TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Psicologia Organizacional

Nome do Aluno: MÁRCIA CAMARGO

Atividade Avaliativa 2 (AD1)

Fale sobre de que maneiras a APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL pode vir a ser um instrumento de grande valor para a gestão pública.

Cada vez mais os seres humanos precisam se desenvolver e de acordo com Mariotti (1999, p. 23), “o conhecimento aumenta cada vez mais, em cada vez menos tempo, e um maior número de pessoas precisa aprender cada vez mais, em cada vez menos tempo”. Esta definição tem tido um significado muito presente neste momento em que a humanidade está vivendo. Aprender é algo fundamental na vida das pessoas. Seja considerando sua formação escolar, acadêmica ou profissional, é importante se manter constantemente atualizado na sua área de atuação, pois, como diz o ditado: “conhecimento é poder”, e obtê-lo traz mais vantagens para a carreira profissional e também para as empresas.

E no tocante as empresas, não apenas as empresas privadas, mas as públicas também têm grande necessidade de ter em seu quadro organizacional pessoas engajadas na busca de aprendizagem constante. Segundo os estudiosos, nesta busca, mudar e aprender são verbos que integram um processo contínuo e de forma acumulada voltado à competição, à inovação e novamente à competição, e assim por diante. De acordo com a teoria da aprendizagem organizacional, existem diversas formas com que o saber é construído: pode ser por meio das experiências práticas; do exemplo de terceiros, na troca de ideias ou com outros estímulos. 

O ritmo ditado pelas mudanças e pela avidez do mercado por inovações obriga as organizações a estabelecer estratégias que, por sua vez, só se viabilizam com a identificação e o uso de seus recursos e competências. Desta forma, os organismos públicos devem dotar os indivíduos de comportamentos elásticos, flexíveis, que não se deixem “imobilizar” pelas mais que tradicionais e diversificadas formas de resistência à mudança. São de uma diversidade imensa as variáveis que podem afetar o comportamento organizacional, sendo que a imprevisibilidade dos contornos organizacionais, e por isso funcionais, age nos nossos dias como um dos principais determinantes na formação desse comportamento.

         Hoje importa à gestão saber motivar na incerteza, apesar desta tarefa ser um tanto mais difícil no contexto da Administração Pública onde os recursos são escassos, o recrutamento e a seleção são definidos por critérios muito rígidos, mas a necessidade de adaptação à “nova ordem mundial” é igualmente necessária.

Num contexto deste tipo a Aprendizagem Organizacional aparece como fundamental, na tentativa de “reabilitar” os recursos humanos para as novas necessidades comportamentais. Para que este objetivo possa ser atingido importa sobretudo compreender a fundo os processos de mudança organizacional, única forma de os podermos influenciar ou condicionar. Com a aprendizagem organizacional os colaboradores tornam-se mais engajados, confiantes e satisfeitos com o trabalho que realizam, o que consequentemente todos, governo e sociedade, serão beneficiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com