TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇAO PSICOLOGICA

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO PSICOLOGICA NO BRASIL: FUNDAMENTOS, SITUAÇÕES ATUAL E DIREÇÕES PARA O FUTURO.

A avaliação psicológica é um segmento particular da psicologia dedicado a criação de instrumentos e técnicas, e o desenvolvimento de testes psicológicos e de psicometria, e é responsável pela operacionalização das teorias psicológicas, permitindo que essas teorias possam ser testadas, aprimoradas, contribuindo assim para a evolução do conhecimento na psicologia. O fundamento para a avaliação psicológica não determinado em apenas uma área e sim a amplitude  da psicologia. (PRIMI, 2010).

Os instrumentos de avaliação é complexo e constitui-se na busca sistemática de conhecimento, a respeito do psicológico das pessoas, e de qual forma podemos orientar as ações e as decisões futuras. O processo de validação desses instrumentos de testagem, envolve desafios metodológicos, estabelecer relações funcionais entre as variáveis, sabendo-se que é preciso entender a diversidade de estilos de pensamentos. (PRIMI, 2010).

Para Cronbach (1996) aborda a avaliação psicológica dividi em dois estilos, sendo o primeiro estilo o psicométrico, com ênfase no instrumento na padronização dos estímulos e respostas fechadas, a semelhança entre variáveis derivada do estudo individual de validade. O segundo estilo seria o impressionista, com o foco no profissional, dando ênfase na liberdade de respostas a individualização de expressão, a semelhança entre as pessoas e combinações impressionista de dados individuais. (PRIMI, 2010).

No Brasil, a avaliação psicológica vem sofrendo um levantamento histórico nos últimos 25 anos, ouve um aumento importante da área nos programas de pós-graduação. E foi a partir da década de 1990, que ouve uma movimentação nessa área por meio de eventos organizados a avaliação psicológica. ASBRo (Associação Brasileira de Rorschach e Métodos  Projetivos) foi fundada em 1993, e o Instituto Brasileiro de Psicologia (IBAP) fundado em 1997, juntas conseguiram conseguirão realizar encontros nacionais sobre testes psicológicos  sendo a ultima edição desse evento em 2003. (PRIMI, 2010).

Atraves de pesquisas aponta-se que, através desse eventos, reuniões, intercâmbios, a área de avaliação psicológica cresceu muito nos 20 anos na quantidade de publicações relacionada a esse publico alvo, pensadores sobre a psicologia. O Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) e  o Concelho Federal de Psicologia (CFP), que são normas de certificação de instrumentos de avaliação psicológica que avalia os instrumentos apto ou inapto para uso profissional, critérios usados para tal é a fundamentação teórica, validade e normatização dos testes. (PRIMI, 2010).

O Brasil é o pioneiro na implementação de um sistema de certificação baseado em critérios internacionais de qualidade de testes. Estuda-se diversas direções futuras para a avaliação psicológica, uma delas é em relação a avanços tecnológicos, testagem informatizadas e confecção de relatórios via web a utilização de diferentes estímulos multimídia, instrumentos e coleta de novas informações não disponíveis em testes tradicionais. (PRIMI, 2010).

Outro avanço é o método projetivo, é a validade de testes psicológicos comparados aos testes médicos ambos apresentam validade comparável, surge ainda as avaliações que usam múltiplos métodos através da entrevista e observações com ênfase clinico. (PRIMI, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com