TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Experimental do Comportamento

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 9

Análise Experimental do Comportamento I

Nome: Layze Medeiros Carvalheiro RGM: 23551178

Exercício I

1) Diferencie o Behaviorismo Metodológico de Watson do Behaviorismo Radical de Skinner. Quais  foram as principais críticas recebidas por Watson e como Skinner propõe para sanar as críticas.

R: Behaviorismo Metodológico de Watson tem como método a observação e como objeto de estudo o comportamento observável, sendo passível de mensuração e concordância entre todos os observadores. Com isso, Watson foi alvo de muitas críticas como reducionista, mecanicista, simplista, acusado de propor a Psicologia da Caixa Preta e a Psicologia do Estímulo e da Resposta. Ele é criticado dessa forma porque apesar de dizer que não vai aderir a ideia de mente, ele acaba fazendo e falando que não somos capazes de estudar reações como: pensamento, emoções, sonhos e desejos.

No Behaviorismo Radical de Skinner o método é o de observação resgatando a introspecção com o objeto de estudo em comportamento público e privado adotando uma postura monista reparando as críticas que Watson recebeu. O estudo do comportamento público e privado foi possível para Skinner, porque para ele os comportamentos possuem a mesma natureza. Pois os dois passaram por processos de aprendizagem.

2) Como Todorov (1989/2007) diferencia o ambiente externo do ambiente interno. Explique os 4 tipos  de ambientes que o autor apresenta.  

R: Ambiente para Todorov é o estudo da interação entre o organismo e o ambiente.

O Ambiente Externo é dividido em duas partes. O Ambiente Externo Físico propõe a interação direta com o ambiente, como levantar e beber água. E o Ambiente Externo Social que propõe a interação de maneira indireta com o ambiente, porque passa por outro indivíduo para se realizar.

O Ambiente Interno também é dividido em duas partes. A Biológica que indica o acontecimento fisiológico, como não dormir bem a noite e passar o dia com sono. E o Histórico que está relacionado a história de aprendizagem.

3) Porque é possível prever e o que significa controlar o comportamento dentro da Análise do  Comportamento.

R: É possível prever porque os comportamentos tendem a ocorrer com regularidade. Ex.: sempre que eu acordo escovo os dentes e bebo um copo de água. Sendo assim, os indivíduos costumam querer prever os comportamentos para controlá-los, com isso, modificando suas ações.

4) Indique se os reflexos sublinhados abaixo são reflexos incondicionados (Inato) ou condicionados (Respondente/Aprendido). Identifique o estímulo (US ou CS) e a resposta (UR ou CR).

 a) tremer quando a temperatura está baixa. 
R: Inato. US: Temperatura Baixa UR: Tremer

b) sentir medo do barulho do motor do dentista.
R: Condicionado. CS: Barulho de
motor CR: Sentir medo

c) Sentir enjoo ao ver uma propaganda de cerveja.  
R: Condiciona
do. CS: Propaganda CR: Enjoo

d) sentir medo quando ocorre um trovão muito forte.
R: Inato. US: Barulho muito alto UR: Medo

e) ficar excitada ao beijar o namorado.  
R: Inato
. US: Beijo UR: Excitação

f) sentir medo na presença do namorado.
R: Condicionado
. CS: Namorado CR: Medo 

g) chorar quando está cortando cebola.
R: Inato
. US: Cebola UR: Chorar

h) sentir enjoo ao entrar no hospital.
R: Condicionado. CS: Hospital CR: Enjoo  

i) chorar quando a mãe olha brava e fixamente para o filho.  
R: Condicionado. CS: Olhar
fixo CR: Chorar

j) Sorrir do bebê com um dia de vida.  
R: Inato
. US: ? UR: Sorrir

k) ficar excitada ao sentir um cheiro de perfume.  
R: Condicionado. CS: Perfume CR: Ficar excitado

l) sobressaltar quando alguém joga água fria nas costas durante um banho de sol.

