática que promova a participação individual e coletiva na sociedade. Contudo, há necessidade de o educador conhecer cada aluno adulto para que o processo de ensino/aprendizagem melhore sua situação atual.

O corpo discente dessa modalidade de ensino apresenta uma diversidade de conhecimentos prévios e cada qual possui um repertório distinto. É a partir desses conhecimentos que se dá o contato com o novo conteúdo, atribuindo definição e sentido, que são os fundamentos para a construção de novos significados.  Os educadores precisam lidar diariamente com o desafio sobre como conduzir o trabalho com letramento em sala de aula, considerando as particularidades dos alunos, as experiências individuais e a cultura de cada um.

A EJA tem por finalidade suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não tenham iniciado ou prosseguido em idade própria no ensino fundamental e médio com qualidade, criando assim, oportunidades nas diversas áreas de atuação. Dito isso, vale ressaltar que, os educadores, precisam reavaliar sua prática pedagógica, refletindo como a sua contribuição como professor é importante para a inserção desses alunos na atualidade. O professor, enquanto mediador do conhecimento deve utilizar maneiras criativas para trabalhar leitura em sala de aula.

Assim sendo, um projeto bem estruturado, apresentará melhorias e incentivará os alunos para a prática da leitura. Segundo pesquisas, revelam que o maior incentivador da leitura continua sendo o professor. Portanto, o educador deve ser um profissional dinâmico, muito bem informado e deve, sobretudo, ser leitor e sugerir a leitura através do seu exemplo e de sua prática pedagógica.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Góis ao jornal Folha de São Paulo (11/10/2017), apesar dos avanços, o Brasil ainda tem 11,5% das crianças de oito e nove anos analfabetas. E para completar, uma criança não alfabetizada com mais de oito anos de idade apresenta dificuldades não apenas em Língua Portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, já que sua capacidade de compreender textos é limitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (312.8 Kb)   docx (674 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com