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A Análise Experimental do Comportamento

Por:   •  7/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

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Nome e RA dos alunos:         1. Ana Luiza Marques Barbosa – G5314F-4

2. Júlia de Oliveira Dias – G43FAE-9

Análise Experimental do Comportamento (AEC): Exercícios – 1º Bimestre

Obs: Os exercícios e atividades serão atualizados semanalmente.

1. Transforme a citação direta abaixo em indireta conforme a ABNT.

Como afirma Skinner (1987), o termo comportamento descreve sempre uma relação – o intercâmbio entre o organismo e o ambiente; mais especificamente, comportamento descreve uma relação ou interação entre atividades do organismo, que são chamadas genericamente de respostas, e eventos ambientais, que são chamados genericamente de estímulos. Concluindo, definimos comportamento como a relação entre estímulo e resposta (SKINNER,1987 apud ANDERY e SÉRIO, 2006, p. 5).

Referência: Andery, M. A.; Micheletto, N. e Sério, T. M. (2006). Definição de Comportamento. Comportamento e Causalidade, 1-9. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/psicologia-experimental/comportamento_causalidade_2009.pdf

Skinner (1987) define comportamento como a relação entre o individuo e o ambiente, no qual há interação entre o funcionamento do individuo que resultam em respostas e dos fenômenos ambientais que resultam em estímulos. Conclui-se que o comportamento é relação entre respostas e estímulos.

2. Atividade referente aos equívocos sobre o “Behaviorismo Radical”

1-        Como o behaviorismo explica as realizações criativas?

Para Skinner a criatividade sempre foi difícil de ser explicado até o surgimento do conceito de comportamento operante, porque a justificativa para explicá-la até então era mentalista. Skinner discorda dessa concepção, pois afirma que quando se atribui a criatividade a um dom interno, retira-se a responsabilidade de se criar contingências ambientais favoráveis ao desenvolvimento de tais comportamentos criativos. Portanto, ele evidencia que as pessoas podem ser instruídas para aprenderem a ser criativas, podendo ter um ambiente favorável para o aprendizado de comportamentos criativos, selecionados pelas consequências reforçadoras.

2-        Como o behaviorismo explica as profundezas da mente ou da personalidade?

O behaviorismo não ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais. Apenas possui uma outra definição para este tipo de comportamento, ou seja, é um comportamento encoberto, na grande maior parte das vezes acessível apenas pelo próprio sujeito. Ele busca identificar como as interações com o ambiente influenciam tais comportamentos.

3. Leia com atenção as assertivas e responda as questões abaixo

  1. Joana está descascando cebolas na cozinha e seus olhos começam a lacrimejar.
  2. Sua filha de dois anos entra e toca o forno e, rapidamente retira a mão do forno.
  3. O gato pula imediatamente de cima da pia e a menina agrada-o, dizendo “lindo gatinho”.
  4. A campainha toca e Joana tem um sobressalto de susto.
  5. Joana abre a porta e cumprimenta a vizinha

Entretanto, identifique, dentre os comportamentos enumerados a seguir, quais são os emitidos e quais são os eliciados.

  1. Lacrimejar (eliciado)
  2. retirar a mão (eliciado)
  3. pular em cima da pia (emitido)
  4. sobressalto de susto (eliciado)
  5. abrir a porta (emitido)

4. Pesquise sobre a importância da prática do laboratório virtual com o software Sniffy para a formação do Psicólogo [utilize textos, livros, artigos científicos e sites confiáveis para a sua pesquisa e expresse-a por meio de citação indireta baseando-se na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)].

Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino.

REFERÊNCIA: TOMANARI, G. Y.; ECKERMAN, D. A. O rato Sniffy vai à escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 159–164, 2003. Disponível em  https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000200008 .

5. Observe as contingências abaixo e classifique a consequência de acordo com sua ação/efeito (R + ou -/ P+ ou -/ Extinção) no ambiente:

A (AS)

B (R)

C (SC)

EFEITO

Estar em sala de aula e a professora fazer questões na sala

José levanta a mão e espera ser chamado

José é chamado pelo professor

R+

Estar no ambiente de trabalho

Miguel vai para o trabalho e não executa suas tarefas até o final expediente

Como Miguel não concluiu suas tarefas até o final do expediente ele não recebe seu pagamento

P-

Estar em sala de aula e tirar dúvida

Renato faz uma pergunta à professora

A professora, assim como toda a turma, dá risada e ele se sente humilhado

P+

Estar em uma situação ansiogênica

Fernanda para sair desse estado de tensão que é muito desagradável usa sua habilidade de autocontrole e estratégias de relaxamento

Diminui a ansiedade e mantém o autocontrole

R-

Deixar de fazer lição de casa para jogar vídeo game

Débora fica com pontos negativos e terá notas baixas

Seus pais a proíbem de jogar vídeo game durante a semana

P-

Fonte: MOREIRA, M.B.; MEDEIROS, C.A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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