R: Inato. US: Água fria UR: Sobressaltar

 m) contrair a pupila ao olhar para o sol.
R: Inato. US: Luz forte UR: Compressão pupilar

n) sentir enjoo ao comer uma comida estragada.  
R: Inato. US: Comida estragada UR: Enjoo

5) Identifique o processo de condicionamento respondente (identifique o estímulo  incondicionado (US), resposta incondicionada (UR), estímulo neutro (NS), estímulo  condicionado (CS) e resposta condicionada (CR). Se ocorreu condicionamentos de segunda  ordem, explique também esse condicionamento). Descreva todos os condicionamentos que  podem ser observados nos relatos abaixo. Proponha e explique a intervenção para cada caso.

A - Mariana foi a primogênita de 3 irmãos, seus pais foram obrigados a casarem quando sua mãe contou que estava grávida. A gravidez não foi desejada por nenhum dos pais que se  viram obrigados a construírem uma família devido a chegada de Mariana. Ela cresceu em  um contexto de negligência e sofreu muita violência física, principalmente por causa da  escola. Nunca foi acompanhada pelos pais nos estudos, estes nunca cobraram um dever de  casa e não estudavam com ela, porém quando ela chegava em casa com nota baixa,  apanhava bastante. Em uma ocasião seu pai bateu tanto que ela chegou a fazer xixi nas

calças e ficou três dias sem conseguir andar, sentiu muita dor, medo, ansiedade, teve  taquicardia, sudorese, boca seca, vontade de sair correndo e chorou bastante. Ela se tornou  uma excelente aluna e estudava mais que todos seus irmãos. Passou pelo ensino médio com  notas excelentes e conseguiu passar no seu primeiro vestibular. Os problemas começaram  quando essa entrou na faculdade, ela começou a ter dificuldade para acompanhar as aulas,  para fazer os trabalhos e tirou nota baixa nas primeiras avaliações que realizou. Na primeira prova que recebeu e viu que tinha tirado nota baixa, ela chorou e tremeu bastante, relatou  um estado intenso de ansiedade e foi atendida no serviço médico da faculdade. Quando  mariana entra na sala de aula agora começa a se sentir ansiosa, fica tremula e com vontade  de chorar.  

R: INFÂNCIA- Condicionamento  Clássico

US: Agressão física / UR: Medo e ansiedade

NS: Nota baixa / X

CS: Nota baixa / CR: Medo e ansiedade

FACULDADE- Condicionamento de segunda ordem

CS: Sala de aula / CR: Crise de ansiedade

NS: Sala de aula / X

CS: Sala de aula / CR: Ansiedade

INTERVENÇÃO - Contracondicionamento

CS: Sala de aula / CR: Ansiedade

US: Respiração / UR: Relaxada

CS: Amigos / CR: Segura

US: Comer um doce / UR: Prazer

B - João Paulo foi criado pela mãe, uma mulher muito carinhosa, compreensiva e muito  amorosa. Ela o beijava, abraçada e sempre fazia questão de falar o quanto ele era importante  para ela. Ele é filho único e nunca conheceu o pai, dizia não ser necessário já que sua mãe  era tudo para ele. Foi criado em Brasília, cidade que sua mãe veio morar no início da  juventude, nunca teve contato nenhum nem com a família materna e nem paterna. João  Paulo não tem amigos e nunca namorou. Perdeu a sua mãe faz 10 meses, nesse período  entrou em um quadro depressivo. Diz que os três piores dias da sua vida foram no domingo quando recebeu a notícia do falecimento de sua mãe (ela morreu atropelada na faixa de  pedestre), na segunda que precisou ir no necrotério reconhecer o corpo e na terça quando  foi o enterro da sua mãe. Relata que no enterro se sentiu muito mal, teve falta de ar, tremeu,  chorou muito e achou que iria até mesmo morrer. Relata agora que toda terça se sente mal,  uma tristeza incontrolável e passa normalmente o dia inteiro chorando.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com