TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ampla Atuação do Psicólogo nas Organizações e suas Limitações

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 11

     A Ampla Atuação do Psicólogo nas Organizações e suas Limitações

Autor: Aline Daiane Niéri de Almeida

Co- autor: Juliana Tonizza Puglia Santos

Resumo

Este trabalho tem o foco de analisar o comportamento do psicólogo nas organizações, destacando algumas passagens do desenvolvimento, que deram destaque às conquistas e as mudanças da Psicologia Organizacional. Como metodologia, utilizou a Revisão bibliográfica com buscas em sites científicos como Scielo e PEPSIC dando ênfase aos artigos nacionais. Foi possível analisar o crescimento dos psicólogos na área organizacional e a ampla atuação nas atividades. Apesar deste crescimento, os psicólogos ainda sofrem com a ausência de reconhecimento e algumas limitações nas áreas de atuação. Sendo assim, este trabalho proporcionará uma visão da atuação deste e alguns pontos a serem melhorados. Afinal a Psicologia Organizacional está em crescimento contínuo e necessita de novos estudos.

Palavras-chave: Comportamento psicólogo nas organizações, Psicologia Organizacional, Psicologia no Brasil.

Introdução

A Psicologia cada vez mais vem conquistando seu espaço no Brasil, atualmente uma das maiores áreas de atuação dos psicólogos são nas organizações. Porém há muitos desafios e conquistas que estes profissionais vêm a enfrentar.

O presente artigo tem o intuito de destacar a realidade da atuação do psicólogo nas áreas organizacionais e apresentar as dificuldades que este enfrenta no campo de trabalho brasileiro.

A preocupação com o tema “O Comportamento do psicólogo nas organizações” foi fruto de uma inquietação e da experiência profissional da autora nestes quatro anos e meio em que trabalha nesta área, o que levou a várias reflexões sobre as possibilidades da Psicologia Organizacional, diante do desafio de ser um profissional reconhecido. De acordo com a pesquisa foram levantadas as seguintes dificuldades destes profissionais a falta de reconhecimento na área, cargo e salário de “psicólogo”, atuações em áreas não correlatas com o cargo, à ausência de tomada de decisão e capacitação para a atuação em campo, e a importância de artigos atualizados na área, foram alguns pontos que motivaram minha escolha pelo tema.

   

     Objetivo

Devido o crescimento da Psicologia Organizacional e a necessidade de novos conhecimentos sobre a sua ampliação nas áreas organizacionais, este estudo tem por objetivo analisar o comportamento do psicólogo nas organizações, destacando uma nova visão ao leitor.

Metodologia

Usando como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica. Os dados do presente estudo foram coletados, a partir do levantamento de artigos publicados na área de Psicologia organizacional, foram considerados apenas artigos de autores nacionais, publicados em periódicos nacionais, disponíveis nas bases de dados: SCIELO Brasil e PEPSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Sendo que as palavras-chave utilizadas foram: O comportamento do psicólogo nas organizações, Psicologia organizacional, Psicologia no Brasil. As pesquisas iniciaram em Agosto de 2014 e terminaram em Agosto de 2015, retornando com 5 artigos que foram utilizados para o embasamento deste.

A Psicologia nas organizações

A regulamentação da psicologia no Brasil ocorreu em 1962, atualmente fazem 52 anos de lutas, polêmicas e conquistas. Apesar das dificuldades encontradas ao longo da trajetória, cada vez mais a mesma vem conquistando a sua atuação em diversos campos, sendo uma das áreas mais procuradas para estudo e trabalho.

Freitas (2002 apud LIMA; COSTA; YAMAMOTO, 2011) afirma que a Psicologia do Trabalho e das Organizações se desenvolveu no Brasil em três fases. Sendo a psicologia industrial, o psicólogo era nomeado e considerado um aplicador de testes “psicotécnico”. O seu papel se limitava na área de seleção e inserção de novos profissionais, nas áreas industriais e principalmente nas empresas ferroviárias.

Na Psicologia Organizacional, o psicólogo sofre um rompimento no paradigma anterior, tendo a responsabilidade de assegurar a produtividade das empresas e agregar a área da psicologia industrial.

A Psicologia do Trabalho é o estudo e compreensão do trabalho humano em todos os seus significados e manifestações. Lima (1994 apud LIMA; COSTA; YAMAMOTO, 2011). É um campo influenciado pelos pressupostos da Psicologia Social Crítica, a Psicologia do Trabalho considera o trabalho uma construção histórica e social, com influências significativas sobre a subjetividade e saúde do trabalhador. (Tomanik, 2003).

O surgimento da Psicologia Organizacional está associado à crescente industrialização que ocorreu nos países dominantes do cenário ocidental, no fim do século XIX e no início do século XX, coincidindo com o começo da própria Psicologia como campo geral de estudos e aplicação (ZANETTI & BASTOS, 2004, p. 467).

Nos dias atuais, a atenção à saúde mental do trabalhador cresce como subcampo e faz com o que o psicólogo ultrapasse os limites convencionais da área, lindando com categorias ocupacionais diversas, como aqueles que vivem em situação de desemprego e subemprego, de aposentadoria, invalidez, e também os que se inserem em novos arranjos produtivos, como as cooperativas e trabalho voluntário. Zanelli & Bastos (2004 apud Lima, Costa e Yamamoto).

Observa- se que no decorrer dos anos o psicólogo teve um grande desenvolvimento na área de atuação, saindo de um mero aplicador de testes para um profissional qualificado em diversas áreas e com a responsabilidade de adquirir resultados positivos nas organizações e pessoas.

     

    O Exercício do Psicólogo nas Organizações

O papel do psicólogo nas organizações tem sido foco de discussão, reflexão e estudos daqueles que atuam, há muitos questionamentos e incertezas que convivem com estes profissionais. O crescimento na área organizacional vem se expandindo cada vez mais, porém muitos psicólogos não têm a capacitação para a atuação em campo e alguns se retraem em defender o seu verdadeiro papel nas organizações. Ressaltando que o mesmo tem a principal missão de cuidar de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com