TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS OU RESENHAS

Por:   •  20/4/2021  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS OU RESENHAS

Nome do Aluno: Aline Cascaes de Oliveira RA:91180034

Período: 5ºA   Curso: Psicologia

Atividade: Resenha

Nome do artigo: Fundamentos Psicanalíticos Davi E. Zimerman.

Data:24/03/2020

Resenha ou Relatório: O que mudou nas Regras técnicas “legadas por Freud”

Nos anos de 1912 a 1915 Freud elaborou trabalhos sobres técnicas psicanalíticas deixou seu legado as regras mínimas que devem reger a técnicas de qualquer processo psicanalíticos. Interessante considera que o próprio Freud disse que na verdade eram apenas “recomendações”, mais habitualmente são compreendido como regras em virtude do tom pedagógico e a parte superegoico em seu discurso  classicamente são 4 regras a primeira regras fundamental ou regras da livre associação de ideias, segunda regras da abstinência, terceira regras e neutralidade e a quarta regras atenção flutuante.

Também se faz legitimo ter uma quinta regras, a qual seria a regra do amo á verdade.

A essência permanece sobre elas, porém elas vêm sofrendo muitas transformações, próprias do decorrer natural do tempo (sem contarmos a questão ruptura epistemológica). A base psicanalítica transita três  fase bem marcante que são  a primeira fase psicanalise pulsional : tida rigor dos psicanalista pioneiro e seguidores imediatos , cujo enfoque dos psicanalista seria exclusivamente na pessoa do analisando no embate entre as pulsões e desejos e defesa a segunda fase foi objetal enfoque do psicanalista no mundo das relações objetais internalizadas do paciente , conteúdo manifesto ou oculto no seu psiquismo e a terceira fase e a psicanalise vincular o que importa e o que acontece com o analista e analisando na interação de ambos.

A regra fundamental é a associação livre, fale o que vier a sua mente livremente o analisando vai explorando os pensamentos que vier a sua mente isso nada mais e que uma via régia para o inconsciente cabe o analista fazer a escuta sem julgamento e deixando bem claro isso para o analisando ate porque Freud olhava só para o inconsciente.  A regra da Abstinência foi elaborada devido o amor de transferência, nesta época eram atendidos pacientes histéricas e o tratamento era curto, foi estabelecido esta regra para que o analista não tenha  vínculos com os analisando , a  atividade que deveria ser proposta era a de interpretar, devido a sua preocupação sobre o envolvimento do analista com os pacientes Freud utilizou a metáfora de um radiologista  proteger-se com uma capa de chumbo contra a incidência dos efeitos maléficos dos raios . Regra da atenção flutuante o analista precisa estar atento a pois é a fala do paciente numa linha de discurso que vai aparecendo lacunas ,e lembranças   , estabelecer uma conexão de inconsciente para inconsciente, o analista que tentar levar está atenção flutuante ao pé da letra vai se sentir em estado de desconforto, pois é impossível sustentar a condição em todas as sessões.

Regra da Neutralidade diz respeito à imparcialidade, ou seja, o analista deve aceitar seu paciente pelo que ele é, precisa estar disponível a outros pontos de vista, a necessidade de que o analista não se envolva afetivamente com o seu paciente. Conforme é mencionado no texto a neutralidade, suficientemente adequada, somente surge quando o analista resolveu a sua Contratransferência acerca de determinado conflito provindo do paciente, assim podendo integrá-la à sua função interpretativa.

Preservação do Setting o analista e o analisando precisam entender seu lugar e seguir as regras estabelecidas no contrato, ou seja, a definição dos papéis do terapeuta e do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com