TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amnésia Dissociação no Filme Psicologia

Por:   •  26/3/2023  •  Resenha  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO EXPANDIDO

Curso de Psicologia

Disciplina: Fundamentos da Psicopatologia I

ALTERAÇÕES DA MEMÓRIA NOS TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS

Professor (a): 

Aluno (a): 

1. INTRODUÇÃO

        A compreensão sobre os transtornos dissociativos é complexa devido às inconsistências entre as posições de diversas áreas que estudam o tema. Há muitas opiniões conflitantes na área, em grande parte devido à formação científica diversa dos pesquisadores. (NEGRO JUNIOR et al., 1999). Os transtornos dissociativos no DSM-5 estão localizados próximos aos transtornos relacionados ao trauma e ao estresse, mas não são considerados como parte desses transtornos. (American Psychiatric Association [APA], 2013)

        De acordo com Dalgalarrondo (2019), nos quadros clínicos dos transtornos dissociativos, podem ocorrer diversas alterações e/ou fragmentações das funções psíquicas, tais como consciência, memória, pensamento, dentre outras, que afetam a noção de identidade e/ou percepção do ambiente no indivíduo.

        O objetivo deste trabalho é apresentar a forma como a função psíquica memória pode ser afetada e suas possíveis alterações em decorrência das manifestações clínicas dos transtornos dissociativos, por meio de uma revisão bibliográfica com base na obra "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Paulo Dalgalarrondo (3ª edição, 2019), e também estabelecer uma relação com a trama do filme "Psicose" (1960) dirigido por Alfred Hitchcock.

2. FUNÇÃO PSÍQUICA E ANÁLISE DE OBRA

        A função psíquica memória é essencial para a formação da identidade e para a nossa capacidade de aprender e interagir com o mundo. Segundo o livro "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais" de Dalgalarrondo, a memória é definida como a capacidade de armazenar, retomar e usar informações do passado. Dentro do campo de estudo da memória humana há a seguinte separação dos tipos de memória: A memória cognitiva é um termo que pode ser usado para se referir a qualquer tipo de memória que esteja relacionada com a cognição (processamento mental). Já a memória genética e imunológica estão diretamente relacionadas à capacidade de reter informações sobre o passado de conteúdos biológicos. A memória cultural pode ser considerada um tipo de memória coletiva, que se refere à capacidade de uma cultura ou sociedade de reter e transmitir informações importantes de geração em geração.

        Além disso, Paulo cita as fases da memória, que são: memória imediata, que indica a retenção de informações por curtíssimo prazo; memória de curto prazo, que se refere à capacidade limitada de reter informações por um curto período de tempo e memória de longo prazo, que se refere à capacidade de reter informações por um período mais prolongado. A conservação da memória está relacionada a repetição e associação a outros elementos mnêmicos. Alguns processos de fixação são fundamentais para determinar em qual fase da memória a informação estará registrada, como, por exemplo: nível de consciência, atenção global, senso de percepção, vontade/afetividade, conhecimento prévio, canais sensoperceptivos envolvidos, entre outros.

        Nós também apresentamos memórias específicas de acordo com o processamento do conteúdo mnêmico, ocorrendo de forma consciente ou não consciente, além da capacidade declarativa ou não-declarativa de relatar o conteúdo processado. Sobre as alterações patológicas ocorridas na função memória, Dalgalarrondo apresenta separadamente os quadros quantitativos, os quadros qualitativos da memória e as agnosias. Quantitativamente são exemplificadas as alterações na Amnésia anterógrada, Amnésia retrógrada, Hipermnésias e Hipomnésias, sendo esta última presente na Amnésia orgânica e na Amnésia psicogênica.  Já qualitativamente são expostos diversos conjuntos clínicos específicos, entretanto, por relação com os sintomas presentes nos transtornos dissociativos, focarei nas seguintes alterações: Esquecimento por recalque e repressão, Amnésia dissociativa e ilusões mnêmicas.

        Para explicar o esquecimento por recalque e repressão, Dalgalarrondo recorre a Freud. Ele indica que o esquecimento por recalque é o processo pelo qual o mecanismo de defesa recalque protege o sujeito dos possíveis danos causados pelo conteúdo mnêmico 'esquecido', enquanto o esquecimento por repressão é semelhante, mas os conteúdos esquecidos estão mais próximos da consciência e são posicionados na instância pré-consciente. É comum alguns conteúdos escaparem e serem 'evocados'.

Nas amnésias dissociativas, ou psicogênicas, há perda de elementos mnêmicos seletivos, os quais podem ter valor psicológico específico (simbólico, afetivo). O indivíduo esquece, por exemplo, uma fase ou um evento de sua vida que teve um significado especial para ele. É quase sempre uma amnésia retrógrada. A amnésia dissociativa pode surgir em sequência a um episódio de trauma emocional e/ou estar relacionada à fuga dissociativa. Já nas Ilusões mnêmicas, há um caráter fictício em determinadas lembranças, isso porque existe o acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro da memória.

No filme Psicose (Psycho), dirigido por Alfred Hitchcock, encontramos características dessas alterações qualitativas da memória no protagonista Norman. Psicose é considerado um clássico do cinema e recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos. No filme, a personagem Marion Crane, interpretada por Janet Leigh, rouba dinheiro de seu empregador e foge para um motel isolado. Lá, ela é assassinada por Norman Bates, interpretado por Anthony Perkins, o proprietário do motel que sofre de transtornos mentais.

Norman sofre de um distúrbio dissociativo de identidade, no qual ele tem duas personalidades distintas: a sua própria e a de sua mãe, que o controla. A origem desse transtorno pode ser explicada em pelo menos dois momentos. Inicialmente, pelo Complexo de Édipo, conceito elaborado por Freud e apresentado por Dalgalarrondo para desenvolver as causas da angústia, formação da personalidade e transferência/contratransferência em contexto terapêutico. O complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento infantil em que há conflitos específicos e desejos inconscientes em relação aos pais da criança. No filme, é perceptível que Norman teve uma relação muito próxima, superprotetora e simbiótica com sua mãe, vivendo socialmente isolado ao longo de praticamente toda a sua vida e com a ausência do seu pai. Ao que tudo indica, Norman não obteve uma resolução saudável do seu édipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com