TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE O FILME “CRIMES DE FAMÍLIA”

Por:   •  22/9/2022  •  Monografia  •  5.711 Palavras (23 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

SEDES ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

TEORIAS DA PSICANÁLISE E SUA PRÁTICA CLÍNICA

RENATA NUNES GHIZZI

ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE O FILME “CRIMES DE FAMÍLIA”

(Sebastián Schindel, 2020)

                                                        SÃO PAULO

2022

RESUMO

O presente trabalho visa fazer uma análise psicanalítica sobre o filme “Crimes de Família” (Sebastián Schedel 2020), pautada na teoria Freudiana. Usaremos como base o conteúdo dado no curso “Teoria da Psicanálise e sua prática clínica”.  Falaremos sobre o filme a luz dos conceitos das duas Tópicas Freudianas.

1   INTRODUÇÃO

A Psicanálise é método de investigação dos processos inconscientes e nasceu no século XIX tendo como seu ideal percursor Sigmund Freud (QUINODOZ, 2007). Ela se insere na história como um campo de conhecimento dedicado aos fenômenos psíquicos, o que não exclui as relações com o ambiente, mas ressaltando a importância de ser uma explicação para os fenômenos propriamente humanos como comportamentos, afetos e pensamentos através do inconsciente, contradizendo uma concepção do ser humano como senhor de si mesmo, racional, capaz de dominar-se, expondo uma fragilidade humana (ROUDINESCO, 2000).

Os primeiros trabalhos de Freud, são datados de 1892, ele iniciou sua carreira médica em uma clínica psiquiátrica e depois em um hospital. Se deparou com muitos casos de histeria repletos de sintomas que a medicina tradicional da época não conseguia solucionar. Esses casos o motivaram a estudar mais sobre o assunto e Freud trilhou um longo caminho desde a hipnose, técnica utilizada na época, até a associação livre. Passou a ouvir os pacientes, os deixando à vontade para falar o que vinha em suas mentes sem nenhum tipo de interferência.

                 Freud, (1901) descreve lapsos do nosso dia a dia, linguagens, escritos, de memória, entre outros acontecimentos, que são atribuídos ao a caso, porém não tem nada de acaso e, embora os chamemos de acidentes, tais atos psíquicos estão, para sua realização além da nossa capacidade consciente.         Esses atos falhos, como os sonhos e sintomas, revelam um processo inconsciente que se desenvolve sem que percebamos, a partir de conteúdos latentes que escapam ao controle consciente. AFETOS RECALCADOS......CONTEÚDOS RECALCADOS. EGO, ID...

Na teoria Freudiana não podemos deixar de citar o complexo de Édipo que de forma mais rasa, trata-se da representação inconsciente pela qual se experimenta o desejo amoroso e sexual da criança pelo genitor do sexo oposto e sua hostilidade/ rivalidade com o genitor do mesmo sexo (Freud 1924). FALAR MAIS SOBRE...

2   OBJETIVO

Este Trabalho tem como objetivo introduzir os descentes a atividades de análise de temas culturais com base na teoria psicanalítica. Servindo de concretização da disciplina e verificação da aprendizagem.

3   METODOLOGIA

                 O proposto pela disciplina é exercitar reflexões críticas sobre produções humanas e sua expressão a luz da teoria psicanalítica utilizando produções artísticas e audiovisuais, como por exemplo filmes. No caso desse presente trabalho, utilizaremos o filme “Crimes de família” para fazer essa análise.

4   SINOPSE

               O filme “Crimes de Família” (2020) retrata uma família tradicional e abastada, cujo o filho, já em idade adulta, passa por problemas com a justiça. Acusado de violência doméstica e sexual contra ex-esposa, Daniel, filho do casal, é preso. Em paralelo a família passa por problemas com a empregada Gladys. Esta uma mulher analfabeta que morava com seu filho de três anos junto com os patrões. Gladys é presa por infanticídio, acusada de dar à luz e matar o recém-nascido por asfixia.

5   ANÁLISE DO FILME

O filme dá bastante ênfase as figuras femininas, três mães são retratadas cada uma com suas características e posições sociais. Alicia mãe de Daniel, uma mulher de classe média alta, tem um filho, que ao longo da trama, percebemos ser um filho “problema”. Daniel foi expulso de casa, pelo pai aos 30 anos, já percebemos uma relação conturbada com Inácio (pai).

Nessa relação notamos Daniel ainda fixado na figura materna, podendo dizer que ele não superou o Complexo Edípico. Como sabemos o complexo de édipo é um conceito criado por Freud para caracterizar uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança. Essa fase acontece por volta dos 3 a 6 anos de idade onde a criança encontra-se no período da fase fálica. Nesse período, no caso dos meninos, a criança idealiza a figura materna e desenvolve um amor pela mãe, ao mesmo tempo que vê o pai como uma “ameaça” e rivaliza com ele.

Daniel mostra-se, um filho que sempre se reporta a mãe, sobre esse comportamento, notamos que para Daniel o pai é uma figura quase que “inexistente”. Em uma conversa em que ambos falavam sobre a separação dela

(Alícia) e Inácio, Daniel diz: “ainda bem que ele foi embora, ele não servia mesmo para você”, percebemos aí a desqualificação da figura paterna.

A Internet pode ser considerada uma excelente ferramenta oriunda da tecnologia da informação para facilitar a comunicação de pessoas, empresas e instituições. A facilidade de utilizar esse meio de comunicação possibilita expor produtos e serviços para clientelas específicas. Mas, no emaranhado de dados e informações existente na rede de computadores, novos mercados de atuação profissional estão surgindo, onde pode-se observar que muitas profissões estão se adaptando e principalmente as organizações estão escolhendo pessoas que possam colocar um pouco de ordem no caos existente.

A era digital provoca mudanças de perfis referentes aos profissionais que selecionam, organizam, recuperam e disseminam a informação. E, considerando principalmente a comunicação realizada por meio de redes de computadores, onde trafegam informações no formato digital, os conhecidos "bits", surge no mercado um novo perfil deste profissional, que pode ser considerado um "arquiteto da informação" em ambiente Web, tendo como pano de fundo desse cenário Web a flexibilidade, a velocidade e a quebra de espaços geográficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (139 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com