TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VENCENDO OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  20/6/2020  •  Artigo  •  4.424 Palavras (18 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM NEUROPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE

AMANDA ALVES DA SILVA

MUNITCHELY DE OLIVEIRA PERROUT

        

VENCENDO OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DOURADINA

2019

AMANDA ALVES DA SILVA

MUNITCHELY DE OLIVEIRA PERROUT

VENCENDO OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia ALFA de Umuarama, como requisito parcial para obtenção de título de Especialista em Educação Especial com Ênfase em Neuropedagogia e psicomotricidade, sob a orientação da Prof. Dr. Andreia Aparecida Ferreira da Silva.

DOURADINA

2019

VENCENDO OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Amanda Alves da Silva

Munitchely de Oliveira Perrout¹

Prof. Dr. Andreia Aparecida Ferreira da Silva (orientadora)²

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo investigar os obstáculos e métodos para a inclusão das pessoas com necessidades especiais nas aulas de educação física. Como em qualquer outra disciplina presente na matriz curricular das escolas públicas, a educação física obrigatoriamente deve desenvolver a inserção de pessoas com necessidades especiais em todas as aulas tanto teóricas quanto práticas. Para isso, é necessário que os professores sejam capacitados para atender as necessidades de cada tipo de deficiência. Vemos nos dias de hoje, muitos professores despreparados para adaptar as suas aulas para receber os alunos com deficiência, assim como muitas escolas não estão prontas para receber este público que estão cada vez mais adentrando na escola regular. Deve-se então buscar métodos eficazes para promover a verdadeira inclusão na escola, principalmente nas aulas de Educação Física.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência. Escola. Adaptação. Inserção.

ABSTRACT: This article aims to investigate obstacles and methods for the inclusion of people with special needs in physical education classes. As in any other discipline present in the curricular matrix of public schools, physical education must develop the insertion of people with special needs in all theoretical and practical classes. To do this, it is necessary for teachers to be able to meet the needs of each type of disability. We see today many teachers unprepared to adapt their classes to receive students with disabilities, just as many schools are not ready to receive this audience who are increasingly entering the regular school. Effective methods should be sought to promote true inclusion in school, especially in physical education classes.

KEY WORDS: Disability. School[1]. Adaptation. Insertion.

  1. INTRODUÇÃO

A educação inclusiva nas escolas regulares do Brasil teve inicio na década de 1990, depois de décadas de um histórico de exclusão e descriminação social com pessoas portadoras de deficiência. Neste artigo discorrer-se-á sobre os obstáculos para se promover a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física e as adaptações necessárias para que se possa superá-los.

Ainda nos dias de hoje, vê-se que essa inclusão não está totalmente efetiva nas escolas regulares, pois ainda encontra-se falta de acesso, muitos profissionais despreparados ou desmotivados para promover a inclusão na escola, sobretudo nas aulas de Educação Física. Torna-se um desafio para muitas escolas, promover a inclusão nas aulas práticas e fazer as adaptações necessárias para envolver os alunos com deficiência em jogos, brincadeiras e atividades esportivas junto aos demais alunos.

A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento global das pessoas com deficiência em seu desenvolvimento social, afetivo e intelectual, mas principalmente para melhoria de sua condição física. A maior motivação para a pesquisa deste tema foram as experiências vivenciadas e para dispor de um estudo mais aprofundado sobre o mesmo.

O objetivo desse trabalho é sensibilizar sobre a importância das adaptações nas aulas de Educação Física e mostrar que é possível promover a inclusão de qualquer pessoa em qualquer tipo de aula, além disso, causando uma maior socialização com os demais alunos.

A metodologia que será adotada no presente artigo é por meio de pesquisas bibliográficas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Andar, falar, ver e ouvir. Para algumas pessoas, são ações automáticas. Para outras, caminhar, se expressar por meio de palavras ou conseguir enxergar representam o desejo de toda uma vida. Os que se veem privados dessas habilidades são obrigados a se adaptar a um mundo que não foi arquitetado para facilitar o dia a dia de quem possui alguma deficiência. E isso não é diferente quando falamos em educação inclusiva, principalmente nas aulas de educação física. O ingresso desses estudantes em escolas inclusivas é garantido pela Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. É necessário, porém, refletir sobre a qualidade do ensino e das estruturas físicas, oferecidos às crianças e aos adolescentes que querem conquistar seu espaço.

A LDB n° 9394/96, no capítulo V, Art. 58°, trata da Educação Especial como sendo a modalidade de educação escolar ofertada na rede regular de ensino, para alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, com serviço de apoio especializado para atendê-los. O Art. 59°, inciso III, assegura professores especializados e capacitados para trabalhar a integração desses alunos nas classes comuns (BRASIL, 1996).

Partindo da sociedade, entrando na escola e atingindo os professores, a inclusão depende muito mais de um entendimento por parte dos professores e dos alunos ditos “normais” de que os alunos com necessidades especiais, que devem ter a oportunidade de evoluir e mostrar que são capazes de aprender e se relacionar. E a Educação Física é uma das melhores disciplinas no ambiente escolar, pois é através das atividades e jogos lúdicos e a interação de todos os alunos que surgem as oportunidades para os deficientes mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (786.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com