TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSAGRAÇÃO TOTAL AO SENHOR: A essência do culto no Antigo Testamento.

Por:   •  23/8/2022  •  Monografia  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

FATEBOV[pic 1]

FACULDADE DE TEOLOGIA DE BOA VISTA

CONSAGRAÇÃO TOTAL AO SENHOR:

A essência do culto no Antigo Testamento.

JOSÉ KLEBER FERNANDES CALIXTO

Boa Vista - RR

2009

[pic 2]

FATEBOV[pic 3]

FACULDADE DE TEOLOGIA DE BOA VISTA

CONSAGRAÇÃO TOTAL AO SENHOR:

A essência do culto no Antigo Testamento.

                                                                                       

       José Kleber Fernandes Calixto

                                                                                  Orientador: Prof. Saulo  Gonçalves Pereira

                                         

Monografia apresentada à Faculdade de Teologia de Boa Vista–RR, como requisito parcial para obtenção do Titulo Bacharel em  teologia, sob a orientação do Professor Jordânia Tavares.

Boa Vista - RR

2013

FATEBOV

FACULDADE TEOLOGICA DE BOA VISTA

JOSÉ KLEBER FERNANDES CALIXTO

CONSAGRAÇÃO TOTAL AO SENHOR:

A essência do culto no Antigo Testamento.

Monografia apresentada á Banca examinadora e Aprovada em  _____/____/__________.

AVALIADOR

Prof. Orientador

Saulo Gonçalves Pereira

1º Avaliador

Prof. Dr.  Gilsemar Sousa Brandão

 

Boa Vista – RR

2013

Dedico à minha família por causa da qual quando tudo diz desista, ainda encontro todas as razões do mundo para prosseguir a caminhada.

 

Amém.

[pic 4]

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço ao meu salvador Jesus Cristo.

Ao Rev. Roberto Brasileiro pelo seu apoio, tanto financeiro como espiritual.

Aos professores do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, pelas valiosas verdades e erudição que compuseram as aulas a nós ministradas, bem como pela cristã bondade com que nos trataram sempre.

Ao meu orientador Prof. Saulo Gonçalves Pereira que nos assumiu neste empreendimento acadêmico.

À minha família que sempre se dispôs a caminhar em abnegação de minha presença como esposo e pai a fim de que pudesse galgar uma excelência acadêmica em meu ministério.

MINHA SINCERA E HONESTA GRATIDÃO!

[pic 5]

 

O que se pode claramente constatar até mesmo de sua própria natureza, posto que, como é espiritual, não se agrada de outro culto que não seja espiritual”.

João Calvino

RESUMO

Esta presente monografia se propõe a investigar a consagração como sendo a essência do culto no Antigo Testamento e os meios formais providos para que este em sua essência pudesse acontecer. A pesquisa teve como objetivo demonstrar que sem santidade não há culto, e para que tal acontecesse, o adorador necessitava de duas coisas: santidade ética e santidade piacular. A pesquisa é de natureza teórica partindo de uma abordagem da teologia exegética veterotestamentária e da teologia histórica. É uma abordagem teológico-exegética porque se propõe analisar os principais textos que residem no Antigo Testamento e que têm sido usados como paradigma para uma teologia bíblica de culto. É uma abordagem teológica-histórica porque os fundamentos do culto hebraico e toda prática cúltica de Israel registrada no Antigo Testamento são proveniente de intervenções diretas de Deus na história humana (como o chamado de Abraão e o êxodo do Egito). O autor defende a tese de que no Antigo Testamento a consagração total era a condição absoluta para se entrar na relação cúltica diante do todo poderoso. Para tal, havia necessidade do cumprimento de todos os mandamentos que envolviam a realização do culto formal do Tabernáculo/Templo.  

Palavras-chave: culto, sacrifício, consagração, santidade, tabernáculo, sacerdócio, expiação, perdão, ética.

ABSTRACT

This present monograph aims to investigate the consecration as being the essence of worship in the Old Testament and the formal means provided for that, in essence, this could happen. The research had as objective to demonstrate that without holiness no worship, and for that to happen, the worshiper needed two things: ethical holiness and sanctity piacular. The search is of theoretical nature and starts from an approach to the Old Testament exegectical theology and historical theology. It is a theological-exegectical approach because it aims at analyzing the main texts that reside in the Old Testament and have been used as a paradigm for a biblical theology of worship. It is a theological-historical approach because the fundamentals of Hebrew worship and cultic practices of Israel all recorded in the Old Testament are from direct interventions of God in human history (like the call of Abraham and the exodus from Egypt). The author defends the thesis that in the Old Testament the total consecration was the absolute condition to enter in the cultic relationship before the almighty. For such, there was need of the execution of all the commandments that involved the accomplishment of the formal cult of Tabernacle/temple.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com