TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIACAO PSICOLOGICA

Por:   •  7/9/2022  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                                                          Danyella de Araújo Queiroz.

Disciplina: Avaliação Psicológica

                                                                                       Matricula: 002-022026

                                                                                       Psicologia matutino 6º período

Dissertação Argumentativa

A Avaliação Psicológica é uma ferramenta no processo de investigação diagnostica ela pode ser realizada através de entrevistas e testes psicométricos; pode ser aplicada através de várias técnicas.

Tem como função primeira auxiliar o psicodiagnóstico, além de produzir o diagnostico a avaliação psicológica também é usada para predizer comportamentos humanos, no âmbito da psicologia do transito como exemplo tem como objetivo de investigar características de constructo de personalidade, pra predizer através de testes possíveis comportamentos de risco, a avaliação psicológica no âmbito escolar por exemplo faz uso de ferramentas que auxiliam no processo de adaptação ao ambiente escolar, orientação de carreira, orientação aos pais , aos educadores e aos alunos no processo de aprendizagem .

No contexto jurídico a avalição será pericial e sem obrigatoriedade de sugerir procedimentos, nesse âmbito o psicólogo apenas irá responder e fundamentar sua resposta através de vários processos da avaliação psicológica.

Na seleção de pessoas o uso da avaliação psicológica tem como objetivo identificar o perfil do selecionado e o perfil da vaga para qual está se candidatando.

Podemos perceber que a avaliação psicológica abrange diversas áreas e de acordo com a área e a função a que se destina, a avaliação psicológica não é um campo da psicologia, mas uma ferramenta de auxilio em diferentes contingencias.

Dessa maneira podemos notar que a avaliação psicológica         se desenvolve sob diferentes enfoques e as avaliações são calcadas por um extenso processo de pesquisa e estão sustentadas por métodos científicos e essa fundamentação teórica permite que haja resultados confiáveis.

Contudo também é muito oportuno dizer que embora a pratica esteja pautada e embasada por métodos científicos a ferramenta avaliação psicológica sem uma interpretação também pautada em conhecimento empírico de nada tem valia ou mesmo tem fidedignidade, ou credibilidade no resultado, por isso acredito que um grave erro foi cometido ao liberar o acesso aos testes psicológicos para não profissionais de psicologia  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com