TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ansiedade Depressão: Conceitos e Características

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Ansiedade /depressão: Conceitos e características

 

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais , DSM V (2014), os transtornos de ansiedade se apresentam sob a forma combinada de medos e perturbações emocionais, sendo que o medo corresponde à resposta emocional de uma ameaça detectada, enquanto a ansiedade corresponde à antecipação desta ameaça. Diante de situações comuns do cotidiano de um adolescente, o mesmo pode se deparar com mudanças e transformações como rupturas familiares, empatia, apatia ou fobia social, exigindo do mesmo adaptações individuais e coletivas para as quais, muitas vezes, não está preparado.

Estanislau e Bressan (2014) caracterizam o conjunto de desequilíbrio emocional com perturbações à saúde mental como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Na adolescência, as principais manifestações do quadro se apresentam sob a forma de preocupações excessivas e pertinentes, pensamentos sobre conteúdos negativos, sintomas físicos como palpitações, formigamentos e respiração acelerada e comportamentos que afetam o dia a dia dos indivíduos, como sono, concentração e atenção, redução da produtividade e problemas de relacionamentos familiares, sociais e escolares. As principais perturbações da ansiedade descritas no DSM V (2014) são

 

Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele. 2. Fatigabilidade. 3. Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente. 4. Irritabilidade. 5. Tensão muscular. 6. Perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto (DSM-V, 2014. p. 222)

 

Em muitos adolescentes, a perturbação da ansiedade por separação se apresenta com maior frequência diante das oscilações familiares que vivenciam entre os seus. As novas constituições familiares que os adolescentes vivenciam geram desconforto e, muitas vezes, a ansiedade de separação devido à mudança dos vínculos afetivos quando há a necessidade de se afastar de alguém que se ama, gosta ou convive.

O transtorno de ansiedade de separação é uma das maiores causas de recusa para ir à escola e deve ser considerado como uma possível explicação para os casos de crianças ou adolescentes com faltas excessivas e com absenteísmo acentuado (ESTANISLAU, BRESSAN, 2014)

As manifestações de depressão em adolescentes, se apresentam com sintomas irritáveis e instáveis não apenas tristezas, podendo ocorrer um explosão e raiva, o humor pode oscilar entre a euforia e a tristeza, angústia, ansiedade, inquietação e agressividades e podem ser entendidos como dificuldades de lidar com os sentimentos, baixo auto estima entre outros comportamentos. (KAZDIN; MARCIANO, 1998).

Embora a adolescência seja um período descrito com muitas oscilações emocionais existe diferenças entre depressão e uma adolescência “normal”.

BAHLS, S. C., & BAHLS, F. R. C. Depressão na adolescência: características clínicas. Interação em Psicologia, 6 (1), 2002. 49-57.

        

Estanislau, G. M., & Bressan, R. A. (Orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. São Paulo: Artmed.2014

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com