TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Psicologia no Contexto de Trânsito

Por:   •  5/6/2023  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avalição Psicológica -      Aluna : Priscila Cardoso de Andrade

Avaliação Psicologia no Contexto de Trânsito

Atualmente a Avaliação Psicologia nesse contexto investiga condições Psicológicas  para ser dirigir um automóvel,  a respeito dos fenômenos psicológicos dos indivíduos, verificando a partir de teste, entrevista e observação e questionários, comportamentos humanos, e  fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes , pois  para se dirigir é necessário competências, habilidades e atitudes e requer do motorista um bom nível de maturidade emocional e capacidade intelectual, as quais lhe permitem interpretar estímulos e reagir estrategicamente no trânsito.

É importante se pensar que para atuar nessa área o psicólogo precisa seguir com ética e instruções do CFP, e que também tem outros órgãos envolvidos como o Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito. É uma área regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e é fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Psicologia, pois se trata de uma atividade exclusiva dos psicólogos. O CONTRAN por exemplo traz resoluções que são sempre atualizadas e que devem, ser seguidas como por exemplo os procedimentos a serem usados, quesitos a serem avaliados com qualidade técnica e ética, que são sempre em consonância com o CFP, elas têm por objetivo nortear a prática profissional de Psicologia que atuam nessa área. É importante ressaltar que para atuação nessa área é preciso ser especialista no contexto de trânsito e essa informação precisa constar no CFP.

Sobre a avaliação o Psicólogo além se aplicar os testes, estar atento sobre alguns pontos como ambiente que precisar estar conforme determinado pelos órgãos citados acima, por exemplo até a mesa precisar ser adequada. O psicólogo precisa observar se a pessoa está apta para ser avaliada naquele dia, verificando a partir da entrevista a observação seu estado físico e psicológico, como por exemplo se ela se alimentou, se esta suja se passou por algum fator externo que diz sobre seu estado psicológico como a perda de um ente querido, tudo isso pode afetar e influenciar diretamente nos resultados. Dito isso o Psicólogo pode encaminhar o indivíduo a outros serviços e remarca a avaliação. Os testes podem ser realizados individuais ou em grupo.

Outro fator importante é sobre a finalização onde o Psicólogo elabora um laudo com final, que deve ser apresentado aos órgãos competentes com os possíveis resultados que são: apto: quando o desempenho apresentado é condizente para a condução de veículo automotor. Inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH e Inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor. E para o individuo o Psicólogo deve apresentar os resultados através da devolutiva.        

Todo o processo deve ser pautado em objetivos claros, serem realizados com ética, profissionalismos e de forma respeitosa tanto o psicólogo para com o indivíduo e vice-versa, se atentando as definições legais já mencionadas. Importante que os profissionais estejam sempre se atualizando e buscando mais especializações principalmente nos testes que precisam estar validados no SATEPSI, isso contribui para que o conhecimento técnico e científico e assim a atuação seja realizada se forma justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com