TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação psicologica

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 4

Questões Sobre o Artigo: “Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro”.

1-)Qual o objetivo do autor ao escrever esse texto?

 O objetivo do autor é mostrar o avanço obtido pelo país na área de avaliação psicológica, o artigo pretende-se fazer uma descrição dos eventos importantes da área que ocorreram nos últimos 25 anos, que na opinião do autor foram relevantes para a área da psicologia, o objetivo do artigo é mostrar a importância da avaliação psicológica no Brasil, a sua história, o seu conhecimento a respeito dessa área, e como se desenvolveu a sua prática nos dias de hoje.

2-) Qual o caminho percorrido pela avaliação psicológica no Brasil nos últimos 25 anos?

Um grande avanço ocorreu a partir de 1990 no Brasil. A partir da criação da SATEPSI o país passou a ser pioneira em avaliação de qualidade de testes, a avaliação psicológica é dada como uma das áreas mais remotas da psicologia e é fundamental na psicologia como ciência, se insere em todas as áreas da psicologia.

Segundo Primi (2003), alguns testes não tinha uma resposta exata de como deveriam ser utilizados, aí que entra o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos(SATEPSI) com um papel importante na psicologia, a psicometria tem uns dos papéis importante que é essencial para produzir ferramentas e desenvolver conhecimentos na ciência.

3-)Citar alguns acontecimentos importantes na história da avaliação psicológica no Brasil?

 A criação e consolidação de duas sociedades mais ativas na área: ASBRO e IBAP.Criação da lista de profissionais e estudantes da área para discussão.

Programa com área de Avaliação Psicológica da Universidade São Francisco

Aumento significativo de publicações sobre o assunto

Criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI).

Na década de 1990 a avaliação psicológica começou a se desenvolver com apresentação de exemplares, em algumas instituições. Foram criados vários laboratórios psicológicos, com grande importância de instrumentos e métodos para avaliação e pesquisas.

4-) O que esse artigo traz como reflexão sobre o processo atual de avaliação psicológicano Brasil, se comparado há 25 anos?

 A avaliação psicológica trás conhecimento sobre como se evolui, qual o benefício, se trás para o estudo aplicado, e sua atuação em várias áreas na psicologia, trás melhores técnicas de como abordar o indíviduo, avaliar de forma ética, a busca de resultados eficaz, onde não traga prejuízo para o avaliando e o avaliado, pode se dizer que o objetivo maior da avaliação psicológica é o de conhecer o real potencial de cada pessoa e suas competências individuais. O avanço na área é favorável ao país, porém ainda existe um caminho longo a ser percorrido.

O texto ressalta que é necessário um avanço no conhecimento da metodologia e métodos quantitativos para se desenvolver.

Qualificação dos profissionais que trabalham na área.

Resumos dos Artigos:

 “Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro”.

 O objetivo do artigo é mostrar a importância da avaliação psicológica no Brasil, a sua história, o seu conhecimento a respeito dessa área, e como se desenvolveu a sua prática nos dias de hoje, os instrumentos de avaliação e a avaliação psicológica não tem a mesma função, os instrumentos de avaliação são ferramentas para coleta de dados para auxiliar na avaliação psicológica. Para fazer uma avaliação psicológica teremos que utilizar conhecimentos teóricos, práticos, metódicos, científicos e de análise de dados representados a avaliação psicológica começou a ter uma grande importância na educação e na saúde.

“Instrumentos Psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e Profissionais de psicologia”.

O artigo traz um estudo com o objetivo de  identificar os instrumentos mais utilizados por psicológos e estudantes de psicologia.

Para ser realizado o estudo foram selecionados 134 individuos sendo divido em dois grupos:  Grupo I com 82 alunos do último ano de psicologia e Grupo II com 52 psicologos.

A idade média do grupo I era de 26 anos e o sexo feminino a maioria. No grupo II a idade média era de 34 anos e o sexo feminino a maior parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com