TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É ADMISSÍVEL A PENHORA DO DIREITO DE COMPRA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA?

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

3.1. O MÉTODO COMO CAMINHO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

A prática cientifica em sua totalidade, mostra-se, quando a observamos, como uma aplicação de atividades de aspecto operacional técnico, mas essas técnicas não são usadas de forma aleatória. Ela deve ser fundamentada na epistemologia, que ampara e explica sua metodologia na prática.  Quando vamos conhecer algo, nem que seja minimamente, construímos uma relação entre o sujeito e o objeto.

O método científico é um conjunto de processos lógicos e de técnicas operacionais que dá ligação ás relações entre os fenômenos. Dentro do método, o cientista, observa os fatos, primeiramente de maneira espontânea, mas com o passar do tempo pode-se acrescentar certo planejamento sobre ela. Esse é o caminho para sabermos por que tais fatos ocorrem dessa forma, entretanto é preciso estar problematizado e consciente de forma racional e lógica.

A razão é quem comanda o primeiro passo, com a sua criatividade formula hipóteses, que estabelece uma relação fundamentada para explicar essa ideia. Com uma hipótese formada é necessário verificá-la no campo experimental. Se essa hipótese for confirmada se torna uma lei, que é um princípio geral com uma série ilimitadas de fatos. Quando várias leis diferentes são agrupadas em um grupo chamado teoria. Por fim, quando juntamos várias teorias independentes que obedecem um único principio chamamos de sistema.

Existem dois momentos no método científico, o momento experimental e o momento matemático. O momento experimental está presente na fase indutiva do método, já no momento matemático é a fase dedutiva que constrói a ciência. O raciocínio indutivo se dá em um processo de generalização, quando uma porcentagem de fatos são interligados aos fatos não observados, e quando fatos se transformam em lei quando o fato é comprovado. O raciocínio dedutivo é a passagem do fato universal para um fato particular, e quando e a lei passa a ser teoria.

O processo lógico-dedutivo é vivenciado na ciência, principalmente na matematização. Assim tendo sucesso na era moderna pela sua influência na utilização da teoria para organizar o mundo. Servindo de base para a indústria e para a revolução industrial, que ajudou o ser humano a manusear a natureza.

Referência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com