TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Educação Informatizada

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

UMA EDUCAÇÃO INFORMATIZADA

O atual cenário de nossa sociedade é permeado pela tecnologia e pela informática, e todos os campos sociais, requerem novas adaptações, quanto ao uso dessas modernizações. Neste meio informatizado, estão os computadores, os smartphones, tablets e sobretudo a internet. “Essa ferramenta eletrônica, indiscutivelmente, não só está facilitando o exercício das mais diversas atividades como se tornou indispensável, sem o que o homem não teria chegado à Lua nem estaria mapeando o universo.”(Szklarowsky, 2000). Se vive uma era totalmente digital e cibernética, em que tudo é mais ágil e prático, acelerando processos que até então levaria horas, dias e até meses para serem realizados, sem dúvida, a educação não ficaria de fora desta inovação.

O mundo informatizado é uma porta aberta para que o aluno se interesse mais pelos conteúdos e até para que o professor consiga se planejar de forma mais prática e coordenada. Além do mais, estas tecnologias já vem se tornando cada dia mais, parte do cotidiano das crianças, e muitas vezes, estas já possuem grande conhecimento destes aparelhos eletrônicos, o que pode ampliar a forma de aplicação do conhecimento pelo corpo docente, permitindo mais conforto e especialmente avanço no desenvolvimento dos alunos. “Com a utilização do computador na educação é possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas. A dimensão da informática na educação não está, portanto, restrita à informatização da parte administrativa da escola ou ao ensino da informática para os alunos.”(Nascimento, 2007).

No setor acadêmico, a informática tem sido de grande valia, por permitir o acesso ao conhecimento via internet, através das graduações à distância, concedendo a qualquer indivíduo, o acesso mais flexível do conhecimento e do saber. Por isso a educação precisa deste processo de informatização, a fim de cumprir seu papel de formação do humano, que não é apenas intelecto, mas que vem carregado se suas realidades.“A escolha pelo online está mais ligada a outros fatores do que a ser organizado em si: a disponibilidade de horário, a questão financeira, onde o aluno mora… Isso tudo pesa muito mais na decisão do aluno, que pode migrar para a presencial ou sair do curso online por não se adaptar ao modelo.”(Dias,2016).

Diante de todas as vantagens, é claro que existem aspectos negativos, que podem atrapalhar o bom uso da informática na educação. Principalmente o acesso a muitas informações, que às vezes podem conter materiais impróprios, facilidade de dispersão, impaciência, por parte daqueles que não são aptos a trabalhar com a tecnologia, confusão entre informações e conhecimentos, além de tantos outros. Cabe portanto, ao professor e todo educador, coordenar o uso da informática, para o bem do conhecimento.“Por isso, o educador deve estar preparado para ajudar os educandos a localizar conteúdos de qualidade e a transformar os textos pesquisados em conhecimentos úteis, em material de debates e reflexões, em leitura crítica, lembrando que a internet não é a única fonte de pesquisa a ser utilizada.”(Nascimento, 2007).

Sendo assim, a educação precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com