TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Estruturada

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Estruturada

Compreender a Historia da Psicologia Jurídica; descrever as varias fases do trabalho do psicólogo na Justiça; diferenciar os tipos de trabalho no Judiciário.

Compreender a Historia da Psicologia Jurídica:

A psicologia Jurídica teve regularização no judiciário do Brasil através da Resolução numero 014/2000, do Conselho Federal de Psicologia. Todavia a Resolução CFP numero 013/2007 revoga a resolução anterior, trazendo maiores especificações das funções, com previsibilidade de atuação no âmbito da Justiça.

Descrever as varias fases do trabalho do psicólogo na Justiça

As 6 (Seis) Áreas de Atuação do psicólogo na justiça:

Direito Coletivo ou Meta individual:

Tem como objetivo auxiliar nos planejamentos e execuções de políticas públicas, bem como nos direito humanos e prevenção de violência, nos processos judiciais, e dar contribuir na interpretação de leis, formulação ou revisão das mesmas.

Direito Geral:

Avaliação emocional na infância, adolescência e fase adulta com relação aos processos jurídicos englobando a sanidade, guardas, tutelas, usando métodos de psicométrica ou similar, que possibilitem e forneçam subsidio para dados psicológicos, perícia judicial, pareceres, varas de justiça, dando orientação ao juízes, partes envolvidas, dando esclarecimentos em audiência, autos de perícia e documentos.

Direito de Família:

Terapêutica própria para atendimento nos casos de litígio, orientações psicológicas nos confrontos entre casais e mediação nas conciliações.

Direito da Infância e Juventude:

Atendimento com objetivo de preservar a saúde mental das crianças envolvidas, investigação psicológica, auxilio aos juizados na assistência e avaliação, assessorando o encaminhamento para terapias psicológicas.

Direito Penal e Execução Penal:

Avaliação da responsabilidade legal em crimes ou contravenções jurídicas, assessoramento na formulação de políticas penais e treinamento de pessoal, orientação psicológica, administração do sistema penitenciário, estabelecendo tarefas educativas e profissionais aos internos, orientação e atendimento aos detentos e familiares na preservação a saúde mental, acompanhamento hospitalar ou na liberdade condicional do apenado, triagem psicológica com avaliação da personalidade, da periculosidade, para verificar os pedidos de benefícios, transferências ou progressões de regimes.

Pesquisa e produção de conhecimento:

Na área de Criminologia, desenvolver estudos e pesquisa e desenvolver instrumentos de investigação psicológica específicos.

Diferenciar os tipos de trabalho no Judiciário.

Existem três fases na definição das áreas de atuação da Psicologia Jurídica.

A primeira fase baseia-se na Psicologia Experimental do século XIX, que constitui se de avaliação da fidedignidade de testemunhos.

A segunda fase baseia-se na perícia psiquiatra do final do século XIX, com a perícia psicológica ou psicopatológica com sua validade sendo reconhecida e aplicada nas demandas judiciais.

A terceira fase baseia-se no inicio da década de 90 com a criação o Núcleo de Psicologia pelo poder Judiciário do Rio de Janeiro e com a contratação de peritos autônomos via concurso para o cargo de Psicólogo junto ao Poder Judiciário.

Na atualidade a Psicologia tem mais uma função no qual é de dar novo significado as demandas direcionadas a ela como referencial da Psicologia e não ficar restrito como era a identificar patologia ou elaborar psicodiagnósticos.

Atividade Estruturada

Compreender as relações de gênero; diferenciar orientação sexual e identidade de gênero; diferenciar os tipos de violência contra a mulher.

As relações de gênero:

As identidades do gênero são frutos da influência social e cultural que a sociedade impõe aos seres humanos desde seu nascimento. O gênero toma por base noções como masculino e feminino ou macho e fêmea, através da construção social, cultural e histórica que se passa ao ser humano desde que ele é criança.  Colocando a interpretação que entendemos como sendo natureza feminina ou masculino como papel social em uma sociedade diante da formação que se forja as crianças.

Diferenciar orientação sexual:

A orientação sexual de uma pessoa indica por quais gêneros ela sente-se atraída. Ela pode ser assexual, bissexual, heterossexual ou homossexual.

Identidade de gênero:

Refere-se ao gênero em que a pessoa se identifica, isto é, ela se vê como sendo homem, uma mulher ou o gênero que a pessoa se atribui, por exemplo, o transexual que procura a mudança de gênero.

Diferenciar os tipos de violência contra a mulher:

A violência se caracteriza por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional. Esses atos podem ser de forma de abuso de poder de uma pessoa contra outra (neste caso do homem contra a mulher), entre relações intimas entre parceiros e entre colegas de trabalho. Em geral isso acontece por que os homens são atribuídos com a posição superior à das mulheres na sociedade e também com cobranças sócias que são impostas pela sociedade sobre o homem, coloca ele em constante tensão e em permanente necessidade de ter que demonstrar a sua masculinidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com