TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BELA VELHICE

Por:   •  24/3/2017  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 3

“Se por um lado uns dedicam sua velhice para viver um novo projeto de vida, outros tem como projeto de vida ficar eternamente jovens”

A BELA VELHICE

Segundo Simone de Beauvoir, as pessoas que investem muito no corpo tendem a ter uma dificuldade maior em aceitar a velhice, pois não aceitam as transformações que ocorre em seu corpo e por isso tendem a ter uma velhice complicada, ela se torna mais fácil pra quem investiu em outras coisas, pra quem vive com criatividade e principalmente pra quem tem projeto de vida, seja ele construído desde sempre ou descoberto mais tardiamente.

No Brasil existem vários exemplos de belos velhos como, por exemplo: Caetano Veloso, Chico Buarque, Marieta Severo, etc. Eles são exemplo de pessoas chamadas Ageless, pois parecem que não tem idade que não envelhecem nunca!

Para se tornar belos velhos é preciso ser criativo continuar vivendo, continuar cantando, dançando e sempre quebrando tabus. Simplesmente não se tornar invisível, infeliz, rejeitar estereótipos criando novas possibilidades e significados para o envelhecimento, pois na velhice assim como existe pontos negativos existem aspectos belos e positivos, desta forma ela não precisa ser um beco sem saída pode ser um recomeço inspirado na vontade de realizar antigos sonhos em novos movimentos de vida, pois é nessa faze que muitas pessoas se descobrem e passam a fazer coisas que não faziam aprendem a experimentar coisas novas.

A velhice é enxergada de maneira difere em ambos os sexos:

- Os homens se apegam mais a família procuram mais aconchego, querem apenas dar continuidade na vida, querem continuar sendo úteis, ativos. Tem se como exemplo Silvo Santos e Oscar Niemeyer.

- As mulheres fazem muitas mudanças, às vezes mudanças bem radicais. Passam a querer se cuidar mais, o tempo se torna seu amigo, ele passa a ser todo dela e agora ela decide o que fazer com ele, pois muitas delas antes possuíam muitos afazeres (filhos, casa, trabalho, marido, etc) e não tinham tempo pra si.

Miriam Goldemberg cita em sua palestra a teoria de um filosofo chamado Baumam, onde ele defende que o ideal da felicidade é descobrir o equilíbrio entre Liberdade e Segurança, mas o mesmo afirma que nunca ninguém conseguiu descobrir ou viver esse equilíbrio, pois quanto mais segurança, menos é a liberdade e vice-versa, ou seja, você sempre ganha e perde algo.

Levando para o lado da velhice essa teoria, muitas mulheres quando novas optam em ter liberdade então decidem só estudar, dedicar a carreira, trabalho e não se casam, nem constituem família, mas quando envelhecem sentem falta da segurança de ter um alguém, um porto. Outras optam pela segurança casam, constituem família, vivem em prol disso, mas quando envelhecem querem liberdade querem fazer o que nunca fizeram, viver coisas novas, ter tempo pra elas. Por isso Baumam fala que e Liberdade e Segurança são dois pólos e nós sempre que andamos para um lado nos distanciamos do outro.

Pode se dizer então que a bela velhice é uma conquista possível que envolve criatividade, projeto de vida, entusiasmo e um equilíbrio necessário entre o desejo de segurança e a conquista da liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com