TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variaçoes linguiticas

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE AHANGUERA UNIDERP

Rua: Avenida Doutor Alberto Benedett,444 Vila Assunção

Santo André-SP

TUTOR (A): Priscila Lima Oliveira

Trabalho apresentado para as disciplinas de: Didática da Língua Portuguesa; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Competências Profissionais; Fundamentos da Gestão em Educação; Pedagogia Empresarial.

Desafio feito por:

Ana Paula Siqueira Dos Santos, RA 8377848452.

Valquíria Vieira Dos Santos, RA 1299262981.

        

        SANTO ANDRÉ, 16 DE NOVEMBRO DE 2016.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o assunto sobre variações linguística nas aulas de língua portuguesa, onde será elaborado um plano de aula contendo objetivos conteúdos ,metodologia, recursos e avaliação da aula citada, será desenvolvido um trabalho relatando sobre os alunos do EJA de faixa etária distintas que não conseguiram completar o ensino fundamental na idade regular ,citaremos alguns comentários sobre as legislações e documentos referente a educação de jovens e adultos no Brasil.

Falaremos a respeito das dificuldades e diversidades que envolve essa modalidade, através de vídeos assistidos faremos comentários pessoais a respeito de como são trabalhadas e enxergadas a educação de jovens e adultos no Brasil e também sobre a falta de verba que envolve problemas econômicos sociais e pessoais que afetam ate mesmo a desistência dos alunos pelos estudos.

Responderemos algumas questões referente a EJA e por fim faremos a estrutura do texto e a conclusão de tudo o que foi desenvolvido no trabalho, no que podemos melhorar e atuar como futuros pedagogos para ampliar o conhecimento de todos e juntos aprendermos e ensinar uns aos outros.    

      DESENVOLVIMENTO

Passo 1

O processo de democratização, o aluno precisa ter acesso á escola e além disso garantir a permanência nela, a escola precisa preparar cidadãos que possam levar esse conhecimento adiante através de um trabalho em conjunto Gestão escolar e a comunidade, mesmo sabendo que estamos longe de conquistar um nível de qualidade escolar temos que lutar para alcançar a plenitude nos estudos e na qualidade escolar mudar o paradigma da escola e centrar no cidadão sujeito autônomo através da mediação do professor, liberdade e autonomia exige participação da sociedade.

Para termos qualidade nas escolas é preciso trabalhar junto com a comunidade e estar abertos para ideias e ter e dar liberdade para o aluno se expressar suas questões sobre a escola e a comunidade temos que atentar para as diferenças dos cidadãos e não impor a singularidade ampliar o conhecimento avançar e melhorar a Gestão  

Passo 2

Quais os pressupostos teóricos da educação de Jovens e Adultos?

Segundo o livro Currículo em Movimento da Educação Básica de Jovens e Adultos, indica que a concepção políticas e pedagógicas, vai além dos conhecimentos do aluno, busca melhorar as condições em que vive o educando e tem como finalidade tocar no mais intimo reconhecendo essencialmente em sua humanidade. Acredita-se que o saber não está dissociado as condições humana.

De acordo com o livro, a educação popular caracteriza-se por princípios e práticas educativas entre educando e educador visando a forma integral do sujeito. O educador da EJA trás a marca de diversas experiências da vida, para tanto em pensar numa metodologia que contemple integridade entre os aspectos sociais, políticos cognitivo e afetivo. Ressalta também o pressuposto assumido pela UNESCO(1985) que o direito de aprender constitui-se pilar fundamental para o desenvolvimento humano e o processo social e, por isso, deve ser assegurado a todos os seres humanos em qualquer tempo.      

Quais as perspectivas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos.

Na avaliação da EJA acredita que a reflexão é fundamental afim de obter resultados nos objetivos propostos.

As perspectivas da avaliação deve estabelecer uma relação de autonomia e possibilidades de reflexão sobre a sua prática educativa e os saberes deverão ser dialogados com novos conhecimentos.

Na avaliação formativa deverão ser consideradas avaliação formal ( testes / provas, trabalhos, projetos escolar, atividades e outros). Avaliação informal, (auto avaliação, valores e juízo de encorajamentos e outros formatos a serem definidos no Projeto Político Pedagógico Escolar). A avaliação deve considerar as Diretrizes de Avaliação Educacional da SEEDF, de maneira construtiva, colaborativa e não de punição.

Passo 3

A importância em realizar um trabalho sobre “Variação Linguística”.

De acordo com o vídeo, existem três tipos de variação da língua: histórica, sócio cultural e geográfico:

A variação histórica são as mudanças que a língua sofreu ao longo dos tempos.

A linguagem sócia cultural, fala de forma diferenciada na mesma cidade, estado ou no mesmo pais.

A geográfica é o modo de falar em cada região.

Considerando estas informações, entendemos que a importância de se trabalhar com este tema “Variação da Língua”, é  valorizar e principalmente respeitar as histórias de cada um fazendo uma sondagem  das experiências que cada educando traz pra dentro da sala de aula, pois numa sala existem alunos com diversos tipos de culturas  e estas deverão ser valorizada na convivência entre educando e educador

                                   Plano de aula.

Tema: Variação linguística

Série: 5º ano do ensino fundamental.         Duração: 40 minutos

Conteúdo: Leitura e escrita (Música “Ai que saudade d’ocê”) Elba Ramalho.

Objetivos:

  • Valorizar a linguagem cultural sem preconceitos.
  • Identificar as variações linguísticas através de textos e músicas.
  • Analisar o processo de transformação da língua no decorrer dos tempos.
  • Refletir sobre a língua falada e escrita

Metodologia:

Preparar a turma alguns dias antes falando sobre a importância em trabalhar o tema Variação Linguística.

No dia da aula, abriremos uma roda de conversa para saber se alguém conhece pessoas que tem sotaque ou dialeto diferente do nosso.

Ouviremos a música “ Ai que saudade d’ocê” acompanhando a letra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (766.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com