TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma nova oportunidade para alunos que não tiveram acesso ao ensino regular; um desafio para professores

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

EJA

Uma nova oportunidade para alunos que não tiveram acesso ao ensino regular; um desafio para professores.

Esdra Martins Silva Barros                               RA 412825

Marli Aparecida Rezende                                 RA 433908

Sueli Soares da Silva                                       RA 428641

TUTOR:

VÁRZEA DA PALMA – MG

2016

SUMÁRIO

TEMA 2

JUSTIFICATIVA 2

ANALÍSE BIBLIOGRAFICA 3

PROBLEMA 5

OBJETIVO7

OBJETIVO GERAL7

OBJETIVOS ESPECIFICOS7

METODOLOGIA8

CRONOGRAMA9

REFERENCIAS10


TEMA; as dificuldades dos docentes e dos alunos na modalidade EJA.

Uma nova oportunidade para alunos que não tiveram acesso ao ensino regular; um desafio para professores.

JUSTIFICATIVA

Esse estudo tem como objetivo abordar alguns desafios enfrentados pelos docentes que trabalham, e pelos alunos que estudam na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo assim identificar partes de suas dificuldades.

Os alunos da EJA optam em fazer essa modalidade por vários motivos, entre eles estão à desigualdade de oportunidades, negação do direito à educação-formação, jornadas duplas ou triplas de trabalho (SILVA et al 2006).

Diante desses alunos os professores estão constantemente sendo desafiados a promover uma educação diferenciada tentando acompanhar as alterações ocorridas a partir dos avanços tecnológicos. Assim os docentes da EJA devem estar atentos aos acontecimentos veiculados através da internet, bem como orientar os alunos a fazer uma reflexão crítica dos conteúdos expostos pelos meios de comunicação (SILVA et al 2006).

Em seu estudo Braga (2011), pode se observar que o professor enfrenta vários desafios, como o de ensinar para varias faixas etárias, com a diversidade social, cultural, étnico-racial, sexual entre outras.

Para que haja um bom desempenho o educador que irá trabalhar com a EJA, não pode ser um professor aligeirado, ou apenas um voluntariado idealista motivado pela boa vontade (ORTEGA et al., 2003).

ANALISE BIBLIOGRÁFICA

Braga (2011), em seu artigo analisou como os professores EJA lidam com a diversidade etária em uma mesma sala de aula, com esse estudo foi concluído que os professores têm dificuldades em lidar não só com a diversidade etária, mas também com a diversidade social, cultural, étnico racial, sexual entre outras, exigindo deles melhor preparação das aulas e da seleção do material didático.

No estudo realizado por Silva (2006), focou-se em debater os desafios enfrentados pelos docentes em relação às alterações ocorridas a partir dos avanços tecnológicos que invadem o cotidiano. No desenvolvimento do artigo relataram-se, os desafios dos professores como mediadores da aprendizagem dos novos conhecimentos e promoção da inclusão social.

Strelhow (2010) buscou relatar em seu estudo os elementos históricos essenciais da educação brasileira de jovens e adultos, tentando entender a situação atual. O artigo teve como objetivo buscar “a reflexão sobre as atitudes tomadas no passado que têm suas sequelas na atualidade, proporcionando uma reflexão sobre novos passos a serem tomados no presente e no futuro”.

Pereira (2007) buscou analisar as políticas publicas ou a ausência delas na educação de jovens e adultos e também a relação de jovens e adultos com a educação popular.

Na pesquisa de Scaramussa (2010), sobre a formação de professores em EJA, tanto na teoria com na prática, foi observada que a formação deve ser concebida como reflexão, pesquisa, ação, descoberta, organização, fundamentação, revisão e construção teórica e não como mera aprendizagem de novas técnicas. Com isso o autor concluiu que o ser humano capta e compreende a realidade possibilitando ao educador estabelecer conceitos no processo de formação e construção da prática pedagógica.

Costa (2013), em seu estudo refletiu sobre alguns desafios da formação do educando da EJA diante da complexidade do novo mundo do trabalho. Com isso o autor pode compreender que é preciso entendê-la e ao mesmo tempo enfrentá-la a partir do redimensionamento da prática pedagógica que considere a interdisciplinaridade com o intuito de debater o tema trabalho.

No artigo de Borges (2009), aborda algumas reflexões necessárias sobre a educação de jovens e adultos, analisando questões imbricadas no processo educativo da EJA. Também refletiu sobre a educação de jovens e adultos no cenário educacional brasileiro, mostrando através de uma perspectiva histórico-cultural, mudanças nesta modalidade de ensino nos últimos anos.

Ortega et al. (2003), em sua pesquisa buscou caracterizar o perfil do aluno de curso supletivo, sua realidade e expectativas, para isso foram abordados 35 alunos e 11 professores de dois cursos distintos de ensino supletivo, onde foi aplicado um questionário com 9 questões. O autor pode concluir que a maioria dos alunos do ensino supletivo é jovem tendo idade média de 21 anos, que abandonaram a escola ainda na infância, mas que retomaram os estudos visando, principalmente, um melhor posicionamento no mercado de trabalho.

Há uma grande relevância sobre o papel do professor na consolidação da educação de adultos no campo pedagógico, os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA (CÂNDIDO et al., 2011).

Gomes (2007) pesquisou o conhecimento matemático de alunos do EJA com profissões de pedreiro e marceneiro, a cerca de números decimais, participaram 4 pedreiros e 4 marceneiros na qual realizaram atividades de 12 questões de problemas envolvendo conceito de números decimais, os participantes não tinham conhecimento formal a respeito do assunto. O resultado foi que os alunos resolveram com sucesso os problemas proposto usando apenas conhecimento adquirido em sua experiência profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com