TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA FILOSOFIA DO JOVEM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES ANTROPOLÓGICAS

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROFESSORA: ALINE

RESUMO: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA FILOSOFIA DO JOVEM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES ANTROPOLÓGICAS

Pau dos Ferros/RN

2016

        

RESUMO: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA FILOSOFIA DO JOVEM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES ANTROPOLÓGICAS

Trabalho apresentado ao Curso de

Psicologia como requisito de avaliação da matéria psicologia organizacional.

Pau dos Ferros/RN

2016  

Max apresenta duas linhas de pensamentos em relação ao trabalho que durante certo tempo gerou discussões diversas, cada um defendendo o que achava mais coerente. Atualmente é perceptível que ambas as concepções trazem contribuições para a visão de trabalho na sociedade.

        O trabalho se apresenta de forma positiva para Marx pois é uma forma de diferenciar o ser humano do animal, além de ser essencial na construção da subjetividade de cada indivíduo. É uma forma livre de se expressar e de produzir modificando a natureza e consequentemente sendo modificado por ela. É através do trabalho que o homem se realiza e encontra como ser ativo e participante no mundo.

        Marx apresenta ainda a negatividade do trabalho, quando o mesmo faz parte do capitalismo. No capitalismo o trabalhador deixa de ser livre e de produzir o que faz bem de acordo com a própria subjetividade e para a construção da própria, ele passa a produzir o que lhe é exigido e se torna “escravo” desse processo, uma vez que precisa exercer esse trabalho para suprir as suas próprias necessidades básicas. Marx é contrario ao capitalismo não só pela forma desigual de distribuição de renda, mas, por aprisionar as pessoas ao um trabalho indesejado e que gera sofrimento.

        Segundo Marx o ser humano o homem é físico-biológico e sócio- cultural e formam com isso a objetividade humana, ou seja, o homem é também um ser natural. Além de objetivo o ser humano é ainda genérico, membro dessa espécie e social.

        Dentro das suas linhas de pensamentos Marx apresentou a teoria do estranhamento, enfatizando a frustação dos indivíduos em não poder usufruir o que produzem, pois produzem somente para que possam manter as próprias necessidades básicas, tornando o homem estranho ao seu trabalho, fazendo do mesmo um mero objeto. O processo de estranhamento tira dos trabalhadores a liberdade de expressão e de criação, é uma forma também de universalizar o trabalho. Segundo Marx no capitalismo, quando maior a produção, maior a pobreza. Ao perder essa conexão íntima com o trabalho o homem fica de certa forma impossibilitado de se realizar.

        É através do trabalho que os seres humanos se socializam e além da importância do trabalho, Marx apresenta também a importância dos instrumentos que o homem produz, diferente dos animais os seres humanos produzem instrumentos para satisfazer seus desejos e necessidades e repassam para os demais, em um processo de socialização e auto realização.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com