TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Causa Da Indisciplina Nas Escolas

Ensaios: A Causa Da Indisciplina Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  5.723 Palavras (23 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 23

A CAUSA DA INDISCIPLINA NAS ESCOLAS

RESUMO: O presente estudo intitulado: A causa da Indisciplina nas escolas tem como principal objetivo identificar quais fatores caracteriza a indisciplina do 5° ano do ensino fundamental de uma determinada escola municipal, no segundo semestre do ano de 2012, localizada na periferia da cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Esta instituição foi escolhida, pois atende alunos que apresentam características típicas de situações indisciplinares, objeto de estudo da pesquisa. Os principais autores nos quais deram sustentação teórica foi: Aquino (2003), D’Antola (1989), Estrela (1992), Antunes (2003), Tiba (1996). Suas teorias foram estudadas no decorrer da elaboração do artigo, tendo como foco a pesquisa de campo, os levantamentos de dados foram realizados através dos instrumentos entrevista aplicados ao professor e os questionários aos alunos. Foram escolhidos aleatoriamente seis alunos, e o respectivo professor dos mesmos. Portanto, após análises e interpretação de dados coletados, pôde-se perceber que as principais causas da indisciplina e a dificuldades dos professores em superar o problema, muitas vezes, estão relacionados a fatores externos, tal como no dia-a-dia do aluno e no seu convívio social.

Palavras Chave: Indisciplina. Educação. Relação Família-escola.

ABSTRACT:

1. INTRODUÇÃO

A indisciplina tem sido alvo de grande preocupação e provenientes de dificuldades enfrentadas pelos professores nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Os alunos estão cada vez mais sem limites e recusam a obedecer às regras e padrões estabelecidos pela escola, desafiando a autoridade do professor em sala de aula, com isso a relação entre professor e aluno se torna difícil uma vez que prejudica o processo de ensino aprendizagem.

A indisciplina muitas vezes está voltada a fatores externos à escola, tais como, problemas familiares, sociais, ambiente estrutural, e também as práticas pedagógicas que envolvem o professor, métodos ultrapassados, aulas monótonas, má formação, falta de autoridade. Desta forma, o problema de pesquisa busca saber quais fatores caracterizam a indisciplina em sala de aula.

Por meio dessa pesquisa temos como objetivo geral identificar os fatores que caracterizam a indisciplina em sala de aula, e como objetivos específicos analisar as diferentes formas da indisciplina, verificar as causas da indisciplina no contexto escolar, analisar o comportamento dos alunos em atividades práticas, avaliar como o docente utiliza a disciplina como ferramenta essencial no aprendizado.

No entanto, esta pesquisa pode ser classificada quanto ao seu problema como quantitativa e descritiva, uma vez que possibilitou o estudo do tema a partir da visão de alguns estudiosos do assunto, utilizando a observação, entrevista e questionários para obtenção de dados necessários, o que permitiu fazer análises e considerações para o trabalho.

Para a coleta de dados foram utilizadas análises bibliográficas de diversos autores e pesquisa de campo em uma determinada escola publica de Montes Claros - MG, no segundo semestre de 2012, onde foram feitas observações, entrevista ao professor e questionários para os alunos do 5° ano do ensino fundamental.

Trata-se de uma pesquisa de grande importância para a compreensão das causas das indisciplinas nas escolas e dar ênfase para a solução de problemas indisciplinares. Pretende-se, portanto, investigar a indisciplina na sala de aula, mostrando o papel fundamental das escolas, família, professores na construção da disciplina.

2 A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

2. Conceitos de indisciplina e como ela se apresenta em sala de aula

A Indisciplina escolar sempre esteve presente na história da educação, mas nos últimos tempos tornou-se motivo de preocupação não só de professores e pais, assim como, de todos aqueles que se interessam pela educação.

A indisciplina é um dos fatores responsáveis pelo insucesso escolar, pois obtém comportamentos que prejudica o processo ensino-aprendizagem.

Sabe-se claramente que a indisciplina constitui uma das queixas reinantes quanto ao cotidiano não apenas de professores, mas também de pais. Um tema, portanto, emblemático da dificuldade de educar na atualidade,seja na família,seja na escola__as duas instituições historicamente reconhecidas como principais responsáveis pela educação de crianças e jovens (AQUINO, 2003, p. 17).

São vários os conceitos de indisciplina, trata-se de um tema com diversos entendimentos conceituais, recorrente mais que tem se tornado um dos maiores problemas nas instituições de ensino.

Para Estrela (1992. p17) a indisciplina pode ser pensada como negação da disciplina, ou como “desordem proveniente da quebra das regras estabelecidas pelo grupo”.

Segundo o dicionário Aurélio (1999, p. 384) refere-se a “indisciplina” como sendo “[...] procedimento, ato ou dito contrário à disciplina”. Então a indisciplina está associada á comportamentos desviantes em termos escolares e sociais, as expressões de indisciplinas nas escolas estariam presas às expressões como: Desrespeito, rebeldia, negação, vandalismo, inserida no comportamento dos alunos em diversas atividades pedagógicas sejam elas dentro ou fora da sala de aula, há vários fatores que influenciam o não cumprimento de regras.

A indisciplina tem suas ocorrências voltadas para vários aspectos e como foco um próprio reflexo social e ações escolares específicas. Garcia (1999, p. 102) identifica “tais como o seu convívio social e escolar e também no desenvolvimento cognitivo da criança”. Para Aquino (2003, p.12) “a indisciplina, diz-se que é a porta de entrada para outros hábitos mais perigosos (ociosidade, violência, drogas, sexo irresponsável etc.)”.

A indisciplina ou conflitos na sala de aula se caracterizam pelo descumprimento de ordens e pela falta de limites como, por exemplo: Falar durante as aulas o tempo todo, não levar o material necessário,ficar em pé,interromper o professor,gritar,andar pela sala,arremessar bolas de papeis contra os colegas e os professores,dentre outras atitudes que impedem os docentes de ministrar aulas de qualidade (PARRAT, 2008, p. 21).

Diante disso, é necessário que as escolas busquem alternativas e intervenções para engajar a disciplina em sala de aula e possivelmente diminuir os conflitos nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com