TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de indisciplina

Tese: Escola de indisciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Tese  •  3.790 Palavras (16 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

Esse trabalho é o resultado das quatros etapas da Atividade Pratica Supervisionadas da disciplina de Didática e Pratica de Ensino. Na primeira etapa foi desenvolvido um projeto de ensino-aprendizagem sobre a disciplina na sala de aula, temática escolhida pelo grupo como um dois principais desafio cotidianos da prática docente. Na segunda etapa relatamos uma experiência vivenciada em um espaço de educação infantil, destacando as nossas percepções sobre esse estagio. Para terceira etapa desenvolvemos algumas atividades para alunos do primeiro anos sobre a temática “sequencia alfabética”. Na ultima etapa foi realizado um texto sobre a relação teoria/pratica na pratica docente e sobre a entrevista do pesquisador P.Demo “ A criança é um grande pesquisador”. Na realização desse trabalho os objetivos que pretendemos alcançar são além de aperfeiçoar a capacidade de trabalhar em grupo, estudar de forma critica e pratica essa disciplina curricular que consideramos uma das mais importantes do nosso curso.

2. 1 Indisciplina Escolar

No ambiente escolar, a indisciplina tem sido apontada como um dos fatores mais preocupantes por boa parte dos educadores. Indicada como uma das razões para que o desempenho de aprendizagem escolar, não aconteça de forma satisfatória, tornando-se um problema de grande desgaste no cotidiano e de grande desafio por parte não só dos docentes, como também dos coordenadores e orientadores pedagógicos e estudiosos que buscam analisar mais profundamente o assunto.

Tida como uma transgressão de regras de conduta social, a indisciplina, vai além dos liames escolares, é um problema familiar e da sociedade atual, o qual independe a classe social , cultural e econômica.

Antigamente a disciplina era rígida.Dos alunos era exigido um comportamento quase que militar, a disciplina era obtida por coação, com punições e castigos até físicos.Hoje uma escola com valores democráticos espera-se que a disciplina seja obtida de forma esclarecedora e educativa para o bom convívio escolar.

Em geral, para os docentes, a conduta dos pais na educação dos filhos também pode ser um reflexo da indisciplina na escola, consequência de uma estrutura familiar desorganizada e o não comprometimento das responsabilidades com a educação dos filhos, afinal, os pais/responsáveis são fundamentais na formação das crianças. A exposição excessiva aos meios de comunicação como a televisão, internet também permite a possibilidade das influências negativas, que estas novas gerações estão sujeitas.

Por parte do docente, se faz necessário uma grande reflexão e pesquisa na identificação das prováveis causas da indisciplina. O porquê do desinteresse do aluno com o conteúdo ministrado, sua desmotivação, se suas práticas e metodologias de ensino não estão sendo atrativas, se é de conhecimento dos alunos as regras estabelecidas em sala de aula.

Para Lino de Macedo, psicólogo especializado em Piaget ,a disciplina é aprendida, e o exemplo, é uma das formas com que se pode educar e possibilitar as mudanças de comportamento dos alunos. Sendo um trabalho coletivo, cujas regras de convívio são definidas e aplicadas por todos, o qual, o não cumprimento, implicará em consequências previamente estabelecidas.

Nota-se então, que a manifestação, a realidade da disciplina em sala de aula necessita uma busca frequente de alternativas por parte de todos os envolvidos. Sendo esta, resultado de acordos regularizados num compromisso assumido e estabelecido pelas normas de convívio. Transmitidas e combinadas numa rotina diária, cujo código de conduta instituído pela escola seja conhecido e divulgado para que toda a comunidade escolar participe efetivamente da sua realização.

“Ninguém disciplina ninguém, ninguém se disciplina sozinho, os homens se disciplinam em comunhão, mediados pelo mundo”. (Paulo Freire)

2.2 Projeto- “VIVER BEM, PARA BEM CONVIVER”.

Publico alvo: 3º Ano do Ensino Fundamental.

Justificativa: A realização deste projeto, adveio da necessidade de se obter um melhor convívio em sala de aula, nas questões dos relacionamentos dos alunos entre si e, também , com o professor. Visando uma conduta mais disciplinada e a implantação de valores como a solidariedade, respeito mútuo, autonomia, responsabilidade e comprometimento com os acordos estabelecidos .

A disciplina é uma realidade escolar, e as crianças que a frequentam proveem de uma sociedade onde as regras e limites estão sem parâmetros, construindo assim um ambiente escolar conflitante comprometendo o processo de aprendizagem do aluno, fazendo com que seu rendimento escolar tenha um grande prejuízo.

Queremos então propiciar através deste projeto elementos que auxiliem no entendimento do aluno do que é concebível ou não moralmente e o por que. Dar-lhes momentos descontraídos de interação e orientação no aprendizado do convívio escolar e social, contribuindo assim, na sua formação e na sua conduta quanto cidadão.

Objetivos Gerais: Realizar uma reflexão a respeito da indisciplina, e promover a construção de um ambiente escolar cooperativo e pacífico entre os alunos, os professores e os demais membros da escola, através do aprimoramento de valores e regras de conduta.

Objetivos Específicos:

1. Estabelecer regras de conduta éticas e morais necessárias para o bom convívio escolar.

2. Incentivar a autonomia diante das atividades e nas interações com o grupo.

3. Valorizar as diferenças opondo-se a qualquer tipo de discriminação.

4. Promover um ambiente escolar colaborativo.

5. Interagir com os demais expondo suas opiniões e respeitando a dos outros.

6. Proporcionar momentos para a criação e a reflexão dos combinados que serão estabelecidos coletivamente.

Tempo previsto: 8 aulas

Conteúdo: Princípios Éticos

Metodologia: Aula expositiva, trabalhos em grupo e debates.

Recursos necessários: slides, dvd, papel cartolina, lápis, borracha, lápis de cor, fita adesiva

Avaliação: A avaliação será feita de forma contínua já que o processo de aprendizagem vai se construindo com a aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com