TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA - FONTE DE VIDA

Por:   •  1/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

        Este trabalho tem como intuito conscientizar não só as crianças, mas a sociedade em relação ao uso da água corretamente, já que mesmo existindo em abundância a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos em virtude das mudanças climáticas, poluição e o mal-uso de tal. Vemos que o uso intenso exigido pela humanidade atualmente provoca impactos que excedem a capacidade dos mecanismos naturais de purificação da água, e que por isso várias cidades já passaram por uma crise de escassez e através de métodos conseguiram reverter o ocorrido e hoje, conseguem manter um controle sobre o uso da água.

Com esta situação, achamos extremamente necessário tratar este assunto com as crianças, para que elas possam ter um desenvolvimento e melhor conhecimento sobre o tema que pode ser tratado desde a primeira infância (ensino infantil), e cabe a nós educadores abrir os olhos da sociedade que não utiliza deste bem com consciência para que percebam que se não economizarem, nossas gerações futuras pagarão o preço sem terem culpa.

 

A importância da água

  • Plano de aula

Conteúdo: Água

Idade: 6-7 anos

Objetivo: Que os alunos reconheçam a importância da água desde muito novos, para o surgimento e manutenção de vida, sabendo usá-la conscientemente para uma melhor sobrevivência. Além de fazer análises sobre o uso deste recurso, sabendo diferenciar o que é certo ou errado.

Justificativa: O tema abordado “A importância da água” que se propõe aqui, serve para orientar as crianças a terem uma visão mais ampla sobre a água, e entender que a mesma está envolvida em muitos problemas atuais, como um dos principais a falta de água em muitos lugares. O projeto deve ser desenvolvido, proporcionando as crianças novas experiências com participação ativa, para que possam ampliar seus conhecimentos até então prévios, e assumir de forma independente atitudes acerca de melhorar as atitudes relacionados a água e ao meio ambiente, consciente de sua proteção e conservação.

Quantidade de aulas: 5

Estratégias:  

  1. Propor questões aos alunos, diagnosticando seus conhecimentos sobre o assunto proposto e apresentar-lhes a música “Planeta água”;
  2. Solicitar que façam pesquisas e tragam à sala de aula para discussão, alguns tópicos que acham importante sobre o tema;
  3. O professor então, deverá sistematizar trazendo gráficos ou usando os livros pedagógicos, além de realizar projeto com professores de outras matérias (professor de Português pode fazer a interpretação da música proposta e o de Matemática pode ajudar na pesquisa sobre a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo e/ou espécies);
  4. Analisar junto aos alunos a importância da água para os seres humanos e animais;
  5. O professor pode solicitar uma conta de luz aos seus alunos, para que os mesmos verifiquem e analisem o seu consumo, já os conscientizando sobre o uso correto da água;
  6. Pedir aos alunos para elaborarem uma lista do que é adequado e do que não é adequado no consumo da água;
  7. Por fim, montar alguns materiais (cartazes, maquetes), para conscientizar todos da escola;

Conclusão: Espera-se que no fim do projeto as crianças tenham consciência da importância da água para o nosso meio social, para a vida animal e vegetal, sabendo usá-la sem desperdício e sem poluí-la.


Desenvolvimento do tema

No dia 22 de março é comemorado o dia da água, essa data foi instituída pela (ONU) – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância e o cuidado que deve se ter com esse nosso bem tão precioso, que desde muito tempo vem sendo usada de forma erroneamente pelo homem.

De acordo com a ONU, cerca de 95% da água do planeta Terra encontramos nos mares e oceanos, ou seja, é imprópria para o consumo humano, sendo apenas 4% dela consumivel, estimando que o restante de 1% esteja disponivel, já que há outras formas de se encontrar água, como nos vapores atmosfericos e nas geleiras.

Os grandes inimigos da preservação da água consumível são a forma qual esse bem é utilizado e a poluição, por isso é essencial que as crianças desde cedo aprendam a valorizar e economizar a água. Um caso de poluição em grande massa no nosso pais é o Rio Tietê, onde é extremamente poluído pelas fábricas, e lixos jogados pelas pessoas.

A poluição é a causa da redução do volume de água reaproveitável na Terra, onde permanece com o mesmo volume enquanto sua demanda é cada vez mais crescente. E é por este motivo que a conscientização deve ser feita de modo geral nas zonas urbanas, empresariados, fábricas, etc.

E para instigar os adultos, é necessário que as crianças tenham esse conhecimento, por este motivo decidimos escolher esse tema para trabalhar em sala de aula. Partindo de conversas simples sobre a falta de água dentro de casa, as enchentes que acontecem em alguns pontos da cidade, se alguém dentro de casa usa de métodos para a economia de água começaremos nosso projeto.

É importante que a criança saiba as classificações de águas existentes no mundo, e que não é só o que ela consome, nem a que vê quando vai à praia, por exemplo. Temos então, a água salgada, água doce, água salobra, água potável, água mineral, água destilada, água poluída e água contaminada, através de pesquisas na sala de informática ou em livros didáticos e com o auxílio do professor, a criança saberá a diferença de cada uma citada.

  • Porque devemos preservar a água?

Em 50 anos já foram registradas mais de trinta guerras pela água, e como já dito a sua importância anteriormente, a água é imprescindível para a produção de alimentos, sem ela o cenário seria de fome no mundo inteiro. O saneamento básico também precisa da água, assim como os hospitais e para a nossa casa, já que precisamos dela para manter e saúde.

  • Cidades que podem ficar sem água no mundo

São Paulo:

São Paulo entre 2014 e 2015, passou uma situação onde seu principal conjunto de reservatórios Cantareira atingiu seu menor nível, com isso, a Sabesp passou a puxar a água que ficava abaixo dos canos, tal chamado como “volume morto”, reduzindo a pressão e distribuição da água, fazendo com que parte da cidade ficassem desabastecidas. Em dezembro de 2015 o conjunto Cantareira voltou ao normal, devido às chuvas.

Cairo:

O rio Nilo enfrenta problemas até hoje, sendo fonte de 97% da água do Egito. É considerado pela ONU o oitavo país do mundo com mortes ligadas à poluição hídrica entre os países com renda de nível médio-baixo, e ainda estima que o país sofrerá com crises hídricas no ano de 2025.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com