TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCACIONAL/ OFICINAS PARA ALUNOS

Por:   •  28/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO EDUCACIONAL/ OFICINAS PARA ALUNOS

TEMA: Educação, Lógica e Matemática

PÚBLICO ALVO: Alunos de 9 a 17 anos

JUSTIFICATIVA:

Essa oficina será aplicada no Instituto Beneficente Emanuel (IBEM). Uma organização religiosa, de caráter de assistência e promoção social, educacional, saúde e cultural, que tem como objetivo geral educar para transformar.

A oficina é realizada em turno contrária ao turno regular dos alunos (realizada no turno matutino) e mediante uma organização direcionada ao objetivo de instigá-los e estimulá-los a uma nova postura diante do contexto escolar.

Levando em conta a defasagem do ensino da matemática pela escola, a oficina tem o ideal de ensinar lógica-matemática de forma contextualizada com a vida dos alunos, mostrando o que os alunos já sabem e aonde já utilizam os assuntos visto em sala e instigando, amadurecendo e consolidando o aprendizado.

METODOLOGIA:

A oficina será lecionada trazendo uma visão construtivista e contextualizada da matemática focando no uso da lógica e de problemas palpáveis dentro do cotidiano dos alunos.

Para se contextualizar serão utilizados jogos lúdicos criados durante as aulas e um projeto de uma calçada acessível para o trecho do edifício do instituto utilizando os assuntos vistos pelos alunos. Além de problemas relacionados à matemática financeira e economia doméstica.

OBJETIVOS:

  • Trazer para o alunado uma forma amigável do ensino da matemática;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da matemática no dia a dia;
  • Incentivar a curiosidade a respeito da matemática e seus diversos usos;
  • Criar um laboratório de matemática para o instituto com jogos e materiais didáticos;
  • Incitar um pensamento social valorizando a comunidade em que se está incluso;

EMENTA:

A oficina será focada em resolução de problemas e desenvolvimento da lógica-matemática. Esses problemas necessitarão de conhecimentos como: operações básicas, números decimais, equação do primeiro grau, regra de três, unidades de medidas, comprimento, área, volume, ângulo, porcentagem, juros simples, desconto entre outros.

A ementa da oficina será mudada de acordo com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos ou mediante a dificuldades demonstradas pelos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com