TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência Prolongada

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

1 Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passarfile:///C:/Users/Leticia/Desktop/Adolescencia_prolongada_o_tempo_que_nao_se_quer_deixar_passar.pdf

2 Faça uma análise desse artigo e destaque:

O artigo traz o assunto da adolescência prolongada e a sua revisão de literatura e as consequências seja no âmbito das procura pelos consultórios ou mesmo enfrentar situações e crises que os fazem adiando a saída da casa dos pais e que podem muitas vezes leva-los ao uso de drogas por não conseguirem enfrentar a vida, se desligarem dos pais, ou mesmo até os pais não conseguirem lidar com o ninho vazio.

É na adolescência que ocorre as maiores mudanças, principalmente no corpo, pois esta em metamorfose interna e externa.

Além de tantas outras questões conflituosas está também o trabalho profissional e o sexo.

Ficar alienado aos pais não adianta nada no crescimento deles, ainda tem muitas pessoas que falam como adolescentes, mas pela idade cronológica já passou há tempos pela fase.

Escolher dá trabalho, pois é resultado da capacidade de enfrentamento, se o adolescente irá conseguir ou não ficar naquele lugar, sem saída. É também uma questão psíquica. O desligamento da autoridade dos pais requer responsabilidade pelos atos e se isso não for situado à pessoa será para sempre adolescente.

Esse texto vem tratar disso, dessa adolescência prolongada.

É necessária a separação dos pais para que a pessoa consiga se constituir como sujeito. E quando isso não acontece, pode acarretar várias consequências na travessia da vida.

Por isso a necessidade dessa elaboração, para poder compreender quem é esse sujeito adolescente, o tornar autônomo da sua vida e não de uma sociedade adoecida.

1 O tema

Adolescência prolongada

O problema

Os autores fazem uma revisão de literatura sobre a adolescência, pois há uma maior frequência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório.

O objetivo

Conceituar o termo adolescência. Relatar alguns casos clínicos e criar condições de mudanças sociais e psicológicas.

Hipótese

Abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada.

2 O método de pesquisa que foi aplicado. Justifique.

Objeto de pesquisa é a adolescência, então a pesquisa procura compreensão e investigação sobre o assunto na visão psicanalítica para chegar a uma conclusão e justificar o objetivo do artigo científico e confirmar a hipótese. Diante disso, utiliza-se do método dedutivo que procura confirmar a hipótese.

3 A relevância do estudo.

A relevância desse estudo é de grande importância porque há uma necessidade de reflexão e aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis. Para acarretar mudanças é preciso mudar o modo de enxergar a adolescência, pois as crises na adolescência não devem ser vistas como distúrbios indesejáveis, mas sim como experiências que precisam ser vivenciadas para a busca de um novo sentido da personalidade e seu papel social.

4 Identifique se no desenvolvimento do artigo foram utilizadas fontes primárias ou secundárias. Explique a diferença.

Foram utilizadas fontes primárias e secundárias.

As fontes primárias foram utilizadas porque o artigo trata-se de uma revisão de literatura motivadas pela análise de um texto de ROUANET de 1992. Então o mesmo aparece muitas vezes sendo citado.

E secundárias também, pois o texto embora seja uma analise desse autor, há no artigo também citações de outras fontes.

5 Exemplifique os tipos de citação que estão presentes no artigo. Explique a diferença entre elas.

Citação indireta:

É um texto baseado na obra do autor consultado. Ou seja, escrever com suas palavras o que aquele autor diz.

No texto: Segundo ROUANET, o irracionalismo só raramente se autotematiza, resultando que essas pessoas não têm um discurso irracionalista e sim atitudes irracionalistas. O irracionalismo seria oportunista e parasitário, capturando tendências em voga que em si nada têm de irracionais.

Citação direta longa:

São as citações diretas com mais de 3 linhas. Estas citações devem ser escritas com as margens recuadas à direita em 4 cm, espaço simples (ou 1) e fonte 10.

No texto: Como exemplo das necessárias vigilância e perseveração há um exemplo extraído do Brás Cubas de Machado de Assis:

[...] É sestro antigo da Sandice criar amor às casas alheias, de modo que, apenas senhora de uma, dificilmente lhe farão despejar[...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com