TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação da Pedagogia Waldorff

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.057 Palavras (17 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 17

Apresentação da Pedagogia Waldorff

“A proposta de educação desenvolvida por Steiner, reconhecida como Pedagogia Waldorf, se caracteriza como um processo de matriz filosófica e ontológica”

A pedagogia Waldorf, além de ter um arcabouço teórioco próprio, também tem é uma rede de escolas. A primeira instituição escolar Waldorf foi criada em 1919, na Alemanha, através da coordenação de Rudolf Steiner, filósofo Austríaco.  Com o objetivo de atender os filhos dos operários de uma fábrica. O que tornou-se uma experiência bem sucedidade.

Atualmente, as Escolas Waldorf formam uma rede que está presente nos cinco continentes, buscando sempre incorporar a cultura do país onde se encontra. No Brasil, a  primeira escolar Waldorf foi criada em 1956, em São Paulo, espalhando-se para o restante do pais com o passar dos anos.

No que tange a gestão nas escolas Waldorf, cada uma é independente. Seguindo o princípio da autogestão. Inexistindo um dono ou diretor, e sim conselhos. Havendo uma grande responsabilidade dos professores por seus procedimentos pedagógicos, trabalhando sempre em equipe. Quanto ao papel dos pais e da família, predominantemente se empolgam com a proposta de colaborar com a sua construção. (citar)

A Pedagogia Waldorf

No que tange a sua proposta, a Pedagogia Waldorf se debruça na ênfase das dimensões, que ela considera, específicas do ser humano: o pensar, sentir e o querer.  Rudolf Steiner construiu os alicerces de uma educação que pudesse responder as necessidades do presente e do futuro da humanidade. Compreendendo que uma sociedade só poderia se desenvolver de uma forma sadia às demandas do seu tempo se relevar as dimensões essenciais do ser humano.

Através desse princípio, criou a Trimembração do Organismo Social. Atravessado pelas propostas da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade; como  as principais orientações  das diversas funções sociais.  Sendo que, no contexto educacional, a sua proposta se constitui da seguinte maneira:

  • Desenvolver nas crianças o suporte  para um pensamento isento de preconceitos e dogmas, em direção a liberdade
  • Cultivar sentimentos singulares, e não massificados e que acolham os demais, orientando-se na igualdade direitos e obrigações.
  • Preservar a fraternidade na vida econômica do futuro

Junto à isto, a Pedagogia Waldorf compreende que o ser humano tem três maneiras de expressão: o corpo, as emoções e a mente; estes que correspondem a três funções: o querer , sentir e o pensar. Sendo que o objetivo desta proposta pedagógica  reside na  busca de que  todas estas características  devem ser trabalhadas  com igual atenção para a realização plena  do potencial humano. Por conta disso, foram desenvolvidas atividades para cada um dos aspectos.

  • Corpo:  é educado por meio de atividades práticas como jardinagem, marcenaria, construção, ginástica, trabalhos manuais
  • Emoções: trabalha-se com ela através da arte, como a música, o canto, desenho, pintura, teatro, recitação, escultura e cerâmica.
  • Mente: através da transmissão do conhecimento de maneira adequada à idade do aluno, buscando-se, também, o sentimento de admiração em relação à natureza e ao mundo como maneira de manter vivo o seu interesse de aprender.

Estudando com esta proposta e ação integrada de todos os aspectos do seu ser,a criança aprende  a não separar seus pensamentos , sentimentos e ações, tornando-se um adulto equilibrado e coerente. (citar o texto cbbh)

A divisão em setênios

A através do conhecimento das “crises básicas da vida humana” (citar) , como: por volta dos sete anos, a troca de dentes; aos 14, a puberdade; aos 21, a maioridade. Ao se debruçar sobre a compreensão destes períodos , Steiner percebeu a qualidade essencial de cada um.

Onde os primeiros sete anos são direcionados ao conhecimento do corpo, seus limites e capacidades.  A aprendizagem é muito mais através de vias inconscientes, inspirada na imaginação. Ou seja, as experiências que a criança são engendradas pela sua imaginação. Neste período, a virtude básica que a criança precisa vivenciar no ambiente é a gratidão pela vida. (citar)

Dos sete aos quatorzes anos, os sentimentos estão se consolidando, sendo importantíssimas as atividades artísticas. Além da criação de alicerces  para o comportamento ético: o sentimento de fraternidade com os semelhantes e de reverência em relação aos mistérios da vida e da natureza. Sendo a virtude que é importante a criança ver é a  beleza. A beleza no mundo. O belo no mundo. (citar)

 Dos 14 aos 21, há a estruturação abstrata dos pensamentos e da visão pessoal do mundo. A virtude básica a se trabalha com o adolescente é a sinceridade da busca de autoconhecimento. O mundo é verdadeiro.(citar)

Como seria a proposta da Pedagogia Waldorf no currículo escolar?

Educação Infantil:

O desenvolvimento de um trabalho de concentração, acuidade auditiva , psicomotor, a consolidação da lateralidade , a linguagem, são  intensamente  mantidos no maternal e no jardim de infância. Sendo tais as habilidades básicas a alfabetização ocorra de forma que acompanhe o desenvolvimento da criança integralmente. Articulando esta compreensão, o maternal e o jardim, têm como finalidade oferecer as condições necessárias para que os potenciais dos primeiros sete anos realizem-se amplamente. Buscando reproduzir  de maneira mais próxima possível o lar. Onde a própria maneira como as turmas são organizadas se assemelha a uma família, com alunos em idades diferentes: os mais novos são estimulados pelos mais velhos, e estes desenvolvem uma sensibilização pela responsabilidade social.

 Além disso, diversas brincadeira são  empregadas a fim de estimular a espontaneidade.Do maternal ao jardim,  são as brincadeiras construtivas e criativas: bonecas de pano, marionetes, panos coloridos para montar cabanas. A partir dos quatro anos  são empregadas rodas de cantiga,  brincadeiras folclóricas, música, dramatizações. Brincadeiras em grupo, através de um desenvolvimento mútuo de  respeito pelo outro. E também, outras atividades artísticas, através da culinária, desenho livre, vivência de cores.  Sendo que no jardim, o dia sempre é finalizado com a narrativa de um conto de fadas, pois tais histórias contém imagens com profundo significado espiritual.

Ensino fundamental:

A Pedagogia Waldorf procura  educar através da arte e desenvolver o conhecimento que vai atuar no pensar do aluno.Sendo abrangido pelo currículo Waldorf, do jardim de Infância até a última série, diversas atividades artísticas e artesanais, relacionadas e  adaptadas à  faixa etária de cada turma, como também o é o ensino de matérias tradicionais. Utilizando também de trabalhos manuais: tricô, crochês, bordado, e a utilização comum, por parte dos professores  de recursos como desenhos, pinturas; na transmissão de conteúdos. Sendo pertinente lembrar que a Pedagogia Waldorf não objetiva forma artistas, mas sim a vivência do processo que o emprego da arte e do artesanato proporcionam, como o ensino da música, através da utilização da voz humana, sons da natureza, lançando as bases para um pensar criativo; ao invés do  uso de eletrônicos. ( citar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com