TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À pedagogia Froebeliana e os jogos

Artigo: À pedagogia Froebeliana e os jogos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

Froebel foi um dos primeiros educadores pedagogos a delimitar uma educação para os primeiros anos de vida da criança – de 03 a 06 anos. Sua pedagogia, desenvolvida na instituição camada Kindergarten (jardim da infância), buscava enfatizar a criança, na sua auto – atividade espontânea, no seu interesse, no brinquedo, no trabalho construtivo e no estudo da natureza como elemento essencial da sua educação.

Defendia a idéia de evolução natural da criança, onde a criança seria sementinha ou plantinha que brota e a professora seria a jardineira que cuida para que a plantinha ou sementinha se desenvolva harmoniosamente.

A PEDAGOGIA FROEBELIANA E OS JOGOS

Na pedagogia Froebeliana, a importância dada ao jogo refere-se ao seu caráter inato que provoca na criança representações do mundo. A tendência natural da criança ao jogo é usada como um meio que o educador pode aproveitar para fornecer a criança hábitos de ação, sentimentos e interpretações do mundo e da vida aprovados por ele.

Kishimoto (1996) destaca que na filosofia educacional de Floebel o jogo ganha status de atividade mais características da criança, o que faz com que Froebel construa uma metodologia baseada nos dons, que seriam materiais como bolas, cubos, varetas, etc. Nas ocupações atividades simbólicas livres ou orientadas acompanhadas de musicas e movimentos corporais.

A respeito do novo sistema educacional de Froebel, Monroe (1985) relata que com o jardim da infância Froebel, a educação da criança pequena ganhou popularidade na Europa. Instituição com a finalidade de educar crianças entre 03 a 06 anos começaram a proliferar-se, principalmente, na França e Ana Inglaterra. A principio, por volta de 1854, era pouco os casos de jardim da infância, sendo que este se caracterizava por ser instituição particular voltada exclusivamente para as classes mais abastadas. Somente em 1874 é que a ideia dos jardins da infância começou, timidamente a ser incorporada ao sistema publico da Europa.

Avaliação para Froebel deveria ser feita analisando dois aspectos: como a criança realiza suas atividades enquanto pessoa dentro de um contexto social e como a criança usa os materiais para efetivar as atividades

JOGOS, BRINCADEIRAS E DINAMICAS LUDICAS.

O conhecimento adquirido através da pedagogia lúdica tem importância significativa, já que possibilita a produção do saber, interagindo, assim, na formação de seres críticos e ativos despertando uma maior consciência de si mesmo. O ato motor já se faz presente na criança desde o instante em que ela nasce e à medida que ela vai crescendo, vai desenvolvendo cada vez mais tais movimentos. Assim, devem-se oferecer atividades de estimulação para os bebês o mais cedo possível, preferencialmente desde o nascimento para que os mesmos cresçam conhecendo e explorando seu corpo, adquirindo controle sobre ele e interagindo com o mundo a sua volta.

É necessária a informação sobre a importância do trabalho com o brinquedo em detrimento á próprio formação da criança. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ele precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989), a maneira de a criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.

Em relação à atividade escolar, a mesma deverá ser uma forma de lazer e de trabalho para as crianças do pré-escolar. Com isso, os brinquedos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino aprendizagem. A criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através das brincadeiras, ou seja, em atividades predominantemente lúdicas As atividades com os brinquedos terão sempre objetivos didático-pedagógicas e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando. “Os métodos de educação exigem que se forneçam as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência infantil” Piaget (1989).

Atualmente graças ao trabalho de psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança.

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA E DO BRINCAR

O ato de brincar e a brinquedoteca possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

TÍTULO: Boliche de latas.

TIPO DE BRINQUEDOTECA: Escolar.

DIFICULDADES ESCOLARES: Coordenação motora.

DIAGNOSTICO: O aluno que apresenta DA ligadas a esta categoria (motora) tem problemas de coordenação global ou fina, ou mesma de ambas, visiveis em diferentes contextos, nomeadamente em casa ou na escola. Esta descoordenaçaõ, pode originar problemas na escrita, uso de um teclado, entre outros.

TEMPO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 1 hora.

LOCAL PARA A ATIVIDADE: local com espaço como quadra ou pátio da escola.

MATERIAL: Bolas de meia, feitas com algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com