TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Reflexão Sobre a Didática

Por:   •  7/12/2020  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Uma Reflexão sobre a didática

No texto de José Mario podemos analisar uma introdução de didática e pressuposição, na qual ele apresenta uma perspectiva do tema, e começando pela pressuposição vemos que o tema é cercado de muitas polêmicas no ambiente acadêmico por existir diferentes modos de enxergar a pressuposição, então o autor irá focar na linha de pensamento do Collingwood no seu trabalho “Um ensaio de Metafísica” e segundo essa obra a pressuposição é dividida em absolutas e relativas. A pressuposição absoluta está ligada na ideia de aperfeiçoamento humano, e a crença nela seria algo inevitável ao educador, já a relativa não teria um caráter impositivo e inevitável representaria apenas comprometimentos evitáveis e com isso teremos um prognóstico relativo pois a perfeição humana é limitada pela genética.

A didática está vinculada ao pensamento pedagógico e seria a transmissão de vários saberes, Comênio é situado como referência na História da Educação por sua metodologia de ensino, Comênio vê a didática como uma arte universal de ensinar tudo a todos e seria necessário viabilizar uma organização no processo de ensino. Podemos ver que a presença desse pensamento está no dia a dia seja nas redes sociais ou em jornais, na presença de cursos e aulas de diversas coisas. A didática como disciplina acadêmica se organiza de uma forma mais comportada e modesta, e como o texto diz não é de se admirar que a pressuposição absoluta se da presente quando vemos métodos de ensinos sendo mais eficientes que outros.

Comênio se baseia nas ideias de como Bacon enxergava a ciência, ele definia a ciência como aplicação de um método fundamentado na observação, logo a didática deveria ter métodos de ensinos e aprendizagens, ele também entendia que era necessário diferenciar as etapas de aprendizagem e que existia uma diferença nas estruturas de aprendizagem que varia dos saberes. Será explanado a relação de atividades e regras e teremos três casos que respondem de formas diferentes.

Caso I: Um conjunto de regras que são necessárias para saber fazer algo, e sem tal conhecimento fica impossível desenvolver a finalidade de um objetivo.(exemplo: jogo de xadrez).

Caso II: Podemos dizer que é um saber desenvolvido antes mesmo de conhecer as regras, “saber como, do que saber que” (exemplo: natação).

Caso III: Está associada a um talento individual que faz com que um indivíduo efetue com qualidade suas ações, diferente dos outros casos esse indivíduo não é regulamentado por regras. (exemplo: Contar piada ou argumentar)

Como relato final fica a reflexão se existe um modo que pode trazer o êxito total do ensino, porém é apresentado que isso não passa de uma ilusão, por mais que existam formas variadas de ensino e didática elas não vão suprir todas as demandas necessárias para um aprendizado completo para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com