TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação entre transtornos mentais e criatividade

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

A associação entre transtornos mentais e criatividade.

Esperança Almeida, Henrique Maluf, Larissa Abreu, Marcelo Victorino, Paula Brasil

Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Email: labreur@gmail.com

  1. Introdução

       Este artigo consiste em uma revisão bibliográfica acerca da relação entre a criatividade e a saúde mental. Para tanto, foi utilizada a base de dados “PubMed”. Foram utilizados os seguintes descritores nessa base: “mental illness” e “creativity”.
      Todos os descritores foram intercalados com o operador booleano “and”. A busca foi realizada até o mês de (Abril) de 2016, com a restrição de dez anos. A busca restringiu-se a trabalhos em inglês.

      O objetivo da pesquisa é verificar a inter-relação entre doenças mentais como esquizofrenia, bipolaridade e autismo e a criatividade. Tal relação tem sido estudada há décadas, mas ainda se encontra algumas controvérsias e estudos que chegam a diversas conclusões. Esta pesquisa pretende mostrar algumas dessas variações e reforçar a importância de tal estudo.

  1. Método

       A análise do tipo do desenho do artigo “Mental illness, suicide and creativity: 40-Year prospective total population study” revela um estudo quantitativo analítico observacional prospectivo longitudinal, sendo ainda um estudo de caso-controle aninhado ( Nested case-control study ou NCC).
      No tocante ao seu objetivo, é analítico, pois pretende não só descrever as variáveis em estudo, como também estabelecer relações de causalidade entre estas e/ou testar hipóteses. Por observacional entende-se que não existe manipulação de intervenções diretas sobre os indivíduos no estudo, limitando-se o investigador à observação destes e suas características. É prospectivo no sentido de que se colhem dados sobre exposições ou doenças que ocorrem no presente ou que vão ocorrer no futuro, durante o período de seguimento dos indivíduos. No que se refere ao período de seguimento ou observação dos indivíduos no estudo, é considerado longitudinal, pois existe um período de seguimento, mais ou menos longo, dos indivíduos.
      Nos estudos tipo caso-controle ou estudo caso-referência, o pesquisador subdivide as pessoas como doentes ou portadoras da situação clínica pesquisada (denominado “caso”) e não doentes ou não portadoras (o grupo “controle”). Depois verifica, retrospectivamente, se houve exposição prévia a um fator entre os doentes e os não doentes. Portanto, o parâmetro a ser estudado é a exposição ou não a um fator, comparando-se as proporções de exposição prévia a determinado fator, entre os doentes e os não doentes.

3.  Resultados

Na confecção dessa revisão bibliográfica foram encontrados 490 artigos a partir dos descritores. Desse total, foram selecionados os 100 mais relevantes. Destes, retiramos 74 que não apresentavam títulos compatíveis com o objetivo da pesquisa. Os 26 que se mantiveram foram inteiramente analisados. Dentre os resultados, 6 artigos apresentaram uma relação direta entre criatividade e transtornos mentais, como esquizofrenia e transtorno bipolar, sendo eles revisões bibliográficas, uma revisão sistemática e coortes retrospectivas.

Autor e ano

Título do artigo

Delineamento de pesquisa

Desfechos

Thys E, Sabbe B, De Hert M. 2014.

Creativity and psychopathology: a systematic review.

Revisão sistemática.

A avaliação de psicopatologias, mas mais ainda da criatividade, continua sendo um desafio. No estudo completo, os resultados mostram cautelosamente uma associação entre criatividade, transtorno bipolar e esquizotipia.

Janka Zoltan. 2006.

Artistic creativity and bipolar mood disorder

Pesquisa bibliográfica e coorte retrospectiva.

As observações indicam que transtorno bipolar (tipo I e II), esquizofrenia e depressão profunda atingem mais escritores, poetas, artistas visuais e compositores comparado ao resto da população.

Thys E, Sabbe B, De Hert M. 2012.

Creativity and psychiatric disorders: exploring a marginal area

Revisão bibliográfica.

Psicodiagnósticos, pesquisas psicométricas e genéticas sugerem uma ligação entre criatividade e doenças psiquiátricas como transtorno bipolar e esquizofrenia.

Susan M. Gross, Deana Danilova, Michael A. Vandehey, George M. Diekhoff. 2015

Creativity and dementia: does artistic activity affect well-being beyond the art class?

Pesquisa analítica de coorte correlacional

O estudo relatou melhorias significativas nos domínios de bem-estar dos portadores de demência desde o início até o final do programa de atividades artísticas.

Scott Barry Kaufman, Elliot S. Paul. 2014

Creativity and schizophrenia spectrum disorders across the arts and sciences

Revisão bibliográfica

Indivíduos suscetíveis à esquizofrenia tem maior probabilidade de possuir ideias originais e criativas.

Sheri L. Johnson, Greg Murray, Barbara Fredrickson, Eric A. Youngstrom, Stephen Hinshaw, Julie Malbrancq Bass, Thilo Deckersbach, Jonathan Schooler, Ihsan Salloumf. 2011

Creativity and bipolar disorder: Touched by fire or burning with questions?

Revisão bibliográfica

Apresenta pesquisas e hipóteses de diversos autores sobre a relação entre os sintomas e características cognitivas do transtorno bipolar com a criatividade e levanta novas questões para futuras pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com