TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar: Síntese Compreensiva em grupo do Seminário

Por:   •  3/6/2022  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

page1image3732032048

Atividade Complementar: Síntese Compreensiva em grupo do Seminário

Disciplina: Neurofisiologia I

Docente: Profa. Ms. Heloisa Helena Tófoli

Alunos: Diogo Ribeiro dos Santos, Felipe Cordeiro Consulin, Juliana Gibim de Souza, Ketelly C.B. Malta, Maressa Emily Moura.

Façam uma síntese:

1. Do tema apresentado pelo seu grupo.

Sistema Nervoso Central

O sistema nervoso é dividido entre SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico)

O SNC É responsável pela maioria das funções de controle do organismo e regula as atividades corporais e é constituído pelo Encéfalo (constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico, onde envia comandos de reação, estímulos, movimentos musculares) e Medula Espinhal (é responsável por conduzir informações do organismo ao cérebro e atos reflexos) onde estão protegidos pela coluna vertebral e o crânio.

O encéfalo por sua vez e dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro compõe 80% da massa do SNC (Sistema Nervoso Central), aqui é o centro dos pensamentos, sentimentos, memória, fala, audição, visão, movimentos. É onde tem o telencéfalo e é dividido em duas partes, Hemisfério Cerebral Esquerdo (ligado à linguagem, cálculos, algumas memórias...) e o Hemisfério Cerebral Direito (ligado a interpretação de imagens, intuições...). O diencéfalo, refere-se a dualidade do cérebro, agindo no modo primário no processamento de informações sensórias e controle autônomo. Esses hemisférios são divididos em quatro partes, Lobo Frontal, relacionado a trabalhos criativos, movimentação de músculos; Lobo Temporal, atua na comunicação, fala, audição; Lobo Parietal, percepção de frio, calor, toques e Lobo Occipital, relação com o processamento das informações visuais.

O Tronco Encefálico, é a parte caudal do Encéfalo, controlando as funções vitais do organismo. É constituído pelo Bulbo, é a porção mais inferior do tronco cerebral, tem nervos e controla a respiração, pressão sanguínea, vomito, auto reflexo; Ponto Cerebral, é a porção central do tronco cerebral, responsável pelo sono, deglutição, audição, controle da bexiga e é formado também pelo Mesencéfalo, onde recebe e coordena informações relacionadas a postura corporal e reflexos visuais e auditivos.

O Cerebelo, atua no equilíbrio, tônus musculares, coordenação, constituída por uma estrutura globosa e tecido nervoso.

O Sistema nervoso central realiza suas funções através de diversas sinapses, contando com os diferentes tipos de células do sistema para executar as seguintes funções:

Neurônios: Responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio interno e externo, possibilitando ao organismo a execução de ações e respostas adequadas.

Células gliais: São células de suporte do cérebro, compondo o sistema imunológico. Existem três tipos de células gliais:

1. Astrócitos. Essas células têm a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com