TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do filme Trail de Elite

Tese: Psicologia do filme Trail de Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Tese  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Com base no filme Tropa de Elite, é possível perceber claramente os grandes índices de violência e corrupção, muita das vezes vindas dos próprios policiais. Torna-se necessário a cumplicidade entre a policia e o governo, para que dessa forma seja possível solucionar os problemas da sociedade.

No filme é ressaltado de como os policiais age com os indivíduos pobres, abusando do poder que lhe é atribuído, conduta adotada também pelos traficantes.

Nota-se também a hipocrisia da classe media, onde habitam universitários que realizam trabalhos em ONGS na favela, eles condenam a violência policial, mas são os mesmos que realizam o consumo e o trafico de drogas. É através da cultura onde o individuo adquire o comportamento do grupo a qual pertence, e esse grupo influencia não só a vida, mas também o meio social em que o individuo pertencem.

Cultura pode ser definida como os comportamentos de cada povo, grupo social. Todos têm cultura, porém cada um segue suas regras, crenças, costumes e valores. Ela é dinâmica, possuindo recursos adaptativos e cumulativos, a cultura passa por algumas alterações. Costumes cessão, outros acrescentam, em diferentes sociedades e em tempos distintos.

Castells (2010, p.34) considera cultura como “um conjunto de valores e crenças que formam o comportamento”, onde padrões repetitivos de comportamento podem dar origem a costumes repetidos por instituições e por organizações sociais informais.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Dois métodos permitem a alteração cultural: o ingresso de conceitos novos, e a difusão de conceitos baseado de outras culturas. É importante ressaltar a mudança cultural emanado pela descoberta de algo até então desconhecido pela sociedade e adotada pelo individuo.

A cultura é necessária para que se possa ter o entendimento de múltiplos valores morais e éticos que acompanham nosso comportamento social. Compreender como estes valores nos complementam e orientam nossas emoções, é um poderoso desafio.

Desde pequenos vamos aprendendo os costumes e crenças do meio social em que vivemos, e assim a cultura esta ligada diretamente com a formação de cada grupo social, com o passar do tempo cada individuo esta sempre mudando, conhecendo culturas diferentes, se adaptando com elas e aprendendo sempre mais.

A cultura não faz ninguém ser superior a outros, mas sim com que cada povo ou nação sejam exclusivos em seus conhecimentos.

As manifestações culturais que foram vistas no filme Tropa de Elite, se destacam principalmente a corrupção, a violência, o trafico e uso de drogas. O filme nos relata o dia-a-dia das favelas e das pessoas que lá vivem, sem nenhuma perspectiva de vida, achando um jeito fácil de ganhar dinheiro com o tráfico.

E isso já se torna uma rotina, não só em favelas, mas com jovens de classes sociais mais altas, que acabam se envolvendo com o trafico e se viciando nas drogas.

BOPE é um Batalhão de Operações Especiais, mais conhecidos como uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.

O filme tropa de elite nos mostra vários conflitos presentes na sociedade. Violência e corrupção foram o que mais chamaram a nossa atenção para a elaboração deste relatório.

Violência vinda de policiais, que tem por direito cuidar da segurança publica isto também inclui a pratica de corrupção que é vinda da policia. É importante ressaltar que a atuação do capitão Nascimento de torturar as vitima é crime e viola os direitos humanos.

“A violência policial é também um tipo de violência que preocupa cada vez os cidadãos, os próprios policiais, os governantes, os jornalistas e os cientistas sociais, em parte porque é praticada por agentes do Estado que tem a obrigação constitucional de garantir a segurança publica a quem a sociedade confia a responsabilidade do controle da violência. Os casos de violência policial, ainda que isolados, alimentam um sentimento de descontrole e insegurança que dificulta qualquer tentativa de controle e pode ate contribuir para a escala de outras formas de violência. A violência policial, principalmente quando os responsáveis não são identificados e punidos percebida como um sintoma de problemas graves de organização e funcionamento das policias” (MESQUITA NETO, Paulo. Violência policial no Brasil:abordagens teóricas e praticas de controle. Rio de Janeiro: Revista, Cidadania, Justiça e Violência, Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999).

As ações públicas geram realizações e impactos na sociedade, admite aplicar o conhecimento da ciência social para a solução de problemas. É um acordo do Estado com os direitos econômicos, políticos e sociais dos cidadãos. Tem o objetivo de eliminar desigualdades e garantir a igualdade de oportunidades.

Já que as ações públicas é um dever do Estado de fiscalizar e solucionar problemas, parece que estes estão muito longe de serem resolvidos, pois a cada dia que passa a criminalidade cresce e amedronta a população.

É uma relação de poder público e sociedade, são ações que envolvem aplicações de recursos públicos, a população cobra direitos e mais segurança do Estado, mas parece que este está dormindo. Ações públicas já existem, agora é preciso colocá-las em prática. O governo precisa ser mais rígido e agir com rapidez.

“Concebe o Serviço Social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestações dos trabalhadores, muito menos a relação capital/trabalho”. Vieira (1977, p. 13-14).

As políticas públicas deviam trabalhar no sentido de prevenir a exclusão e não só reinserir, remediar e sim de criar uma sociabilidade positiva, embora saibamos que o quadro atual tenha ocorrido o oposto na política de reinserção. Pois essas idéias seriam defendidas não mais pelos os sindicatos e o estado como distribuidor e sim por associações de diversos tipos, e o estado seria ainda o principal ator do social, criando assim nova legitimidade para sua intervenção.

A psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais sim, desde que o psicólogo incentive o individuo a aceitar mais a vida. Desde então os conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com