TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variaçaolinguistica

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Variação linguística

A linguagem humana e a sua relação com a sociedade têm questões referentes, pois os seres humanos usam a língua para se comunicar viver em sociedade e com ela se relacionar. Em se tratando da língua portuguesa, pode-se citar como uma das principais variações a diferença entre os falares do Brasil e de Portugal. No Brasil temos muitos falares. Essa variação é justificada não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente, leva a profundas transformações qualquer língua, como também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias profissionais.

Dentro de uma mesma região, as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando, por repetição de hábitos e tendências, suas características, até não compreendido por outras comunidades: presidiários, internautas, trabalhadores rurais, os urbanos, os políticos etc. O que é importante compreender é que essas variações não devem ser vistas como 'erro' e sim – variações. Até mesmo a questão do uso da 'Norma-não padrão' não pode ser discriminada. Muitas vezes, ela prende-se a raízes perfeitamente históricas e a leis que a própria língua protege, tais como, economia, suficiência e necessidade.

Ferdinand de Saussure e considerado o pai da linguística por ter sistematizado os estudos linguísticos e como ele próprio disse, ¨a linguagem tem um lado individual em lado social, sendo impossível conceber um sem o outro¨.

Enquanto a língua e dotada de ordem e sistematização a fala e irredutível a uma pauta sistemática, ou seja, os atos linguísticos não formam um sistema. Como entidade social tem a língua portuguesa que todos nos brasileiros adquirimos como falantes nativos e que a nos pertence como também nos pertecem a identidade de sermos brasileiros.

A língua que falamos e a mesma todos nos usamos o mesmo sistema linguisico chamado português brasileiro porem a fala de cada um de nos e diversificada individual e heterogênea.

A escola tenta impor sua norma linguística como se ela foss4 de fato a língua comum a todos os milhões de brasileiros. Muitos estudos são realizados em diversas partes do mundo para analise das variedades linguísticas. No Brasil temos projetos de pesquisas que são realizadas para analisar as variedades linguísticas das diversas cidades e regiões.

A variaçao linguística pode ocorrer em todos os níveis da língua sendo que esses níveis podem estar vinculados a três tipos de fatores:

-geográfico;

-sociais e socioculturais;

-de contexto;

A variação fonética e a que caracteriza os diversos sotaques existentes no Brasil, quando falamos a forma como juntamos as palavras aumentamos ou diminuímos nosso tom de voz para passar a mensagem ou ênfase que colocamos em determinadas silabas ou palavras que determinam o ritmo de nossa fala e esse ritmo variam muito nas diversas regiões do brasil.

O outro parâmetro para diferenciar as variedades linguísticas esta relacionada com a identidade dos falantes e também cm a organização social e cultural de sua comunidade a qual esta inserida.

Podemos então concluir que não existe o errado, mas o diferente. E regra nesse caso não significa prescrição, mas uma sistematização linguística do falante de acordo com a variedade de sua comunidade linguística o problema de ser diferente não esta no fato linguístico, mas na sociedade em que esta inserida. E o preconceito linguístico não acontece só não Brasil e não e recente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com